Repetição
Uma hora você irá perceber, o valor da constância, do persistir. Na quietude da repetição. No compasso sereno do existir. É no ritmo das ondas do mar, que a rocha se molda, paciente. Nas batidas constantes do coração, que a vida pulsa, eloquente. Na gota que cava a pedra, no sol que nasce a cada dia. No fio que tece a vida. Reside a força, a sabedoria. Pois é na vida contínua, no esforço que não se cansa. Que se encontra o verdadeiro brilho, da constância.
...Fui e voltei, percebi que não adianta, é um processo em loop/repetição, onde achava eu que seria de expansão...
Placa.
Estacionado estou em minha procrastinação.
Preso em uma repetição astral.
Vivendo o mesmo dia consecutivamente.
Vendo passar tudo ao meu redor.
Envelhecendo em meio a dor.
Envelhecendo sem viver.
Existindo em um mundo afastado.
Pela qual as paredes do meu quarto conhece meu sofrer.
Às vezes saio e caminho sem rumo.
Onde quer que eu vá, me sinto só.
Uma placa, vibrando em meio ao movimento.
Ei, senhor. É por aqui e não por aí!
Não placa, meu caminho é por aqui!
Saiba meu senhor, conheço tal caminho.
É um caminho de dor.
Esteja avisado!
Tudo bem placa.
Se por acaso eu sofrer, não culparei você.
- PauloHSSantana -
Não notamos o quanto a repetição nos impacta negativamente; mas é nítido que o que se repete todos os dias, deixa de ser especial.
"Quem não aceita ser contrariado vive a mesmice da repetição de erros que não permitem jamais que feridas espirituais cicatrizem"
O arrependimento é como um escudo poderoso contra a repetição de erros, pois aquele que não apenas reconhece, mas também corrige suas falhas, pavimenta o caminho para se tornar alguém melhor, um sábio e até mesmo um gênio.
É frequente a repetição, também, da expressão "democracia coroada", para definir o regime. Sem falar nos imoderados elogios ao imperador, cidadão sábio e virtuoso, contra o qual se cometeu a suprema ignomínia de uma deposição apressada
A REPÚBLICA, pág. 11
Viver enclausurada na rotina é fazer cessar os sonhos e existir apenas na repetição monótona dos dias que crescem nos anos.
Repetição: insuportável. Não aguento; é intragável, nojento, repulsivo.
Como sociedade, evoluímos: em tecnologia, em ciência, em sabedoria. Mas não nos livramos dessa maldição eterna, dessa praga indissociável do âmago do homem. Como a serpente Ouroboros, que se devora eternamente. Estamos perpetuamente num ciclo infernal: constante, infinito, desgastante.
Em prisões, estudamos. Nos mesmos domínios, trabalhamos para nossos senhores. Nas mesmas zonas, somos escravizados por nossos vícios. Sem dúvida, o verdadeiro mal da humanidade é o vínculo: imaterial, psicológico, inapagável. Vínculos são as correntes que nos prendem, nos aprisionam, nos suprimem.
Quando quebramos essas correntes, a verdadeira liberdade é encontrada. Porém, com essa liberdade irrestrita, surge uma corrupção que destrói a alma: a solidão.
Vazio insuportável. Um vácuo que nos força a preenchê-lo.
E nesse bizarro paradoxo, corremos para ocupar esse vazio com mais vínculos, nossa maior fraqueza. Por isso, forte não é o homem que acumula laços, mas aquele que aprende a viver no vazio, sem amarras, pois preenche a própria alma com nada além de sua vontade.
Sempre lutei para não ter rotina. A repetição não faz sentido. Se você não usa tudo o que sabe, está atrasado.
A disciplina é brutal — exige repetição consciente, resiliência, suportar o tédio, o desconforto, o cansaço, e continuar, mesmo quando tudo em você grita para desistir. É assim que se constrói, em silêncio e suor, o que ninguém no mundo pode tirar de você.
“A vida não permite repetição. Por isso, ame agora, valorize enquanto há tempo — antes que tudo se torne saudade.”
Todos os dias eu vejo a repetição sequencial de fatos ocorridos, cujos vão remontando um novo e velho para sempre cair no presente do passado
"Embora recorrente torpor inebriante da repetição sem sentido,
Inobstante, somos livres ao recuo crítico longe de quem não se espera nada."
VIRANDO O DISCO EM DESUSO ("O oposto da vida não é a morte: é a repetição." — Geraldo Eustáquio de Souza)
Em tempo de pandemia, quando as escolas estão se arrastando para dar alguma aula do jeito que podem, os sindicatos e associações de professores conclamam para a greve de professor. Qual será a verdadeira intenção do movimento? Com uma pauta feminista, reivindicando liberdade e igualdade. Em tempos normais, greve de professor nunca teve sentido algum. Ninguém tinha prejuízo, nem o alunado, tudo se repunha, o imbecil ainda sou eu, perseguindo a coerência. Hoje em dia, até os médicos fazem greve lucrativa, tenho de me acostumar com essa ideia promissora. Pescador experiente sabe que se captura peixe grande com iscas grandes. Se a isca é o pequeno inteiro, de preferência ainda vivo, então enfeitiça lhes muito: um bom salário e a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto tem sido o escorregadio para o caos. Todavia, quando a caça, desconfia e não cai na armadilha, odeiam-se novamente a caça esperta demais... Então a eficiência está em não trabalhar a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez; piada contada duas vezes perde a graça. CiFA
A repetição ou recorrência de eventos e palavras, merece ser estudada, conduz-nos ao autoconhecimento.
- Relacionados
- Perfeição, Repetição
