Renascer de novo
'Renascer"
Na beira do abismo, encarei a escuridão,
A morte espreitava, num silêncio sem perdão.
Mas ali, no limiar da vida e da partida,
Descobri um novo sentido, uma jornada renascida.
Antes, vivia no futuro, adiando a alegria,
Mas no momento derradeiro, vi a verdadeira magia.
Agora, abraço o presente, com gratidão no coração,
O momento é precioso, uma dádiva de emoção.
A esperança floresce, como um raio de luz.
Iluminando cada instante, sem medo ou desluz.
A vida se torna mais intensa e mais colorida,
Cada sorriso, cada lágrima, é uma oportunidade querida.
Na sinfonia do existir, encontro minha melodia,
Celebrando cada nota, com alegria e harmonia.
Assim como a árvore, firme e serena em seu lugar,
Eu abraço o presente, sem temer o porvir ou hesitar.
Pascoa reconciliação na esperança de um amor maior.
Lisboa 2024
É páscoa altura de renascer de novo, após um retiro reflexivo junto da minha família decidi começar a escrever alguma coisa que solidifique e crie estrutura, sei que nada se constrói de um dia para outro, para que seja consistente vou criar passo a passo,dia após dia para minha utilidade e para o bem da sociedade um novo trabalho.
Antes de mais sou grato pela força que me dão, tenho agradecimentos em especial que terei a oportunidade de oferecer pessoalmente.
A Deus agradeço em oração pelos dons, vocações o amor que tem por mim e pelas revelações que me inspiram para seguir em frente.
Não sei o que vai sair do meu íntimo, pelas minhas observações e ligações entre as pessoas e os vários ambientes que vou vivendo,o Universo apela por aquilo que é divino, e o que é divino é o amor a vida de um modo geral, para me expressar pelo guia de luz, que inspiro em mim e no tudo e todo que me circunda.
Quero ter a sabedoria para suprimir este desafio ao qual me proponho, lançando-me ao caminho, prossigo para superar-me,sobrepujando as barreiras da oposição e das energias negativas das contrariedades, dando o meu melhor, nesta fase que é uma etapa que amadureci e estando mais maduro, continua o desejo e a vontade de me lapidar, forjar num contexto de aperfeiçoamento da minha pessoa, para encarar a vida com mais verdade, maior retidão, tolerância, paciente sendo o objetivo ser diligente em tudo, promovendo o bem comum e a conexão e coligação entre todos, para na união partilha onde há mais respeito e maior confiança pelo próximo.
Dando real valor aos seres humanos, a natureza vegetal e animal e a todo ciclo de vida, onde na minha ideia tudo será de todos, a utilidade que dermos seja o que for daremos sempre valor, ao utilizar um bem ou serviço devemos, zelar, cuidar e deixar em bom estado e deixar a vida fluir pela fruição da vida…
Uma feliz páscoa lembrem-se há sempre um momento de reflexão para cada situação….
No que remonta a lembranças na minha memória do passado, as minhas vivências é que permitem ser o que sou hoje e o que me tornarei amanhã.
Quando olho para trás e vejo que estava no fundo do poço, em adventos e percalços, onde não tinha eira nem beira, num universo que tinha criado que não me levava a nenhum destino, apenas era um indevido vazio, um ser vivente morto para a vida agora ao despertar para vida, passei a dar-lhe um real valor
Não sei precisar a data da minha mudança,foi gradualmente fui alinhando o meu ser, ainda com muito para lapidar a cada momento, porque estou em contínua mutação e adaptação a novas aprendizagens e experiências, a novas formas de fazer, de estar e ser onde o meu ser se encontra apelando por mais, pelo desejo de querer e crer nessa transformação em relação a minha pessoa na corrente da vida , num trajecto que não tem volta.
Faço votos de uma páscoa feliz junto da família e todos demais.
Aprendi a renascer. Surgiu um movimento espontâneo, porque a vida não avisa quando vem o imprevisível para derrubar. Foi necessário evoluir, caso contrário padeceria no meio do caos inteiro sem nem ao menos saber que existiria alguma saída. Sempre há alguma saída, mesmo que seja por uma porta pequena, estreita, sem cor.
É tempo de descanso, paz e lazer.
Onde a alma encontra o seu renascer.
Longe das obrigações da semana finda.
O domingo nos traz a alegria bem-vinda.
Na esperança de um dia renascer, de certa forma, uma criatura direita, que seja correta, concreta, nesse mundo. Que não seja ominosa, aborrecida, pecaminosa, errada.
Me sentir tão parte quanto todos, me sentir incluso, dentro desta bolha chamada vida. Essa religião que me religa com o cosmos, o universo, com Deus, me religa e ao mesmo tempo expele de tudo, me enforca, me sufoca de dentro para fora, me retorce, esmaga, explode. Me reconectar com o Divino.
Me sentir tão parte quanto todos, me sentir incluso, dentro desta bolha chamada vida. Essa religião que me religa com o cosmos, o universo, com Deus, me religa e ao mesmo tempo expele de tudo, me enforca, me sufoca de dentro para fora, me retorce, esmaga, explode. Me reconectar com o Divino.
O prazer de estar vivo, de conseguir respirar o ar puro dos ventos mundanos, me faz sentir como se estivesse por um breve momento livre, liberto dessa carga pesada em minhas costas, mas é por um pouco período de tempo, até me lembrar do fogo, do devorador de almas, do matador de sentimentos, de alegria, até me lembrar que a guerra já está vencida, não há chance de escolha, há apenas o significado do sentir, apenas o amanhã do hoje, apenas a escolha da opção não feita, ou feita...
