Religião
Religião é perceber que existe um grande banquete a ser dividido;
Religiosidade é se colocar à disposição para divisão entre os que têm fome;
Espiritualidade é saber que já está saciado, ao comer do pão que alimenta a alma
Nenhuma religião autoriza a matar. Muitos não comentam, mas existem grupos terroristas em todas as religiões com mais adeptos no mundo.
Rezemos pelos cristãos e por todos aqueles que estão sendo perseguidos e assassinados por causa da sua fé pessoal.
Não se brinca com religião e nem com orientação sexual, ambos são temas delicados para se fazer piada, mas nem por isso autoriza quem quer que seja ter rompantes de agressão e cometer atitudes contra os princípios civilizatórios.
O quê divide e separa as pessoas ao longo dos séculos não é a etnia, não é a religião e tampouco qualquer outro fator que as diferencia, simplesmente o quê divide as pessoas têm a ver com inveja, ambição, guerrinha por espaço de poder e política.
A Educação e a Religião realizadas com compromisso real com a Humanidade são muito perseguidas pelas elites do mundo porque oferecem a única via que é a da liberdade mental de não adesão a violência e ao terror.
As pessoas precisam se divertir. Política e Religião não podem ser encaradas como opções de diversão mesmo que proporcionem momentos de diversão.
Rodeio em Poesia
Para quem acredita ou não,
para toda a religião ou não,
sou a poesia pairando
sobre cada paralelepípedo
desta rua e o cantochão
para cada rincão Rodeio
em poesia a tocar no seu coração.
Plena e poetisa para quem
acordou ou não,
e para quem pensa diferente
procuro cultivar ter
ao menos um bom coração.
Sob o Sol do Médio Vale do Itajaí
para cada um de nós daqui
e das outras cidades trago
um buquê de amor infinito
para ser o fraternal convívio.
Por pretensão todos os dias
abrindo mapas e escolhendo
rotas que não permitam
capturar tudo o quê temos
de mais raro e precioso
para não perder nada o quê é nosso.
Vou partilhando o meu amor bonito,
o pão sublime, poético e etéreo:
o caminho para ser um pelo outro
e a acolhida com 'co-afetividade'.
O Cristianismo é a Religião predominante do Ocidente. Jesus influencia como Mestre até hoje. Jesus teve apóstolos.
Apóstolos= Discípulos= Alunos
01/04
A sua religião só vale
alguma coisa se ensina
você a viver o quê ouve,
lê e ora através dela,
Se a tua religião não
ensina a viver em paz
não serve para você jamais.
- O verdadeiro pastor: O Messias. João 10.1-14
- A verdadeira religião: Cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tiago 1.27
- O verdadeiro templo: Eu e você. 1ª Coríntios 3.16
- A verdadeira adoração: Em Espírito e em Verdade.
- O verdadeiro culto: Todo dia, na vida e em qualquer lugar. João 4.23-24
“É inegável que a religião faz bem para muitas pessoas.
Porém também é inquestionável que muitas pessoas fazem mal para religião. Esses falsos/as profetas acham que enganam a religião, que enganam até Deus. Mas na verdade enganam somente outras pessoas e principalmente a si mesmas”.
•Francisco Lemos•
Navegando pela internet nesses últimos dias, deparo-me com a seguinte frase atribuída à Rodrigo Quito: "Ser agnóstico é como enfim tirar a venda, mas descobrir-se cego". Considerei uma definição interessante.
Para mim, particularmente, ser agnóstica me permite viver sob a visão de mundo mais ampla. Viver sem crendices e misticismos para ser bom e feliz, com o uso da racionalidade, ciência, respeito por si e pelos outros, mesmo sabendo que a ciência não nos pode dar todas as respostas, fez-me perceber que quanto mais refletimos e aprendemos sobre o mundo à nossa volta, é possível visualizar a pequenez do ser humano; limitado comparado à imensidão do universo.
Muitos de nós chegamos a um tempo em nossa vida onde começamos a nos perguntar, qual é o propósito da minha vida?
As diferentes religiões dão diferentes respostas para a questão sobre o sentido da vida.
Basta usar o raciocínio com lucidez para que se perceba que a vida tem sentido, pois doutra forma nem existiria. Os primeiros seres humanos intuíam um sentimento de religiosidade. Para eles, sagrada era toda a natureza e seus entes. Mais tarde foram introduzidos misticismos com o surgimento de demônios e fantasmas criados pelos próprios humanos.
