Religião e Fé
ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS
[Jesus disse] Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. —Lucas 7:9
Uma explicação que ouvimos frequentemente para “orações não respondidas” é que não temos fé suficiente. Mas em Lucas 17:6 Jesus diz que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda poderemos ordenar a amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar e ela nos obedecerá. Em outras palavras, a eficácia das nossas orações não depende do tamanho da nossa fé, mas se realmente a temos.
Lucas nos fala de um centurião romano que “tinha muita fé” (7:9). A sua fé foi expressa, primeiramente, como um apelo para que Jesus curasse o seu servo, que estava morrendo. Depois foi expressa como um reconhecimento de que Jesus poderia curá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar. O centurião não pediu que Jesus fizesse as coisas do jeito dele.
A fé foi descrita como: “confiar no coração de Deus e no Seu poder.” Algumas orações que parecem não ter respostas são simplesmente situações, nas quais Deus amorosamente, indeferiu nossos desejos. Ele sabe que o que pedimos não é o melhor. Ou pode ser que o nosso tempo não seja o tempo dele, ou Ele tem um propósito maior em mente. Lembremos que até mesmo Jesus orou ao Seu Pai celestial: “Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42).
Será que temos a grande fé do centurião — uma fé que confia que Deus fará o Seu trabalho à Sua maneira? —CPH
As respostas de Deus são mais sábias que as nossas orações. C. P. Hia
DISTORÇÃO
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. —1 Coríntios 2:5
Cartógrafos (que desenham mapas) enfrentam o problema da distorção quando apresentam o formato arredondado da Terra na superfície plana de um mapa. Como não há uma maneira perfeita para solucionar este item, alguns mapas-múndi retratam a Groenlândia maior que a Austrália.
Os cristãos também precisam lidar com o problema da distorção. Quando tentamos compreender o reino espiritual dentro das limitações do mundo físico, podemos exagerar em pequenos detalhes e minimizar questões importantes.
O Novo Testamento menciona com frequência as distorções que surgem quando as ideias de mestres populares se tornam mais importantes para nós do que aquilo que Deus diz. O apóstolo Paulo afirmou que o propósito de Deus é: “[…] amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” (1 Timóteo 1:5). O ensino sadio e confiável não distorce a Palavra de Deus nem divide a igreja, ao contrário — une os cristãos e edifica o corpo de Cristo para cuidarmos uns dos outros e fazermos a obra de Deus no mundo (1 Coríntios 12:25).
Todas as tentativas humanas para explicar Deus são inadequadas, e podem distorcer nossas prioridades, confundir nossas mentes e limitar nossa compreensão da vida espiritual. Para evitar a distorção da verdade divina, temos que confiar no poder de Deus em vez de confiarmos na sabedoria humana. (1 Coríntios 2:5). —JAL
Para detectar um erro, exponha-o à luz da verdade de Deus. Julie Ackerman Link
COMO AJUDAR OS QUE SOFREM
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. —1 Coríntios 13:13
Quando perguntei as pessoas que sofrem: “Quem te ajudou?” ninguém citou o nome de um PhD de um renomado seminário ou de um filósofo famoso. Todos temos a mesma capacidade para ajudar quem está sofrendo.
Ninguém pode colocar em uma embalagem a resposta apropriada para o sofrimento. Se você for aos próprios sofredores, alguns se lembrarão de um amigo que alegremente os ajudou a esquecer uma doença. Outros considerarão tal abordagem ofensiva. Alguns preferem o diálogo franco e honesto; outros acham tal discussão insuportavelmente depressiva.
Não existe uma cura milagrosa para alguém que sofre. Essa pessoa precisa principalmente de amor, pois o amor detecta instintivamente o que é necessário. Jean Vanier, que fundou o movimento L’Arche (A Arca) para os deficientes mentais, afirma: “Pessoas feridas que foram machucadas pelo sofrimento e doença pedem apenas uma coisa: um coração que as ame, se comprometa e que seja cheio de esperança.”
