Renascer de novo
“Libertar-se é viver o não vivido É esquecer (perdoar) o acontecido para viver esse renascer tão querido.”
Tive que morrer pra poder renascer, fiz um trato com minha vida, parar de querer ser feliz, quanto tempo na busca me tornou infeliz, a vida é simples, é um momento de alegria pra cinco de tristeza, o mundo quer que você sorria, por conta do seu bolso, cheguei no rei logo a fuga do calabouço, quando me calo, me ouço, eu jogo e pu torço, me dediquei com esforço, o tempo passou e eu não vi ou pra que assim fosse eu torci, logo tudo perde a graça, tomei meu próprio sangue em uma taça, logo depois da minha alma ser arrancada, viver é ter um ofício, morar em um quadrado ou retângulo sendo parte de um conjunto.
"Depois de finalizar mais um dia, é hora de acordar, recomeçar e renascer a cada amanhecer, regando os sonhos com a crença invicta de que a vida é uma arena de gigantescas oportunidades, onde a coragem e a determinação são as armas infalíveis para vencer a batalha da existência e alcançar o troféu máximo da realização."
Raphael Denizart
Como é bom renascer.
Por Diane Leite
Olhar para dentro é um ato revolucionário. Vivemos em um mundo onde todos valorizam o externo: a arte, o contexto, a estética, e criam universos perfeitos, especialmente nas redes sociais. Mas será que isso reflete quem realmente somos? Será que conseguimos enxergar a nossa essência, o nosso verdadeiro Eu Superior?
A verdade é que todos criam "personas". Somos grandes personagens no Instagram, na mídia, nas interações diárias. Mas eu me pergunto: quem somos, de fato? Quem sou eu, por dentro?
Eu sempre trabalhei com comunicação, sempre valorizei opiniões externas. Mas hoje, vejo tudo isso de forma diferente: como arte. Minha arte. A forma como escolho ver o mundo. Essa mudança me trouxe liberdade, e muitos se surpreenderão quando me virem em março na TV. Descobrirão que o que julgavam ser apenas filtros vai além: são escolhas conscientes.
Sim, eu uso filtros – mas meus filtros não estão só na tela. São também preenchimentos estratégicos, botox, e tudo que me ajuda a me sentir exatamente como eu quero ser. Não é sobre esconder, mas sobre me criar. Meu externo reflete minha felicidade interna. É sobre ser fiel a mim mesma, sobre a alegria de ser eu.
E sabe o que mais? Não importa o que digam. A opinião alheia não define quem sou. A verdadeira liberdade vem quando você se escolhe, quando você cria a vida dos seus sonhos.
Pare de tentar agradar a todos. Use filtros, ou não use. Faça o que faz sentido para você. Mas nunca mude para agradar os outros. Se for mudar, que seja por você, porque acredita no seu potencial e quer crescer.
A vida é sua. A alma é sua. A luz e a sombra que você carrega são suas ferramentas para evoluir. Então, integre-as com sabedoria. A jornada é individual, e ninguém pode salvar você. Nem você pode salvar os outros – nem seu filho, nem seu vizinho, muito menos as pessoas do Instagram.
Enquanto alguns perdem tempo julgando, eu escolho experienciar quem sou. Sou letras, sou sol, sou chuva, às vezes tempestade. Mas, acima de tudo, sou verdadeira. Todos os dias olho para dentro e busco ser ainda mais eu, em essência.
Eu confio no Divino, no Universo, na espiritualidade. Essa confiança é a minha força. E nunca ninguém poderá tirá-la de mim.
Por isso, encontre-se. Descubra quem você é em essência. Seja corajoso. Crie a vida dos seus sonhos. Garanto: será incrível.
CAPÍTULO 7 – RENASCER ENTRE BRASAS
1. O Sussurro das Chamas
O fogo começa nos calcanhares. Primeiro, um calorzinho desprezível, como o sol da manhã na nuca. Depois, o cheiro de madeira rachando sob a pele.
Você já sentiu o chão tremer antes de desabar? É assim que o incêndio chega: Não pede licença, não avisa. Apenas transforma seu castelo de certezas em brasas que iluminam o que você nunca quis ver.
2. O Corpo que Virou Fumaça
Houveram dias em que me reconhecia no reflexo das lentes. Até que um vento cortante soprou e meu nome desintegrou-se no ar como cinza de papel queimado.
Quem é você quando o espelho só devolve névoa? Quando as mãos já não seguram o que um dia definiu seu lugar no mundo?
O vazio tem gosto de metal oxidado. E o desespero, textura de areia movediça entre os dedos.
3. A Música do Vazio
Silêncio não é ausência. É o som de mil perguntas caindo num poço sem fundo.
Naquele quarto escuro, onde até o relógio parou de bater: Quem sou além dos ecos que repeti por anos? O que resta quando até o medo enjoa de si mesmo?
Foi ali, no fundo do poço, que ouvi pela primeira vez: O bater de asas de algo novo tentando nascer.
4. Ossos Reconstruindo-se
Resiliência tem cheiro de terra molhada após incêndio. Sabia que... Um passo é ritual sagrado quando seus pés são de chumbo Respirar fundo molda novas costelas O primeiro sorriso após a queda corta a boca como faca amolada
Renascer não é ato heróico. É a arte sutil de recolher cacos e descobrir que alguns brilham mais quebrados.
