Religiões
De todas as religiões existentes, com valores religiosos diferentes e considerados absolutos por cada uma delas, não seria correto, pela Navalha de Occan, considerar que são os cérebros humanos quem criaram todas elas?
Algo de errado com as religiões:
Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo.
Todas se consideram absolutas, verdadeiras, sendo as outras falsas. Mas qual seria a verdadeira? Não é possível existir uma resposta certa. E o mesmo acontece hoje e as práticas religiosas decorrentes dos valores religiosos de cada uma foram e são benéficas aos adeptos de todas, proporcionando um bem-estar único, psicológico, emocional, etc., sendo da própria vida; mas então haveria deuses diferentes ao mesmo tempo?
Isso é impossível, mas ninguém pode dizer que outras religiões não são benéficas para seus próprios seguidores.
O que acontece? Algo está errado aí e é por isso que sugiro a seguinte hipótese: os valores religiosos são ensinados aos filhos pelos pais, parentes, amigos, nas escolas, etc., fixando-se nas memórias, em áreas do cérebro, e tendo muita força quando evocados, e aqui eu reforço o argumento "muito forte" em orações, pensamentos, cultos, rituais, etc., liberando produtos químicos, promovendo mudanças microscópicas nos cérebros dos seguidores - a neuroplasticidade - e, assim, modificando comportamentos, atitudes, reações emocionais, estados mentais, etc., sendo estes os componentes do nosso bem-estar, esperança, felicidade, etc.
Tudo isso significaria que Deus e todos os deuses de outras religiões não existiriam de fato. Eles seriam invenções dos cérebros humanos.
Para entender este pequeno texto, é necessário mudar o referencial do que você pensa, achando que só a sua religião é benéfica para as pessoas, que as outras estão erradas, aceitando que as outras também são saudáveis para seus seguidores.
Duas questões que nenhum estudioso das religiões consegue me responder:
1 - Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo.
2 - A Navalha de Occan pode ser usada na seguinte questão: se existem e existiram tantas religiões e crenças muito diferentes entre si, não seria correto admitir que a explicação correta, a mais simples, é que elas foram invenções das mentes humanas em todas as épocas?
Cristianismo, Hinduismo e o Islamismo são as três religiões com os maiores números de adeptos em todo o mundo. Elas possuem três explicações diferentes para o surgimento deste nosso Universo, da vida e do ser humano.
Qual estará certa?
E as outras religiões também com explicações diferentes?
Um desafio religioso para todos:
"Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam, por exemplo, que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo."
Obs.: Ninguém poderá dizer que as práticas religiosas das religiões diferentes (do Cristianismo) são maléficas aos adeptos. Do contrário, essas religiões, desapareceriam ou se tornariam muito pequenas. E como está na própria pergunta, uma resposta positiva fará com que a pessoa, você, admita a existência, ao mesmo tempo, de divindades diferentes, o que seria um absurdo.
Uma das Máximas do Ateísmo:
“Havendo duas religiões, no mínimo, cada uma delas acreditando que as suas crenças são as verdadeiras, mas, sendo as práticas religiosas da outra também benéficas, entraremos em um absurdo: haveria entes divinos e valores religiosos diferentes, de cada uma delas, existindo ao mesmo tempo.”
Religiões e Crenças na Visão Evolucionista e não Teísta e Relativismo Religioso:
Se as muitas religiões que existem e as que já existiram fazem e faziam bem aos seus adeptos, como uma só pode se considerar verdadeira? Existiriam então muitos deuses, entes divinos e valores religiosos ao mesmo tempo, porque os seguidores de cada uma delas acreditam e põem fé nas suas próprias religiões como as verdadeiras, absolutas, donas das verdades religiosas, não considerando as outras. Temos que pensar de outra maneira para uma explicação sobre tudo isso: a invenção delas pelos seres humanos é a melhor explicação.
