Religião
A política foi criada para alienar, o futebol para manter alienado e a religião para fazer o alienado crer que é esclarecido.
Só o fato de existir mais que um tipo que religião vemos que o mundo está errado. Pessoas boas se perdem apenas por acreditar naquilo que os olhos vem, devemos sentir o verdadeiro valor de vida. Me referindo a pessoas com pouco poder econômico só tenho a falar para pensar e refletir mais se esse tipo de sistema que temos é necessário, ou se nós apenas fomos jogado em mundos de outros pessoas de negócios para fazer o jogo deles, e não os nossos. A vida não é só trabalho, pode até ser uma frase e criança, e se pensarmos por esse lado isso pode ser bobice. Mas olhando para um lado o porque devemos nos matar trabalhando, pois enquanto jovens temos disposição pra fazer tudo, e obtemos por trabalhar e trabalhar, e seguimos cegos por isso. Trabalho sim é necessário e não nego, mas não exageradamente, vivemos pior que a antiguidade, porém hoje somos escravos que aceitamos o trabalho pra viver em paz, assim seguimos o que os antigos nos fizeram. A vida é muito mais, e está esquecida, somos uma micromicromicro partícula de uma célula que trabalha junto nesse mesmo mundo, nesse mesmo instante, e não percebemos mais o porquê estamos aqui, nós estamos cegos e já esquecemos o que um dia tinha um verdadeiro valor que cada árvore, cada peixe, cada ser, somos nós mesmo, porque isso é simplesmente a vida. Antes vivíamos em êxtase total, felicidade, prazer pela vida, hoje está tudo errado, existe pessoas com depressão, com doenças que foram criadas por nós mesmo, não adianta dizer que é doenças criadas pela natureza, foi nós, o próprio homem que crio doenças e acaba matando tudo. Hoje posso afirmar que sei que o homem é o mau da terra, que não precisava ser, mas hoje é. Eu só queria poder falar isso pra que um dia quem ler possa seguir esse conceito e saber que não está errado, e eu estou ficando velho e amanhã poderei não seguir mais esse conceito de vida, porque amanhã será diferente, amanhã será um dia que meus ideais poderão mudar, porque as pessoas de hoje são facilmente manipuladas, e essa essência poderei perder, porque cada dia, cada hora, cada minuto, cada segundo está sendo destruído. O fato das coisas estarem certas é porque ninguém quer ir em direção a certa, isso faz com que todos sigam o mesmo caminho infelizmente, pois todos sofremos com necessidades e por exemplo precisamos nos alimentar com alimentos que foi o sistema que crio, porém eles apenas dominaram isso e nos colocam hoje como uma obrigação de uso, mas o mundo é cheio de coisas boas que poderíamos viver tranquilamente.
Tem gente que rir do meu sotaque
Achando que é melhor do que eu
Se esperteza fosse religião
Com certeza esses seriam ateus
Quem não reconhece uma riqueza
Nunca vai deixar de ser plebeu
Sou lá de Pernambuco a dentro
Onde a poesia ergue seu liceu
É a simplicidade matuta
Demonstrando o seu apogeu
Sou mais Rogaciano Leite
Do que Caio Fernando de Abreu
(Jefferson Moraes)
27/06/2014
Olinda, Pernambuco
Independentemente da sua religião, pensemos em etiqueta social e sanidade mental.
Imagine se no seu aniversário, invés de lhe prestarem as formalidades, todos passassem a adorar freneticamente um gordinho vestido com gorro de pompom e pesadas roupas vermelhas justo nas férias de verão? De riso estranho (tal como Roberto Carlos) e com o hábito de estar sempre a invadir à surdina casas burguesas (só elas tem chaminé e árvores cortadas agonizantes) e a lidar noturnamente com meias sem par?
Isto pra não falar do sino badalando como o caminhão dos recicláveis.
Não bastasse, para lhe comemorar, sentariam às fartas mesas dos que têm, repletos de um inexplicável sentimento dito natalino e comeriam complusivamente pratos igualmente alheios ao clima e horário, sentindo vibrar no ar a ansiedade infantil dos pézinhos agitados sob as toalhas aguardando pular no meio dos embrulhos caprichosos.
Pensemos que o homenageado nasceu miserável, prensado entre pomposos fariseus e escalafobéticos romanos que marchavam de sandálias com estranhos chapéus metálicos.
E havia de escapar ainda de um rei das solteironas a decapitar sem dó os bebezinhos, só por precaução.
Não sei bem onde queria chegar com isto, mas vale o esquisito gosto que tenho de fazer parte da coisa toda. Até a ressaca do champagne sem culpa e a boca seca pela manhã fazem parte do ritual.
No Brasil Política e Religião são sempre muito imbricadas. Da separação entre Estado e Igreja resta a associação de Papel de Político e Papel de Clérigo (Padre, Pastor, Bispo e outros): um NEGÓCIO que prospera a passos largos.
A religião é uma medida primária e protecionista para salvar o ego da tragédia de reconhecer seus próprios limites.
Jorge Luis Borges, que não acreditava em Deus, dizia que a religião é um ramo da literatura fantástica. Triste conclusão de Borges.
"Ainda não tenho religião definida, mas tenho fé estabelecida. Na minha essência só quem altera é Deus".
E essa tal fé?
E esse tal Deus?
E todos esses seres superiores?
Muitos atiram pedras na religião culpando-a;
Por cegar os cegos a não ver.
Se cada cristão ao invés de tentar enfiar sua religião por guela abaixo dos demais, se empenhassem na dura e difícil tarefa de aprenderem a fazer o bem silenciosamente sem nunca jamais vangloriar-se, certamente ganhariam seguidores de qualidade, àqueles que mergulhariam na fé pela influencia do exemplo de vida... O melhor evangelismo é "sedes meus imitadores"... E os maiores tagarelas de todos os tempos jamais poderão dizer essa frase!
A religião tenta represar as águas do rio da Vida. Água parada só atrai mosquitos e nos deixa doente.
A Graça, que nos foi dada por Cristo Jesus, é uma fonte de água corrente que jorra infinitamente no Amor.