Repetir
LIMITES...PAIS E FILHOS
LIMITES
Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.
O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.
Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ser, passamos de um extremo ao outro.
Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...
Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos.
Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.
E, o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.
À medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudou de forma radical, para o bem e para o mal.
Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito.
E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais. Mas, à medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.
E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver.
E, além disso, que os patrocinem no que necessitarem para tal fim.
Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado.
Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para ser os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos.
Dizem que os extremos se atraem.
Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.
Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.
Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.
Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade.
É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.
Os limites abrigam o indivíduo.
Com amor ilimitado e profundo respeito.
(Monica Monasterio (Madrid-España)
Nunca é demais repetir que o verdadeiro guia da pessoa é a estrutura moral edificada pelos seus ancestrais.
Habituados a viver numa sociedade organizada, estabelecida sobre códigos e tradições respeitadas, nós não concebemos facilmente o estado de uma nação privada de uma tal estrutura.
Em nosso meio, nós só vemos frequentemente seus aspectos desagradáveis, esquecendo facilmente que uma sociedade só é possível com a condição de impor certos entraves e que o conjunto das leis, dos costumes, dos hábitos, constitui um freio aos instintos naturais de barbárie, que não desaparecem jamais inteiramente.
Fale o que quiser de mim, o que te chateia ou desagrada... Tu tens todo o direito... Mas repetir mil vezes, não me fará mudar ou virar o que tu idealizaste sobre mim... Apenas vais me cansar e talvez me fazer entender que um relacionamento onde uma pessoa nunca é o suficiente para o outro, está fadado ao fracasso desde o início...
Não sei por quanto tempo vou ter que repetir
palavras que expressam meus sentimentos que você cansa de ouvir
mas por algum motivo você não acredita mais em mim
mas não vou desisti e vou te provar que meu amor não tem fim
todo dia antes de dormi eu lembro dos nossos momentos
abrassos, beijos, como isso acabou e o que eu não entendendo
cada momento com você me fez o homen mais feliz do mundo
sem vergonha eu subira no pico mais alto e gritaria seu nome pra todo mundo
você e meu céu minha razão de viver
faria o impossível pra poder te ver
Acredite você é quem faz meu coração bater
todo dia será inesquecível se eu estiver com voce
se você olhar nos meus olhos vera que isso tudo e verdade
eu nunca iria falar isso atoa, espero que já não seja tarde
fama,dinheiro,mulheres mesmo assim não me sinto contente
você e única mulher que eu amo e que não sai da minha mente
são versos simples porem que mostram meu stado
que expressam os sentimentos de um garoto apaixonado
em qualquer lugar seja La onde for
eu sempre terei pra te dar um linda flor
mesmo que seja dura a caminhada, obstáculos difíceis de serem superados
se você estiver comigo vou ter sempre forças para derrota-los
por qualquer caminho que eu seguir
se você estiver comigo serei forte o bastante para prosseguir
Cansei de uma vida contígua...
Cansei da sonhos humildes...
... de repetir erros... e de deixar de lutar...
... de me contentar com pouco quando tenho tanto a oferecer...
... de aceitar desculpas miseráveis... de olhar para baixo e não buscar o horizonte...
Cansei do aprisionamento do meu sonho de liverdade...
... de estar só mesmo quando acompanhada...
... de deixar de dividir meus prazeres e dissabores...
... de dizer "sim" quando a resposta era "não"...e de dizer "não"quando era sim...
Cansei de tudo isso, mas não cansei de mim... nem da vida... e nem de lutar...
E por mais que eu já consigo olhar para o horizonte... consigo ouvir o som dos passáros anunciando o amanhecer!
Sinto-me embalada ao cantarolar em quanto escrevo. Para quê repetir que és uma grande mulher, se deves ouvir e pensar nisso o tempo todo? Lembro-me que o significado do teu nome é: Dominadora. Típico de uma mulher poderosa cheia de talentos. Passei a ser um livro perto de você, e consegues tranqüilizar e quebrantar esse coração tão confuso que carrego há muitos anos. A sua doçura o intimidou, e o acomodou. Um degelo total. E as minhas páginas vão passando na frente dos seus olhos, deixando-me transparente e indefesa. Tu tens razão, aquele exame de sangue me deixou sem plaquetas, hemácias e leucócitos, fiquei desprotegida, aproveitares disso para atacar-me com esse carinho demasiado fazendo-me transpirar ao pensar que eu poderia está confundindo o que estava tão certo e mastigado. Os meus músculos se contraem e a inspiração vem ao pensar em ti. Necessitar de seus conselhos foi conseqüência dessa amizade linda que andas me proporcionando. Apostei todas as cartas que me restaram em você, não me decepcione, por favor. Amiga... Posso te considerar tanto assim?