As consequências vêm, sim, elas vêm, sem pudor, sem culpa, sem medo, elas simplesmente aparecem, sem qualquer resquício ou lampejo de impenitência, apenas justiça e autoridade.
À estrela que ilumina o meu viver,
Ao amor que em meu peito faz renascer,
Nestas palavras, quero te dizer,
Que contigo, meu amor, quero sempre permanecer.
Tu és a luz que guia meu caminho,
O alicerce onde encontro abrigo sozinho.
No teu sorriso, a minha felicidade se define,
E em teus olhos, encontro o amor que tanto anseio.
Não quero perder o tesouro que é você,
Pois és a razão do meu amanhecer.
Contigo, o mundo ganha mais cor e sabor,
E, sem ti, meu amor, a vida perde seu valor.
Prometo cuidar de ti com todo o zelo,
Como um jardineiro que cultiva o mais belo anelo.
Quero ser o teu porto seguro em tempestade,
E na calmaria, ser a nossa felicidade.
No labirinto da vida, quero ser teu guia,
Navegando juntos, a alegria de cada dia.
Jamais quero perder o que é tão precioso,
És o amor da minha vida, eterno e valioso.
Então, prometo, meu amor, aqui e agora,
Lutar por nós, manter nossa chama acesa, toda hora.
Não quero perder-te, és meu bem mais querido,
Contigo, meu amor, o mundo é sempre colorido.
É preciso torna-se fênix para renascer integrado a natureza e fazer parte de si mesmo para começar a formar um novo tempo. Precisamos viver e respirar para entender que não devemosseguir a vida como o tolo Coelho da Alice.
A maleabilidade é o que caracteriza a juventude contemporânea de Moçambique, precisamos renascer o espírito cívico e de cidadania.
Renascer
Reinventar
Entusiasmo
Nascimento refeito
Arte
Singular
Completude
Envolvente
Renascimento perfeito.
Ressignificar...
É renascer das cinzas e dar um novo sentido pra vida.
É acreditar que tudo pode acontecer quando se tem fé.
É entender que deserto é lugar de passagem e não de morada.
É saber que Deus está trabalhando o tempo todo, e tudo que nos acontece é para o nosso bem, nosso crescimento.
É caminhar na escuridão na certeza de que Deus guia nossos passos.
Somos humanos, e dessa maneira devemos lidar com os desafios. Cair, levantar, esmorecer, renascer. Mas primeiro aceitar que tudo, absolutamente, vai passar.
Renascer é o ato de renunciar ao velho e abraçar o novo, é a capacidade de superar as dificuldades e se transformar. É o processo de deixar para trás o que nos impede de evoluir e seguir em frente, é a chance de começar de novo e ser melhor do que antes.
A cada manhã eu quero renascer, eu quero refazer tudo, desaprender tudo, recomeçar a aprender tudo de novo. Eu queria olhar o mundo com os olhos lavados de pureza e de inocência como um menino.
Debora Calmon, luz do meu ser,
Teu sorriso brilha, faz o mundo renascer.
Em teus olhos encontro o mais puro encanto,
Um oceano de amor, infinito e espanto.
Teus passos são melodias que ecoam no ar,
Cada gesto teu me faz suspirar.
Teu toque suave é como uma brisa no rosto,
Um doce afago que acalma meu gosto.
Nosso amor é um verso que se entrelaça,
Uma sinfonia que o coração abraça.
Cada palavra que trocamos é um poema,
Escrito com carinho, recheado de tema.
Debora Calmon, és a musa da minha inspiração,
Teu nome é uma canção na minha composição.
Te amar é como um sonho que nunca tem fim,
Um sentimento puro e eterno, sem fim.
Que nossas almas sigam entrelaçadas,
Nas estrelas do céu, nas noites estreladas.
Debora Calmon, és o sol que ilumina minha estrada,
Meu eterno amor, minha amada amada.
RENASCER
De João Batista do Lago
Ao abrir a janela
o velho jardineiro desfaleceu:
o jardim fora assaltado
as flores e as rosas eram murchas,
sem vida e esquálidas.
Os olhos do velho jardineiro,
cansados, choraram a dor do mundo:
nenhuma flor, sequer uma rosa
para beijar; nem mesmo um só buquê para dar.
O cheiro da rosa, e da flor, ficaram apenas na memória.
[…]
Antes que o dia finde,
o velho jardineiro tornará à luta;
e mesmo com olhos marejados
e com mãos calejadas
renascerá flores e rosas: toda vida sorrirá.
Parece coisa do destino, talvez presente divino que hoje me fez renascer, me puxou pra cima, me fez escrever e eternizar esse sentimento bom, no mesmo instante que transborda um sorriso pronto pra ser meu sem medo de errar.
Tão clara quanto a tua pele, o brilho nos olhos que volta a brilhar. Aqui mais uma vez me pego escrevendo e te tendo como alegria, tão linda que eu fico besta só de lembrar. Bobagem da minha cabeça ou valores do coração.
Café e cadeira de balanço, sinto a intuição conversando com a esperança, pensamento que se completa com o sonho de te ver entrar pela porta. Contraste entre o que foi e o que há, entre o que importa e o que não consegui recortar da memória.
A quinta xícara de café acabou, mas ainda tem uma garrafa a me esperar, um tanto imerso no enredo corro e rapidamente volto a sentir paz absoluta, a sexta xícara está pronta, mesmo olhando atentamente cada canto vazio da casa, onde percebo mais uma vez que não veio me visitar.
Contraste entre o que foi e o que há, entre o que importa e o que não consegui recortar da memória.
Xícaras de café
O pôr do sol ao mesmo tempo que é belo é triste, pós é um fim de um dia, para renascer o outro dia... Porém a noite é sombria e a tormentosa. Mas vale a pena passar por ela, e renascer novamente.