Um amor assim pode ser doloroso para nós. O apóstolo Paulo nos lembra o significado do amor verdadeiro: “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7).
Muitas vezes Deus costuma usar pessoas comuns para trazer a Sua cura. Aqueles que sofrem não precisam do nosso conhecimento e sabedoria, eles precisam do nosso amor. —PY
Aqueles que não demonstram o seu amor não amam verdadeiramente. —Shakespeare Philip Yancey
PRISIONEIROS DO PECADO
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem. —Gálatas 3:22
O relatório do Departamento de Drogas e Crimes, das Nações Unidas emitido em 2008 dizia: “Em qualquer momento que determinemos, há mais de 10 milhões de pessoas encarceradas ao redor do mundo.” Como alguns detentos são liberados enquanto novos presos são condenados todos os dias, há mais de 30 milhões de prisioneiros ao redor do mundo, em cada ano. Estatísticas como estas fizeram muitas pessoas trabalhar em favor da reforma prisional e provocaram o reexame das sentenças expedidas.
Da perspectiva espiritual, a Bíblia oferece uma estatística ainda mais surpreendente: As Escrituras declaram que o mundo inteiro é prisioneiro do pecado (Gálatas 3:22). Numa passagem que às vezes consideramos difícil de entender, Paulo diz que apesar da lei do Antigo Testamento não poder conceder vida (v.21), ela foi uma mestra eficiente para nos mostrar que precisamos de um Salvador que pode dar vida (v.24). A má notícia é que “a Escritura encerrou tudo sob o pecado,” e a boa nova é que “mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem” (v.22).
Quando entregamos as nossas vidas a Cristo, que satisfez todas as exigências da lei, não estamos mais aprisionados ao pecado. Ao invés disso, entramos em comunhão com pessoas de todas as nacionalidades e posições sociais.
Em Cristo somos verdadeiramente livres! —DCM
A libertação do pecado é a maior de todas as liberdades. David C. McCasland
SEMENTES E FÉ
[…] aquilo que o homem semear, isso também ceifará. —Gálatas 6:7
Li uma fábula sobre um homem que estava dando uma olhada numa loja quando fez a descoberta chocante, de que Deus estava atrás da caixa registradora. Então o homem foi até Ele e perguntou: “O que você está vendendo?” Deus respondeu: “O que o seu coração deseja?” O homem disse: “Quero felicidade, paz de espírito e libertação do medo… para mim e para o mundo inteiro.” Deus sorriu e disse: “Não vendo frutos aqui. Apenas sementes.”
Em Gálatas 6, Paulo enfatizou a importância de plantar sementes de um comportamento que honre a Deus, “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (v.7). Não podemos esperar que experimentemos o fruto das bênçãos de Deus se não reconhecermos a importância de fazer a nossa parte.
É útil seguir o exemplo de outros que plantaram uma boa semente. O autor Samuel Shoemaker afirmou que um bom exemplo, pode tanto nos inspirar quanto nos incitar a dizer: “Oh sim, ele (ou ela) é assim. Não tem problemas com o temperamento, ou com os nervos, não é impaciente ou preocupado como eu; apenas tem um temperamento mais feliz.” Samuel continuou: “talvez não nos ocorra que ele teve que lutar pela sua serenidade e que sairíamos ganhando se fizéssemos o mesmo.”
Você está cansado do seu jeito de ser? Peça a Deus que o ajude e comece hoje a plantar sementes de novas atitudes e reações. No devido tempo o Espírito dará o crescimento. —JEY
As sementes que plantamos hoje determinam o tipo de fruto que colheremos amanhã. Joanie Yoder
"Não! Não é preciso ter fé! É imprescindível! Mas, digo, fé na vida, no bem, no amor e na solidariedade! E lançar a isca ao universo!"
Independente se o dia
amanheceu com sol ou com chuva
Vista-se de fé, esperança e alegria.
Não é a cor do céu,
mas as boas ações que ilumina o seu dia
e o dia de alguém.
MÁ IDEIA?
