Religião
Imagine você o que Mirza não terá sentido quando viu uma senhora entrando em seu quarto e lhe acariciando os cabelos, enquanto a doença grave, de repente, desaparecia. E o que você pensaria sabendo que, na mesma casa, em outro momento, Sônia teve praticamente a mesma visão?
Aí, pensando que foi só mais uma coincidência da vida, você fica sabendo que, num outro canto do Brasil, Paulo Roberto se agarrou a uma imagenzinha de chumbo e sentiu que, por causa dela, sobreviveu ao desabamento do mundo. Ainda ouviu uma voz lhe dizer: "Pula para o outro lado do carro!".
Me perguntam às vezes se Deus existe. São poucos os que percebem que Deus, esse espírito de amor, bondade e misericórdia nada mais é do que o nosso coração e que Ele está em cada um de nós pulsando para sobrevivermos e sermos felizes. Talvez essa seja a verdadeira religião do mundo, o nosso coração. Quando aprendermos a usar de verdade esse órgão, aprenderemos o sentido do amor e do entender o próximo.
Grandes líderes religiosos são contaminados pela ganância e ostentação justamente por se tornarem grandes.
Posso estar completamente enganado e com certeza parcialmente estou, entretanto meu olhar sobre Deus diverge da maioria.
No vazio das nossas certezas, a sociedade aceita que Deus seja um objeto mercantil e instrumento de dominação pela disciplina e conformismo que causa em seus membros. Individualmente Deus é usado como um curativo para amenizar o orgulho e a sempre sangrando consciência que constantemente alerta.
Acho que Deus existe e estou certo que não O conheço e não O entendo.
O mais próximo de Deus que alcanço é uma comunicação inteligível da minha mais profunda essência com o desconhecido.
Não precisamos de Religião e da projeção ideológica e teórica de Deus de qualquer um de seus Profetas, Santos, Iluminados, Intérpretes ou Filhos para sabermos que a humanidade hoje e desde sempre é hipócrita o bastante para praticar o mal pela ação ou omissão e se vestir de fé em algo que lhe confere uma aparência de quem pratica o bem.
Talvez essa realidade só vai mudar e nossa espécie vai praticar o real amor em três situações:
1- Ao longo de centenas de anos de lenta aprendizagem e evolução.
2- Com um contato direto e íntimo com civilizações de outros Planetas.
2- Um “shoot down” planetário provocado por uma grande guerra ou catástrofe.
Por enquanto, que todos fiquem sob a influência da alienação de seus líderes religiosos. Estou convicto que a liberdade tem um alto preço por destruir a programação mental e revelar nossas reais deficiências.
Sérgio Alberto Bastos da Paixão
Sabemos que muitas pessoas do nosso convívio optaram por doutrinas religiosas que os mantêm no cativeiro da alma, mas não podemos sufocá-las com a nossa vontade de que elas despertem desse terrível sono. É preciso deixá-las refletir através do nosso silêncio dedicado, dai então a Inteligência Suprema, que insufla a intelecção humana com a ânsia da razão, ascenderá um fio da verdade em seus seios.
iga qualquer coisa para atrair pessoas e você atrairá sim qualquer tipo de pessoas!
Agora,
Diga a verdade do evangelho e você atrairá pessoas arrependidas e carentes do reino de Deus!
Não faça nem mesmo diga qualquer coisa, pois Deus procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade...
Me lembro com alegria e felicidade quando escutava uma reza assim:
"Simbele mona;
Simbele mona;
Simbele mona vunkue;
Simbele mona Vunkue mona;
E muzenza o, e muzenza o!
Ngangaio mam'etu ngangazumba
o ipe o ilo
o ipe o ilo
E muzenza o, e muzenza o!"
Isso me deixava em êxtase em saber que ali dentro do ndemburo tinha novos Mona Nkisi para Casa e isso é motivo de alegria em qualquer casa.
Dali, se espera que saiam bons Monas Nkisi, que sejam cheios de nguzu para aprender, crescer e ajudar a manter a tradição e costumes daquela casa, alguns ganharão o direito de abrir uma Casa também expandindo assim, os costumes e tradições de onde saíram, verdade seja dita, será uma extensão de onde aprenderam e cresceram...
É muito gostoso e gratificante quando vemos os mais velhos recepcionar os mais novos, ensinar, abraçar para si a boa educação daquele que acaba de nascer para o sagrado.
E como é lindo e prazeroso ver o mais novo receber como ensinamento aquilo que o mais velho lhe doa com amor e dedicação.
O nosso Candomblé não é feito de apostilas, dicionários, cds, fitas k7 ou vídeos, é feito de convivência, de trabalho e perseverança.
