Remorso
Só sente a falta do que se perdeu, quando se percebe que não tem mais.
E é ai que as lagrimas já não resolvem!!!
Quem de nós errou primeiro?Será que isso realmente importa?A verdadeira importância esta em assumir nossos erros ,se redimir e tentar corrigir.
Vivemos sendo perseguidos pelos fantasmas do passado e assombrados pela incerteza do futuro, isso enquanto tentamos viver o presente. De fato, se colhe aquilo que se planta e bem-aventurado é aquele que faz da sua vida um jardim de boas lembranças.
Quando deixamos o orgulho falar alto demais, não pensamos o que isso pode nos causar quando perdemos alguém que amamos. O orgulho também um caminho para o remorso.
"Todos tem seu louco interior, o que faz com que de tempos em tempos se manifestem sentimentos fantasmagóricos em seus pensamentos e um remorso ocioso após cometer pecados."
Quando o coração cala
É o silêncio que fala
Quando a alma arrebenta
No olhar
Fragmenta
E assim
Na falha declarada
Na confiança então depositada
Repousa a lembrança do velho
Mas doente
E inconsistente
Amor
Algumas feridas jamais cicatrizam. Umas tão profundas que de vez em quando sinto sangrar. É como se lembrar fosse um gatilho, dispara e me entorpece. Tamanha a dor, parece que vou sufocar. Minha alma chora.
Penso nas maldades que fiz, jamais poderei reparar.
O que esperar quando se espera que a atitude do outro seja igual a sua?
O outro é apenas o outro.
Nunca igual a mim, nunca igual a ti, nunca igual a ninguém.
Porém, não me prenderei ao remorso do que já aconteceu.
Culpado fui eu...
Por não prever o que esperar do outro!
Alguns chorarão muito diante do seu caixão, mas não será exatamente a dor da perda o que eles sentirão, e sim remorsos. Na verdade, muitos choram bem mais pelos remorsos do que pelos mortos.
Uma vez ouvi a frase "Sabe por quê os mortos recebem mais flores do que os vivos? Porque o remorso é maior que a gratidão". Não sei quem escreveu, mas com certeza é uma pessoa que já adquiriu outro entendimento da vida. Essa é uma verdade inegável. Gratidão e remorso...e então eu me pergunto: Por quê é tão difícil enxergar as coisas boas da vida e do outro que está ao nosso lado? Por quê as pessoas só veem o lado bom do outro após a sua morte. Outra coisa que eu li e concordo plenamente é: "As vezes a pessoa não ama você, ela ama o que você lhe proporciona" e talvez seja esse o grande problema das pessoas, enxergar o benefício ao invés do ser humano, e só ver o ser humano quando ele é um cadáver.
CORRE ATRÁS DE TEUS SONHOS, mesmo quando eles te parecerem impossíveis, porque se pelo menos não tentar realizá-los, chegarás na velhice com remorso de nunca ter tentado.
CONTRIÇÃO (soneto)
Às vezes, uma saudade me silencia
Nesta solidão e um vazio que ando.
Sofro e cismo, no cerrado, quando
As lembranças do mar são teimosia
Dores e saudades sufoquei calando
Desespera!... uma explosão, todavia
Ah! Como eu quisera, uma outra via
Porém, sorte, é fator não um mando
Percebo que naufraguei na solitude
Revolto, neste princípio de velhice
Choro e rio, brado, farsa ou atitude
As venturas que não tive por asnice
Meu remorso, o que viver não pude
E os amores, o amor que não disse!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
2018, novembro
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
O maior problema das pessoas é que, elas somente se propõe a fazer TUDO diferente, quando nada mais pode ser feito. Não é à toa que cemitérios estão cheios de flores!
Há algumas coisas que quanto mais alimentamos, mais crescem. A culpa é uma destas coisas, que se somam, nos matam pouco à pouco.
Aprendera com Antônio que a indecisão leva sempre a um mau resultado. O que ele não tinha lhe ensinado, porém, foi que decisões erradas quase sempre deixam remorsos e remorsos não têm cura.
No erro.
E nas suas emoções.
Estar à beira do erro é uma condição de medo.
Estar no meio do erro é estar em um estado de loucura e derrota.
Perceber que você cometeu um erro causa vergonha e remorso.