5. A Alquimia das Cinzas
A fênix é mentirosa. Ninguém conta que renascer dói como ferro em brasa na carne viva. Que você precisa: Deixar a pele antiga apodrecer Permitir que vermes refaçam seu esqueleto Chorar lágrimas de alcatrão até os olhos aprenderem a ver no escuro
Mas quando a primeira pena nova nasce... Ah, quando ela nasce, todo o fogo do mundo vale a pena.
6. Geografia da Sobrevivência
Suas cicatrizes são mapas em relevo. Toque-as agora: Aquela linha áspera na clavícula? Fronteira de uma guerra vencida A marca redonda no pulso? Lua cheia de uma noite que quase te engoliu O corte fino na coxa? Assinatura da vida dizendo você ainda é minha
Nunca as esconda. São medalhas escritas em código que só você sabe decifrar.
7. Monções da Cura
A cura chega em ondas: Um dia você ri até a barriga doer No outro, chora por uma xícara quebrada em 2003 Na terceira lua, percebe que a cicatriz na perna já não coça
Não acelere o processo. Até os vulcões precisam de séculos para transformar lava em solo fértil.
8. O Peso das Asas
Perdoar é: Cuspir o prego que você engoliu achando que era ouro Deixar o rio levar a carta escrita com ódio em 2015 Dançar com o fantasma que te assombra até ele cansar
Não se faz por nobreza. Faz-se por puro cansaço de carregar mortos nas costas.
9. Você é Fogo e Semente
Olhe para trás: A menina de 7 anos que sobreviveu ao bullying A adolescente que sangrou versos no diário A mulher que rasgou contratos para reescrever seu nome
Todas elas estão em você. Todas queimaram. Todas renasceram.
A próxima fênix já está aqui. Sussurrando em suas veias que é hora de incendiar o que ainda te aprisiona.
Diane Leite
RENASCER
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quem serás logo após é mistério sem fim;
sempre foste quem nunca saberei se és;
teu olhar de viés é a única estampa
que meus olhos distinguem cada vez que olham...
Gostaria de achar o teu eu verdadeiro,
desvendá-lo após tanto que julguei fazê-lo,
já enxugo teu gelo há mais tempo que posso
e me canso da caça dessa identidade...
Sei que vou te arrancar da zona de conforto
que meu sonho mantém desde quando não sei,
feito lei ou princípio, tradição de afeto...
Se me faço de morto pra todos teus eus,
desocupo meu eu e renasço em meu chão,
darei fim ao refrão dos teus tolos conflitos...
REMUNDO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Começar novamente; renascer do fim;
desenhar outro mapa e recompor os passos;
é assim que me levo, me deixo e costuro
nos espaços que o mundo apresenta e propõe...
Foram tantos os fins, tantas mortes vividas,
tantos tombos,levantes e sonhos refeitos,
que vi mortes, vi vidas em moinho e série
a tal ponto que nada será novidade...
Reestar e resser fazem parte de mim;
sei dizer sim ou não, só não sei não dizer,
não agir e fazer o que a vida provoca...
Resgatei mil verdades; repintei o fundo;
dei um novo sentido ao repor o cenário;
há um mundo que gira, sem gíria e figura...
No dia dos namorados, o amor pode nascer, pode renascer... só depende de você, o amor precisa ser regado como regamos uma planta para crescer. O ser humano é especialista em conquistar, mas não cuidar e perder. O amor não arde em ciumes, não prende em correntes, quem ama não bate, dá surras de carinhos e beijos ardentes,quem ama não mata e não maltrata, quem ama não causa dores, dá flores e amores.
A poesia pode despertar o amor e acordar o coração , pode ser a cura para uma dor e o renascer de uma paixão , ultrapassa os altos montes e te leva além do horizonte ; numa viagem nas asas literatura e de pura emoção , beijando nas nuvens e amando na imensidão.
Renascer
A cada manhã
O mundo é novo para mim
E nos finitos detalhes
Nascem e morrem
Os
Afetos e Desafetos
Designados e estigmatizados
Por
Padrões sem cores
Pode haver
Tempos mais belos
Mas
Este é o nosso
Criando e ofuscando
Nas lutas sem classes
É no desespero
Que aflora
A criatividade
Ainda é tempo
Mesmo
Que o tempo todo
Minha nudez
É
Absoluta
Numa perplexidade
De criança
Renascer é necessário
Te dei o meu coração, e você pendurou ele em um cabide qualquer do seu guarda-roupas, deixou ele mofando,
Te dei o meu tempo, e você o sacudiu ao vento como se fosse um tapete cheio de pó,
Te dei o meu amor, e você foi impiedosa, deixou ele dentro de um congelador, agora ele virou um quilo de carne sem vida,
Neste momento, renuncio a todos os meus nobres sentimentos que por muito foram teus, já não tem mas sentido cultivar a sombra de uma paixão sem alma,
Tô virando a página de uma vida, e cheio de vontade de renascer em outro coração apaixonado.
A Verdade é o mais valioso dos bens conquistados, é o renascer Divino em um novo homem a se fazer presente com um coração de menino
Toda luz é algoz da escuridão, não somente para dissipar as trevas, mas para fazer renascer a esperança
Todo dia pode ser Natal em nossos corações, com o divino a renascer a cada despertar, e o amor a florir a cada amanhecer
A cruz representa a junção de duas vidas, uma que te eleva ao renascer do espírito e a outra que te leva ao objetivo da caminhada