Repouso
Percebi que – apesar de todos os riscos envolvidos – uma coisa em movimento sempre será melhor do que algo em repouso; que a mudança sempre será algo mais nobre do que a permanência; que aquilo que é estático vai se degenerar e sucumbir, transformar-se em pó, enquanto aquilo que está em movimento será capaz de durar por toda a eternidade.
Caça à palavra
repleta, minha alma espreita atrás do estrume do mundo:
de onde vêm os versos, que face ocultam entre o amor e a morte?
às vezes os sons são os mesmos, as texturas, o tempo,
o mesmo homem a revolver-me as veias
onde se lacram as vãs repetições, que noite veste o poema?
o sol nos vasos de crisântemos, ecos de um triste país,
largos horizontes onde meu pai passeia verbos nem sempre sublimes.
tudo é memória, sirenes ligadas. a infância sempre ontem, mas aqui.
todo verso sugere uma serpente oferecida.
que na minha caça à palavra (que face ocultam o amor e a morte?)
não haja qualquer vislumbre de repouso.
Ode à noite
Em meu leito descansam estrelas, repousa o véu, o próprio céu, todas as coisas, pois tudo tem seu tempo e agora desejo dormir, ir contigo, para o amanhã despertar-te, mas por enquanto dorme, pois já é tarde... Descanse em mim, repouso em ti, como a lua à tocar o mar ao refletir, reflita em mim, em si, sorri, estou aqui pra ti, para que vivas cada dia como uma soma, então não suma, não se perca, só durma e me aceita... Sou noite, sou ti...
Deve-se dar à alma algum descanso. Repousando, ela se torna mais atilada para a ação.
Valorize o teu tempo
Que ninguém tire de você a decisão de administrar o teu tempo como você achar melhor vivê-lo.
Porque o teu tempo é teu, tens a liberdade de fazer com ele o que decidir que é melhor fazer.
Que o dia que tens para o teu repouso, ninguém o roube de você, porque todo homem merece o seu descanso, e se aceitas trabalhar nos dias destinados ao teu repouso, estás fraturando a tua existência, porque um homem que somente trabalha e não goza de seus dias de descanso vive menos.
Quando é que teu tempo de repouso é roubado?
Quando te enchem de obrigações fora do teu horário de trabalho nos dias em que deverias vivenciar momentos de descanso em teu lar, com tua família, e tu não tens a opção de dizer não, porque se disseres um não, poderão usar o teu não como uma forma de punir-te com a tua exclusão do meio social laborativo do qual fazes parte.
Deus criou o mundo e descansou ao sétimo dia, é o que diz as Escrituras Sagradas.
Isso exemplifica a questão do repouso humano, o tempo pós trabalho, em que todo homem possui o direito a repousar sem que lhe acumulem de trabalhos fora de seu tempo próprio para o trabalho.
Alguém já roubou o teu tempo?
Você sabia que, quando você leva trabalho para terminar em casa você está sabotando a tua família e permitindo que este trabalho roube o tempo em que deverias dedicar ao teu lar e às tuas coisas pessoais?
É bom ficar atento a esta questão porque o tempo é um tesouro precioso que deve ser bem administrado.
Valorize o teu tempo de vida.
Rozilda Euzebio Costa
O amor é mais que o toque, ele nasce de uma conexão de mentes, uma melodia que embala diálogos em momentos de serenidade. Amar é descobrir o encanto na conversa, é ver o mundo nos olhos do outro e sentir o coração vibrar com cada palavra. É o prazer de falar e ser ouvido, de compartilhar segredos e sonhos enquanto o mundo descansa.
É o despertar do melhor em nós, o acender da curiosidade, o desejo de ser mais, de aprender e de crescer. Este amor é uma viagem contínua, onde cada diálogo abre novas janelas para o horizonte. A atração intelectual é a amizade em sua forma mais pura.