[…] aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé […] —Hebreus 10:22
O antigo atleta havia negligenciado seu corpo por tempo demais, e então começou uma rotina de exercícios. No primeiro dia fez várias flexões de braço e uma corrida leve. No próximo dia, mais flexões, alguns abdominais e uma corrida um pouco mais longa. Dia 3, exercícios e uma corrida de dois quilômetros e duzentos metros. No dia 4, nosso ex-atleta em recondicionamento acordou com dor de garganta.
Ele fez, então, mais um exercício: Concluiu que exercitar era uma má ideia. Se o que havia conseguido com todo esse suadouro havia sido apenas adoecer, então não era para ele.
Examinemos outra cena. Um cristão, percebendo que tem negligenciado seu relacionamento com Deus, começa uma nova rotina espiritual de leitura da Bíblia e oração. Após alguns dias, porém, aparecem alguns problemas em sua vida. Qual é sua conclusão? Assim como o ex-atleta, deveria concluir que sua busca espiritual havia sido uma má ideia e que não havia feito bem algum? É claro que não.
Não oramos e lemos a Bíblia para alcançar uma vida perfeita, sem problemas. Buscar a Deus não é causa e efeito. Nós o buscamos porque isso estreita nosso relacionamento com aquele que é perfeito. A busca da espiritualidade não nos livra de problemas (2 Timóteo 3:12). Uma vida dedicada a amar e buscar a Deus (Hebreus 10:22), no entanto, sempre é uma boa ideia — não importa o que aconteça. —JDB
As raízes da estabilidade crescem ao nos alicerçarmos na Palavra de Deus e oração. Dave Branon
E o sol conduz...
Eterno nos envolva na sua claridade, faça-nos fortes, plenos de fé, hoje para um novo amanhecer.
Medo do desconhecido
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu […] e partiu sem saber aonde ia. —Hebreus 11:8
Alguma vez Deus pediu para você fazer algo sem sentido? Algo que o levou à região do desconhecido? O que seria se Ele lhe pedisse para recusar uma promoção muito esperada ou que resistisse a um relacionamento muito desejado? E se Ele o chamasse para ir a um lugar longínquo da terra ou lhe pedisse para liberar seus filhos para servi-lo em um lugar distante?
O desconhecido é cheio de questões que nos perseguem: “E se…”. No entanto, em nossa caminhada com Ele, Deus frequentemente nos chama para mapear território desconhecido. Obedecer a Seus mandamentos de perdoar; dar nossos tesouros aos outros, ou renunciar à algo que nos dá segurança e prazer, nos coloca muitas vezes em território assustador, de resultados desconhecidos.
Imagine como Abraão se sentiu quando Deus lhe pediu que se mudasse com toda a sua família, sem lhe dizer para onde eles estavam indo (Gênesis 12:1-3). Deus também pediu a Abraão para perseverar — para ficar na terra desconhecida, mesmo quando a sedução do conforto de tempos passados ameaçava atrair ele e sua família de volta à sua zona de conforto em Ur.
Começar um novo ano é como entrar em um território que ainda não foi mapeado. O medo do desconhecido poderia paralisar nossa capacidade de seguir a liderança de Deus nos dias adiante de nós. Entretanto, como Abraão, quando nos apegamos àquele que conhece todas as coisas, estamos em boas mãos — não importando para onde Ele possa nos guiar.
Nunca tenha medo de confiar o futuro desconhecido ao Deus onisciente.
Joe Stowell
Persistência
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. —2 Timóteo 4:7
Quando eu era criança, sonhava em me tornar um faixa-preta em karatê. Há vários anos comecei a treinar, e cheguei próximo de conquistar esse alvo. Entretanto, quando estava a duas faixas do meu alvo, desisti. Por dois motivos — meu professor mudou de estilo no meio do meu treinamento, e me tornei tão ocupado que não podia dedicar o tempo necessário aos treinos.
Quase todas as semanas me incomodo por pensar que Deus quer que eu seja uma pessoa que termine o que começou, em todos os aspectos da minha vida — mas especialmente no meu serviço a Ele.