Façam de vossas famílias de santo lugar de afeto, respeito, amor, fraternidade e muito aprendizado!
Aceitem os conselhos de quem veio antes, de quem viu o que ainda não viram, aceitem de bom coração tudo que lhe é doado de boa fé.
Use e abuse do carinho, da paciência, do afeto e bom senso e lembre-se de que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (se não em engano é de Santo Agostinho essa frase).
Paremos com as guerras internas e externas, isso destrói o sagrado em nós, quando aceitamos as trevas da vingança, do vitimismo, da arrogância, da fofoca, da raiva e de tantos outros sentimentos negativos, deixamos a porta aberta para o mal e se o mal entrar o bem não resistirá às investidas desse mal, pois estaremos minados e sem força para nos erguer.
Ninguém é perfeito, ninguém é puro, portanto, podemos usar a tolerância e esquecer o pré julgamento e o pré conceito, para que nossos dias fiquem mais leves e menos ardidos e para que nossas relações humanas sejam mais proveitosas.
Valorize sua Casa de Candomblé, Valorize quem faz parte dela e seja fraterno com os outros!
Saudade para mim é isso...
Fim...
Deus não é contra a pessoa ser bem sucedida na vida; mas o maior propósito que ele tem na existência de um ser humano, é a salvação de sua alma presenteando-a com a vida eterna. Tudo aqui no planeta terra é passageiro.
Oração infantil é pedir bens materiais a Deus antes de agradecê-Lo. Prece ingênua é solicitar coisas supérfluas e efêmeras quando na verdade ele tem o melhor para nós. Quem tem uma fé madura ora agradecendo-o reconhecendo seu poder e que ele é Pai e depois pedi por sabedoria, porque por meio dela são conquistadas muitas coisas.
"O evangelho é arcaico e surgiu numa sociedade primitiva, portanto, muitas de suas ideias ficaram obsoletas há muito tempo, porém — em razão do conservadorismo — muitos líderes religiosos ainda as vomitam como se fossem leis de uma constituição universal, a constituição dos tolos."
Nossa fé em Deus, será solida e ficará explicita quando começarmos a praticar a virtude da humildade.
Eu aprendi com as surras que levei dessa vida, que não podemos "endeusar" tudo o que acontece de irregular ao nosso redor, pois muitas vezes falhamos por não tentar e por ficar dependendo dos outros. Deus não tem culpa por sermos incompetentes.
Ainda não consigo entender por que maltratar, falar mal, humilhar, exigir alguma coisa, diminuir as pessoas...
Isso em nossa religião se tornou natural, todos sabem, mas ninguém toma atitude para mudar isso...
Somos filhos, pais, mães e todos somos do Nkisi/Orisá/ Vodun cada um com sua casa, com seu jeito de ser, com suas manias e todos deveríamos ter um só caminho que é o da humildade, respeito, união, simplicidade e caridade!
O que percebo são filhos, pais e mães que fazem de suas casas o seu mundo, que é cheio de regras que os beneficiam e deixam os que nele habitam a mercê de suas frescuras, manias exageradas, ignorâncias, falta de respeito, arrogâncias e etc... É notório que essas pessoas são na sua maioria frustradas, pessoas tristes, pessoas totalmente fracas de caráter e personalidade e nesse mundo só deles fazem tudo para suprirem essas faltas...
Creio que o propósito da religião está totalmente esquecido, muitos querem ser respeitados por algo que não existe, algo que não o faz melhor que o outro, os famosos "Cargos no Santo", não acredite ser melhor que alguém só por ter essas responsabilidades, ser um "cargo" lhe dá o direito de sentar um pouco mais alto, porém lhe dá a obrigação de ser exemplo aos demais, lembre-se disso!
Hierarquia serve para organizar e não humilhar...
O fato de você ter nascido para o Nkisi/Orisá/Vodun não o dá direito para humilhar, diminuir ou desprezar, afinal, quem assim o faz não existe nada em sua cabeça, não existe Nkisi/Orisá/Vodun, existe mentira e isso também é péssimo para nosso espírito.
Quem vive de pose é modelo fotográfico...
Usar seu mundo para denegrir, mentir, humilhar e mesmo assim ainda andar como se nada tivesse acontecido trará consequências sérias em seu caráter, fingir ser o que não é faz de você um babaca, as vezes bem relacionado e quase sempre relacionando com outros babacas, afinal, esses se atraem para facilitar a convivência...
A nossa religião é de pé no chão (humildade) e união!
Qualquer coisa que difere disso é algo que não se deve levar muito a sério...