Religião
Somos especialistas em empregar filosofia e ciência para racionalizar algo em que, por razões absolutamente não-filosóficas e não-científicas, acreditávamos desde o princípio.
Vamos supor que deus nos diferenciou dos demais animais quando nos dotou de inteligência, raciocínio e livre arbítrio. Ele deseja que acreditemos nele, mas escondeu as provas diretas e incontestáveis de sua existência. Acreditar em deus sem provas seria então uma elevação da inteligência, do raciocínio e do livre arbítrio ou a simplesmente degeneração de todos estes em loucura?
Dentro do Deísmo e do Panteísmo, agradecer a deus faz tanto sentido quanto rezar ao prédio da maternidade onde você nasceu ou prestar sacrifícios ao bebedouro da escola onde você foi alfabetizado. O deus deísta (ou panteísta) criou tudo e é tudo, mas não está nem aí para você. Infelizmente, isso não oferece grande aconchego: somos seres sentimentais e ansiamos por um sentido na veneração. A adoração religiosa é uma expressão desta necessidade de dependência emocional com um criador com quem achamos ter alguma preferência ou relacionamento pessoal. Por isso o Teísmo é tão popular.
Um sinal comum em todas as religiões é o reconhecimento de que a condição humana é de alguma forma “insatisfatória”, ou decaída ou incompleta, e que nossa felicidade ou salvação ou elevação dependem de um estado de bençãos ou algum outro tipo de nirvana.
No fundo, as pessoas oram não por amor, gratidão ou devoção, mas por intercessão: rezar é protocolar uma petição de favores na mesa de um vertebrado gasoso imaginário.
A palavra de Deus é fiel em dizer.
Quando os justos governam alegra se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. PV.29:2
Quando o governo é honesto o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça PV.29:4
O estado tem se tornado uma máquina sem coração, como um exterminador bestial em massa que destroça lentamente seu povo em hospitais, nas periferias e com trabalhos árduos com a menor paga possível.
Em três poderes, um executivo totalmente omisso, judiciário que deturpa, ofende e nega a justiça e um legislativo que só legisla em causa própria para promover, dar continuidade e força a esse monstro sem alma.
De quem é a culpa?
Do ímpio que não conhece esta palavra?
Ou do evangélico que diz conhecer a palavra?
A mesma Bíblia diz:
Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17
Porque nós evangélicos que conhecemos a palavra somos omissos quando se trata de política?
Podemos fazer o país melhorar e não fazemos? Será porque?
Somos omissos e sempre colocamos a culpa nos governantes, mas se os ímpios hoje governam e massacram o povo é justamente por isso. Porque nós não envolvemos com política.
Me responda uma coisa.
Você tem fé nessa palavra?
Se você tem fé prove, mostre sua fé.
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:17
Só mais uma perguntinha crente.
O que você tem feito para melhorar seu país?
Ou será que tem ficado no seu conforto e acovardado diante da situação.
Se você não tem feito nada para melhorar. Apocalipse 21: 8 fala de você, diz que os covardes não herdarão o reino dos céus.
A Fé Religiosa consiste em uma indiferença aos fatos aliada à obsessão por matérias onde a Lógica é proibida de decidir.
O Mistério da Fé consiste em aceitar absolutamente dogmas que a Lógica classificaria como um completo absurdo.
A Fé Religiosa pode ser aferida em Medidas de Absurdo: quanto mais fantástico for o disparate que se aceita, maior é o valor intrínseco que o crente confere a si mesmo.
Que me desculpe o Rei Salomão! Mas minha vida deixou de ser uma Ilusão, Quando Jesus passou a ser Real em meu Viver...
As religiões falam de paz, mas fazem questão de marcar territórios que reinem a "sua paz". Fora isso, é guerra.
Assustador como a violência e os assassinatos no Brasil crescem em paralelo com o surgimento de novas religiões e denominações. Pelo número de igrejas, templos e tendas que temos, não deveria haver tanto descaso pela vida humana. O brasileiro padece por falta de religião no pais da religião.(Walter Sasso).
Então, como os teístas respondem a argumentos como esse? [Argumento do Mal] Eles dizem que há uma razão para o mal, mas é um mistério. Bem, deixe-me dizer-lhe isto: tenho na verdade cem pés de altura, embora pareça ter apenas um metro e oitenta de altura. Você me pede uma prova disso. Eu tenho uma resposta simples: é um mistério. Apenas aceite minha palavra em fé. E essa é apenas a lógica que os teístas usam em suas discussões sobre o mal.
Acho essa distinção de ateu fraco e forte tem um espantalho inerente, no ateu forte. Como se fosse algo "radical", uma "fé negativa".
Na verdade o ateísmo forte não é mais "forte" do que não se crer ou crer na inexistência de qualquer coisa para a qual não se tenha evidências e que pareça extremamente improvável, como duendes, fadas, ou que o universo é produto de uma linha de montagem robótica parecida com uma fábrica de automóveis, ou de um único robô. Nem a "fabricomorfia", mesmo se assumidamente não-acompanhada de "engenheiros" e "operários", nem um robô-criador não-criado singular, são coisas menos parcimoniosas do que antropomorfia. Mas a hipótese de um super-cara tem todo esse respeito e assunção de plausibilidade em torno dela que não tem qualquer justificativa concreta.
"Todos nós estamos destinados a queimar de alguma forma.
Uns nessa vida, serão consumidos no fogo do Espírito Santo. Outros, na outra vida após o julgamento."