Rene Descartes

Cerca de 100 frases e pensamentos: Rene Descartes
René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase “Penso, logo Existo”, foi considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.

Divide as dificuldades que tenhas de examinar em tantas partes quantas for possível para uma melhor solução.

Mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção.

O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm.

As maiores almas são tanto capazes dos maiores vícios como das maiores virtudes.

Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua, quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio.

Penso, logo existo.

René Descartes
Discurso do Método

Nota: A frase "Cogito, ergo sum" aparece na tradução em Latim do livro "Discurso do Método", de 1637. Na obra original em francês aparece de duas formas "je pense, donc je suis" e também "Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe".

...Mais

Humanamente não existe um ser que seja feliz sem que o outro também seja.

A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.

Deve-se evitar toda "precipitação" e todo o "preconceito" ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto.

Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons, e todas as coisas exteriores que vemos não passam de ilusões e enganos de que ele [um deus enganador] só serve para surpreender minha credulidade. Considerar-me-ei a mim mesmo com não tendo mãos, nem olhos, nem carne, nem sangue, como não tendo nenhum dos sentidos, mas acreditando falsamente possuir todas essas coisas. Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento; e se por esse medo, não estiver em meu poder atingir o conhecimento de nenhuma verdade, pelo menos estará em meu poder fazer a suspensão de meu juízo [...] Posso duvidar de tudo, mas tenho certeza de que estou aqui, pensando, duvidando. Sou um ser que duvida, que pensa.

Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente.

A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens.

Não é suficiente ter uma boa mente: o principal é usá-la bem.

Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível.

René Descartes
Princípios da filosofia (1644).

Nada é mais justamente distribuído que o senso comum: ninguém pensa que precisa mais do que realmente já tenha.

Quando recebo uma injúria, preciso erguer a minha alma tão alto, que a ofensa não chegue até mim.

A minha terceira máxima era de sempre tentar vencer mais a mim mesmo do que a fortuna e mudar os meus desejos mais do que a ordem do mundo.

Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, tanto quanto das maiores virtudes, e os que andam muito lentamente podem avançar muito mais, se seguirem sempre o caminho reto, do que aqueles que correm e dele se distanciam.

Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?

Apenas compete aos soberanos, ou aos que por eles são autorizados, regular os costumes alheios.