A voz do amor
Tantas vezes te fiz chorar
Implorar minha atenção
Repetir algumas vezes que era meu seu coração
Já sei que vou me magoar
Que vou ligar e não ouvir a voz que me chamava de amor
Já sei da indiferença
Das desculpas que vai inventar
Dizendo o que tiver de ser será
Que não quer mais chorar
Que não vai mais voltar
Que ainda pensa em mim
Mas não dá
Tantas vezes te fiz chorar
Lembrar seu jeito, seu sorriso, do seu gosto me deixa triste
a cada momento perco um pedacinho seu
Toda vez que eu ligar, sei que vou sofrer
Não vou me enganar
Não aceitei perder você
Quero acordar e ouvir aquela voz que me chamava amor.
Quero a cada amanhecer um nascer novo, ignorar o dia anterior para não repetir os mesmos erros. Entender que o que passou já virou história, pois os amigos sempre perdoam e os inimigos não aceitam explicações. Quero outra vez me ver puro novamente, lavar-me a cada manhã na brisa que bate em meu rosto. Do velho homem nem a poeira ficará em mim, porque me lavarei e trocarei todas as minhas vestes. As palavras gastas e os gestos eloquentes me desfiaram, mas aprendi que se não quiser nada adianta fazer. Quero reviver somente os bons momentos de cada manhã que a minha alma na terra sobreviver.
O cerebro aprende por repetição e assimila momentos e acontecimentos. Vou parar de repetir músicas e casos.
Quando você pergunta a um medíocre o que ele espera do futuro, ele nem pensa antes de repetir todas as coisas que ensinaram a ele como “felicidade”: Carro, casa, casamento, filhos, estabilidade, deus...
E essa mesma pessoa passa a vida inteira reclamando do trânsito, dos vizinhos, do fracasso do casamento, do comportamento dos filhos e do mundo.
Ela se preocupa em dar explicações o tempo inteiro e, embora acredite na vida após a morte, tem muito medo de morrer. E repete: “Eu acredito nisso... Eu acredito naquilo” pra se convencer de que realmente acredita nisso e naquilo. E jura amor aos seus devaneios, mas deveria jurar sinceramente o medo das superstições.
O homem medíocre é antipático e egocêntrico. É capaz de jurar que o universo inteiro existe em função de um planeta minúsculo e é pouco curioso por que tem muitas certezas.
É conformado, conservador e por esperar que alguma força sobrenatural faça justiça um dia, é quem menos contribui para que o mundo melhore.
Detesta críticas, se ofende muito facilmente e faz as mesmas coisas sempre. Sonha muito, vive pouco. É viciado em acreditar e tem uma preguiça enorme de pensar.
Entenda que o "NUNCA MAIS" é algo distante, mas não é algo impossível de se repetir, e o "PRA SEMPRE" é algo imprevisível e muito próximo. Não há nada que você não possa alcançar se você tiver vontade e coragem. Se entregar por completo não é se arriscar, e sim tentar novamente sem pensar no que possa acontecer. Resistir ao medo e insistir mais uma vez tendo esperança, expectativa e fé o bastante pra quebrar qualquer desencontro, mágua ou dor.
Não quero estragar a minha vida por causa de uma tapa. Besteira você repetir o que o outro fez. É muito melhor apanhar. Muito melhor.
“A vida se revela em todas as direções como um pulsar contínuo que não pára de se repetir. Um espetáculo que pode ser observado por qualquer um de nós, nos mais simples elementos que nos cercam, e sentido onde quer que possamos estar” (Maurício A Costa, em ‘O Mentor Virtual II’ – O Elo Invisível - Campinas-SP).