É encontrar na vida um parceiro que é, antes de tudo, um grande amigo, aquele que conhece suas fraquezas mas nunca as usaria contra você. Pelo contrário, ele estará ao seu lado, oferecendo o conforto silencioso nos dias difíceis. Amizade no amor é ter um refúgio seguro, alguém que te apoia sem reservas, que segura sua mão quando o mundo desaba. É um pacto silencioso de confiança e respeito, um compromisso de caminhar juntos, sem limitações, sem amarras.
O amor que brota da amizade e da admiração é um amor que liberta. É um laço que, em vez de aprisionar, permite voar, explorar e ser verdadeiramente quem você é. Esse amor é um constante redescobrir, um crescimento mútuo, onde o coração encontra repouso e a alma, asas.
O progresso na vida é essencial, é como uma nota ascendente, mas também há beleza na pausa, como um silêncio que prepara o próximo acorde. Assim como a flor precisa do repouso da noite para desabrochar, nós também necessitamos de momentos de quietude para renovar nossas forças. É nesse intervalo, onde a alma encontra sua canção mais suave, que nos reabastecemos de sonhos e esperanças, prontos para seguir em frente sob o céu estrelado da existência.
De onde vens, oh! nuvens da tarde?
que tristeza é essa em seu olhar?
névoa, seiva e ventos,
para aonde vai as tuas certezas?
é pouco teu sorriso,
é forte o teu cheiro,
a cerviz da vida é dura,
mas o que procuras
tão longes assim?
Aguas de repouso?
alegria do sopro
o que significa essa roupa branca
que se desfez com o vento ?
O viajante iluminado, "conversando com as nuvens".
O vento,
vem, e vai para aonde?
brilhando, remando
é noite incerta
é dia brilhando,
o vento é horizonte,
até quando ?
o vento vem repousando,
em tempos de mares, amores
é fim de tarte,
o vento desce ,
cantando....
Não pense na morte como o fim. Imagine o falecimento como um sono que deu certo. Pois todos os dias despertamos de belos repousos que adoraríamos não terem final.
Se o nosso coração está em shalom
a casa da nossa alma está em paz,
frutos e belas flores surgirão,
descanso, repouso, abrigo.
Um passo,pulei
Passaram-se quatro anos
Grande desvio este
em queda vertical
Estagnei
Houve uma mão estendida
Levantei-me
congelado
Desfiz-me de mim
Não há mais estrelas no céu
Meus pés não me levam mais
Como um pingente sou
cadeado e corrente
peso
Arrasto-me
De folha seca tornei-me
pedra, árvore,enterrado
A mão se estendeu
a mim
Com a pá enterrou
Da terra que tanto amo
tornarei-me parte
Os vermes levam-me em pó de estrela
que sempre fui
Aos ossos, lembranças
de marcas malfeitas
das quedas
as curas
as manchas
que um dia
na pele
repousaram
—
“Vivemos uma sociedade do cansaço, sobretudo, cansaços de si mesmo. A casa do descansar e repousar é também uma casa espiritual, uma casa interior. Um espaço contemplativo, uma sintonia com o dono da casa”.
PANACÉIA
Pras tormentas que testaram
Em momentos tumultuados
Pras feridas que lanharam
Quero ser o teu cuidado
Tantas dores revelaram
Que mereces outro estado
Novos sonhos embalaram
Um repouso descansado
Querubins já anunciaram
Sem nenhum remédio amargo
São guardiões que nos reparam
Abençoando amor sagrado.
Nem todos os dias estarás para a luta. Então, não se cobre tanto! Descanse! Se até nosso Criador repousou no sétimo dia, e por que com você seria diferente?
Não há necessidade de demonstrar força constantemente. É necessário descansar e repor nossa energia, reparando os danos para voltar ao nosso caminho. O mais importante agora é continuar se necessário. Os grandes guerreiros fazem isso: descanse um pouco e depois volte ao jogo.