Remorso do Filho Ingrato
"Nossas limitações de desenvolvimento são reflexos de nossas procastinações ao que realmente é necessário; a energias deliberadas às futilidades, as nossas covardias por não esmerarmos esforços para o nosso melhor, e por fim, alheio a nós, a ignorância imposta".
Inácio Filho (Mauro)
"Apenas pensar positivo, acreditar no coração ou ter fé não resolvem o objetivo esperado. O primeiro está no campo da incerteza, o segundo decola o seu quociente nas emoções, e a fé sem obras é morta. A incerteza, a emoção e a falta de ação podem gerar grandes frustrações"
Inácio Filho (Mauro)
Nas redes sociais, este mundo de anônimos e não anônimos (que são iguais a anônimos), encontramos praticamente só noias entre eles!
Nas mídias sociais não estou interessado naquilo que os algoritmos de inteligência artificial já o fazem, montar bolhas de filtro, câmaras de eco, vigiar, controlar e manipular as pessoas, sempre falando tudo que elas querem ouvir e reiterando todas opiniões que já possuem.
Eu não ligo para grupos, opiniões, seguidores, curtidas e agradar ninguém, apenas para disseminar cultura e apresentar minhas opiniões pessoais.
É por esta razão que tenho tão poucos seguidores...
Eu conduzo, não sou conduzido!
A melhor maneira de reagir a uma sugestão óbvia é concordar, reforçar os argumentos de quem sugeriu, executar e agradecer pela sugestão; a pior maneira é reagir com indignação, com raiva, com falta de humildade e sem perceber que as pessoas não são obrigadas a conhecer tudo sobre você.
A ideia pode suscitar no ouvinte o desejo de assim proceder. O simples desejo, entretanto, nada significa. A cada indivíduo cabe dar o passo que leva do simples ouvir à participação direta (KARL JASPERS. Basiléia, outubro de 1964). Assim, é o evangelho quando pregado (ALFREDO, 2021): "quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Apocalipse, 2.7.
Comentário
Faço, aqui, ao citar um texto filosófico, uma aplicação ao evangelho, para ser mais preciso, às palavras de Jesus. Com essa aplicação, não é difícil perceber que a filosofia é usada muitas vezes, para elucidar e corroborar as afirmações bíblicas. Portanto, Deus usa quem ele quer, até mesmo o ímpio, para cumprir os seus desígnios (Alfredo, 2021).
Perceba a beleza e nobreza de seu Ser!
E quando ouvir algo que te coloca para baixo, não dê atenção...
Quando ouvir fofocas sobre você voe alto...
Não dê atenção...
Pois essas pessoas invejam seu brilho, e seu doce sabor...
Quando fizeram algo só para te magoar voe mais alto...
Não dê atenção...
Pois elas invejam sua vida atraente e superinteressante...
Quando te provocarem com bobagens, voe mais alto ainda...
Não dê atenção...
Pois as cobras não voam, elas apenas se arrastam...
Conserve suas cores, seu som, seus loucos amores, os encontros, desencontros, reencontros, seu sorriso, as certezas de não haver certezas, amizades que se cruzam, a eternidade guardada, desejos inesgotáveis, pensamentos, emoções vivas, coração puro, e acima de tudo, Tenha gratidão por tudo.
Se permita Sentir.
O desejo se fez, como essência do homem, pecado, enquanto concebido por determinação própria ou sujeição externa. Assim, consumado o desejo, acontece uma modificação no estado moral ou psíquico do sujeito, produzida não somente pelas causas externas, mas principalmente pelas ações, que geram os efeitos devastadores.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
O BRASIL AINDA É UM PAÍS DE TRIBOS
Não temos uma nação, mas várias tribos que se associam e fazem guerras por interesses...
PALAVRA
Certa vez, um discípulo, ao ouvir o discurso do filósofo, se levantou e disse: mestre, peço a palavra. O filósofo, olhou para ele e, calmamente, ao interromper sua fala, pediu que o aluno se explicasse. O aluno, então, disse que o filósofo atribuía significados diferentes do que se encontra nos dicionários para determinadas palavras.