Quando Paulo falou a respeito do término de sua vida, ele não tinha nenhum pensamento perturbador sobre negócios inacabados em seu ministério. Nesse adeus final (2 Timóteo 4:7), Paulo usou palavras muito significativas para falar sobre a conclusão do seu serviço para Cristo. Descreveu sua vida e ministério como uma luta: “combati o bom combate”. O combate fora bom porque se envolvera nele por Deus e pelo evangelho. Usou então o exemplo de uma corrida como sinônimo de seu ministério: “completei a carreira, guardei a fé”. Paulo afirma que, pela graça de Deus, terminara tudo o que Deus lhe dera para fazer.
Como seguidores de Jesus, vamos nos esforçar para sermos pessoas que concluem o que começam, perseverando em nosso serviço a Jesus Cristo.
Corra, mirando a vida eterna. Marvin Williams
Não tenha fé no futuro, mas no amor que a trouxe até aqui. Nenhuma força no mundo é capaz de destruir aqueles que se amam verdadeiramente.
Definindo fracasso
Os quais, por meio da fé […] da fraqueza tiraram força… —Hebreus 11:33-34
Durante a Grande Depressão, muitos americanos moraram em vilarejos formados por tendas feitas de compensado, lonas e cobertores. Estas habitações frágeis conhecidas como Hoovervilles, abrigaram aqueles que foram forçados a abandonar seus lares. Muitos culparam o presidente Herbert Hoover pelas dificuldades econômicas.
Ironicamente, a aparente ineficiência de Hoover como líder contrastava nitidamente com as suas conquistas anteriores. Anos antes, seu profundo conhecimento em engenharia geológica o levou a projetos de mineração bem- -sucedidos, na Austrália e China. Liderou também esforços humanitários com sucesso. Todavia, quando o mercado de ações quebrou em outubro de 1929, o presidente Hoover estava sob circunstâncias além do seu controle. Ele estaria vinculado para sempre com a depressão econômica da década de 30.
Contudo, um grande fiasco não significa que a vida interia foi um fracasso. E se lembrássemos de Abraão apenas como enganador (Gênesis 12:10-20), Moisés como desobediente a Deus (Números 20:1-13), ou Davi como um assassino? (2 Samuel 11). Apesar de seus pecados, estes homens são lembrados pela fé perseverante que tinham: “Os quais, por meio da fé […] da fraqueza tiraram força” (Hebreus 11:33-34).
Nossa vida não é um fracasso se nos arrependemos dos nossos pecados. Deus ainda pode nos usar para servi-lo.
O sucesso, muitas vezes, surge das cinzas do fracasso. Dennis Fisher
A noite esconde o mar que esconde
os barcos que esconde os marinheiros
mas ninguém tem os olhos fechados.
Todos se espreitam e se ouvem
sem sabê-lo. Os livros aparados
na estante dizem o que dizem
quando estão fechados? Estariam
apenas em silêncio?
Não há palavra que toque a coisa
mas há palavra que a invente.
Atravessar o vazio da sala de meias
pode ser a solução para vencer
a âncora desta noite porque todas
as noites parecem não ter fim
até que venha o sol anunciar
que nada é tão complicado
quanto parecia. O dia sucede.
Parte do exercício espiritual diário dos cristãos: Ficarem firmes na fé e não se submeterem novamente ao jugo do pecado, a fim de permanecerem na liberdade para a qual Cristo os libertou.
Perca tudo na vida, só não perca a fé. Porque sem fé não há esperança, sem esperança não há vida...E vida só em Cristo Jesus. (João 14:6 / 10:10)
- Relacionados
- Religião
- Frases bíblicas para status que vão expressar e fortalecer sua fé
- 53 versículos (os mais lindos e fortes) da Bíblia para compartilhar a fé
- Tudo é possível com fé em Deus: frases para não perder a motivação
- 57 frases de bom dia com fé para fortalecer sua espiritualidade
- Frases de fé para encontrar coragem e paz em qualquer situação
- Mensagens para Encontro de Casal com Cristo: renove o amor e a fé