A Circularidade Ateísta das próprias Religiões:
"Como pode existir uma religião verdadeira se as práticas religiosas das outras são também benéficas aos seus adeptos, com exceções, demonstrando ser a (s) divindade (s) e os valores religiosos também verdadeiros, mas, isto também seria um absurdo porque não se pode haver várias religiões verdadeiras ao mesmo tempo, com divindade (s) e valores religiosos também verdadeiros, e, então, devido à esta circularidade, não nos levaria a crer na verdade única de todas serem falsas, apenas criações da mente humana?"
Sobre as religiões:
A religião não é genética.
As religiões não são genéticas.
Todas elas são ensinadas!
A Submissão das Universidades às Religiões:
Não é possível que as religiões ou as próprias influências delas sobre as universidades, não permitam aos cientistas pesquisarem ou escreverem sobre o fato dos nossos sentimentos e emoções serem os únicos responsáveis pela sobrevivência da espécie humana na Terra, admitindo interferências sobrenaturais, às quais são diferentes para cada religião, ou seja, o absurdo de aceitarem dezenas ou dezenas de milhares de influências diferentes umas das outras.
Para que cérebros?
Nas religiões se diz que um deus ou vários deles, se forem politeístas, nos criaram, os humanos.
Por que colocaram um cérebro, o sistema mais complexo existente, se um agente sobrenatural, uma alma ou algum espírito, por exemplo, desse conta da nossa cognição, sentimentos e emoções, assim como em todas as funções corporais por ele influenciadas?
Nenhum deles seria capaz?
Onde estariam a onisciência, a onipresença e a onipotência de tais deuses?
A Circularidade Deísta:
Um deus, ou vários deles nas religiões politeístas, possuem para si orações, rituais, enfim, práticas religiosas que são benéficas aos adeptos, mas, como pelo menos um deles poderá ser verdadeiro se as práticas religiosas das outras religiões são também benéficas a esses adeptos? Descarta-se a possibilidade de existitem todos esses deuses ao mesmo tempo, e, não seria o caso deles serem invenções das mentes humanas?
Apesar da finalidade de orientar as religiões hoje em dia, algumas de maneira muito sutil, estão adestrando mais.
Quando a sociedade adoece, vê-se que foi infectada por religiões e carcomida pelo tumor maligno da corrupção dos seus governantes.
Estou habituado a lidar com vítimas do terrorismo psicológico que assola as religiões pentecostais. Ali pastores (e as modernas "pastoras") sem escrúpulos e sem temor ameaçam com a danação eterna o simples pensar em abandonar suas igrejas. Tudo é motivo para uma "profetada" de improviso com voz alterada para aterrorizar e humilhar a vítima. "MEU SERVOOOO.... EU TE DIGOOOOO.... O INIMIGO TÁ QUERENDO TE DERRRUBARRRR... MAS EU PUS UMA PORTA ABERTAAAAA...." E por aí vai, com o falso profeta ou profetiza sacando da manga o script adequado para cada caso, causando erros grosseiros de concordância para parecer linguagem bíblica, e intercalando com uns grunhidos.
E continuam as religiões, criando os mansos que servirão de pasto para a sanha dos maus! Sei, não!! Isso tem cara de política pura! Nunca vi tantos "espíritas" pondo a cara aqui no face e claro, sempre dando de bonzinhos! Tem uns, que até vão acabar com a marginália, dando livrada na cabeça dos meliantes! Ora faça-me o favor!Claro, educar a geração que está vindo, concordo plenamente, que livros, são a solução e estão ai as escolas militares para realmente educá-los! Mas falar em livros em relação aos criminosos que estão ai, barbarizando, é pelo menos a mais pura hipocrisia.
odair flores
Não existe pecado no conceito das religiões (pecado vem do sânscrito, e quer dizer: erar o alvo), o que existe é grau de evolução (consciência).
Kairo Nunes 09/01/2020.
- Relacionados
- Gandhi Religiões