Nesse momento, houve uma grande expectativa e, enquanto uns entraram em reflexão ao conferir nos dicionários, outros estavam cheios de dúvida e espanto. O filósofo, apenas observava as reações. O tal aluno, mais uma vez: então, professor, o que tem a dizer?
O filósofo, ao esboçar um sorriso, disse: estava esperando a sua pergunta, pois até agora só expôs a sua própria filosofia e queria continuar ouvindo. Mas, vamos lá. O significado de uma palavra não está somente nos dicionários, como letra. Muitas vezes, significar é reinterpretar, a palavra, isoladamente ou em conjunto, ao considerar o que vem antes, segue durante ou depois da sua colocação na frase, texto ou história da argumentação dos indivíduos. Para a filosofia e, especificamente para cada filósofo, o significado está no sentir, na observação e na provocação (ou intencionalidade). Então, ao ouvir isso, todos ficaram admirados com a sabedoria do filósofo, que terminou: eu percebi em todos os olhares reflexão, espanto e admiração. Isso é filosofia. Portanto, objetivo alcançado, aula terminada.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
31/07/2021 12:48h
-
- Filósofo, se você tivesse nascido quatrocentos anos antes de Cristo, o que acha que teria sido?
- Visto que nada sei, posso apenas imaginar que teria sido como, naquele tempo, um poeta, em meu sentir, capaz de descrever o que seria se viesse a nascer quatrocentos no futuro; ou, talvez, como um artista, em meu sentir, capaz de idealizar e criar um quadro com formas cheias de encanto, capaz de mostrar o que eu seria, se nascesse quatrocentos anos depois.
-Mestre, como filósofo, estou espantado e admirado com as suas palavras!
- Nesse caso, posso imaginar, como nada sei, teria sido sábio ou filósofo, inclinado a levar até a extrema audácia a reflexão sobre o universo, sobre a natureza e sobre mim mesmo, e se não teria sido melhor nascer quatrocentos anos depois.
-Mestre, vejo que não és um simples filósofo. Para terminar, uma última pergunta: e se você tivesse nascido quatrocentos anos depois de Cristo?
- Estaria, como nada sei, dividido entre uma tendência racionalista, que me conduziria às mais ousadas negações, e uma tendência espiritual e mística, se nascesse quatrocentos anos depois de Cristo.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 07/08/2021
O BOM PSICANALISTA
Alguém pergunta ao bom psicanalista.
- Qual o motivo de, depois de anos sem ver ou conhecer alguém, no momento que penso sobre isso, ela faz um primeiro contato, mas o encontro não se concretiza?
O BOM PSICANALISTA RESPONDE
- A sincronicidade faz de tudo para aproximar duas pessoas. Porém, o mecanismo de defesa procura, muitas vezes, evitar essa aproximação.
Alguém:
Por que?
O Bom Psicanalista:
- para que não vejam, não toquem e não sofram com a primeira decepção, logo após o primeiro encontro, primeira recepção (convivência). No princípio, é como um grande banquete, depois, um passeio por um belo jardim com as mais belas flores. No final, todos se machucam com espinhos.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 11/08/2021
03:24h
Solidão da Onda
Colapsar do mundo, é o isolamento de si. É a fuga do espírito. Causa estresse na alma, provoca a diminuição súbita, considerável, das energias espirituais e cerebrais. Ainda, afeta as percepções, sensações com a diminuição de todas as forças nervosas. Enfim, solidão da onda é fugir de si mesmo, no meio da multidão, é não querer ser observado.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 13/08/2021
08:41h
O SABOR DAS PALAVRAS
Alguém: filósofo, pode dar exemplo do que parece doce no princípio e depois se torna amargo? Ou do que, no princípio parece amargo e depois se torna doce?
Filósofo: o que é "doce" e o que é "amargo"?
Alguém: filósofo, não perguntei do que é, mas do que parece ser. Seja mais direto, assim você me irrita.
Filósofo: as palavras.
Alguém: simples assim? não vai argumentar, dessa vez? às vezes, quando fala, eu gosto, mas agora, me deixou ainda mais irritado.
Filósofo: Viu? não preciso argumentar, você mesmo fez isso: quando te perguntei o que era doce e o que era amargo, você se irritou. Do mesmo modo, você concluiu que as palavras, que antes aram doces, agora te irritam.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 15/08/2021
21:19h