Foram necessárias muitas gerações para que os humanos, ligados à natureza, se apercebessem da existência de um inapreensível Criador, o AltíssimoTodo Poderoso, sob cuja Vontade, tudo foi criado, inclusive o ser humano, cuja essência espiritual, surgindo assim as bases para o reconhecimento do monoteísmo.
A Vontade Criadora não é arbitrária, Ela obedece a uma estrita lógica que se insere nas leis da Criação, não por acaso nos ritos, crenças e dogmas que mais tarde se constituíram nas religiões criadas pelos seres humanos. Por isso mesmo, os sentimentos de religiosidade se acham fora de qualquer religião em particular. imprescindível que o ser humano conheça o plano da Criação instituído pela Vontade Divina, para então conseguir perceber qual é o real objetivo da vida e como alcançá-lo.
No século 21 os seres humanos percebem que a religiosidade lhes é inerente, já as regras criadas pelas religiões propiciam conflitosíntimos e incoerências que inquietam o espírito vigilante. Então, as pessoas perdem a segurança, acabando por se tornarem descrentes, abandonando até o seu intimo sentimento de religiosidade. Contudo, isso não é o apropriado. O ser humano que percebe que a vida não pode ser somente esse curto intervalo entre o nascimento, o crescimento e o preparo, conduzindo o tempo para o desenlace, pressente que há algo mais significativo a ser pesquisado. Há que se pesquisar a fundo, com sinceridade e muita seriedade o propósito da Vontade Criadora do Senhor. Pois, dentro da lógica natural, não há lacunas, tudo é simples e coerente, impulsionando para o constante progresso e evolução do espírito e da Criação.
Quando o ser humano se descola do espiritual, acaba ficando preso a supercialidades. Muitos se apegam à conquista e conservação no poder terreno, fazendo dos demais, servos do seu bel prazer de dominação. Mas, o poder terreno deveria ser utilizado exclusivamente para o bem, para melhorar este mundo, pois se trata de um poder efêmero, que no além não significa nada, tenha sido o ser humano rei ou governante, magistrado ou papa. Esteja onde estiver, terá de arcar com cada uma das conseqüências de seus atos.
Os grandes abalos que atingem a alma nos fazem pensar sobre a vida. Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Existe um Criador? As religiões têm procurado simplificar tudo de forma mecânica: “façam isso e aquilo, façam caridade, sejam honestos, tenham uma vida exemplar”. Contudo, essas importantes noções são direcionadas para a parte superior do cérebro, sem adentrarem profundamente na alma, nisso não há nada de vivo, pois teriam que vir acompanhadas das explicações sobre o funcionamento das leis da Criação, mostrando como as derradeiras conseqüências, boas ou más, alcançam os geradores dos pensamentos e atitudes, estejam onde estiverem.
Tudo o que foi criado artificialmente pelo ser humano, sem levar em consideração as leis da Criação, está sendo posto em evidência, mostrando a sua precariedade. O anseio pela religiosidade deverá levar o individuo a construir uma base espiritual como apoio aos embates que a vida lhe apresenta, ou seja, a irrevogável colheita daquilo que semeou em suas peregrinações.
Imperioso que se compreenda por fim que os profetas e o próprio Jesus, não vieram para criar religiões, mas para explicar o real significado da vida e suas etapas evolutivas, tendo Jesus prometido a vinda do Filho do Homem, com a incumbência de, mais uma vez, trazer aos seres humanos o saber da Criação. A existência inteira é como uma jornada, voltando da Terra para a Luz, ascendendo de degrau em degrau para o alvo elevado. Não sabendo disso, sem entender as restrições dos seres humanos e da época, ficamos sujeitos a amargas decepções, deixando de permanecer em harmonia com o ambiente.
Eu gostaria...
Eu gostaria de mais que desejar ter o poder de abusar das palavras.
Até ao ponto de não ter ponto algum sem propósito.
Eu gostaria de saber mais que o significado do verbo amar e assim amar sem ponto final.
Eu gostaria de olhar toda gente louca, numa busca alucinada do luxo de fazer o bem como a mais pomposa arte, a mais nobre...
Eu gostaria de saber ver Deus além e aquém das portas formosas e não julgar os homens como dignos ou indignos da graça divina.
Eu gostaria de ver os homens entenderem que Deus não é limitado como nós, embora se pareça conosco.
Eu gostaria de ver os homens desejarem ser a imagem de Deus e não forçando através da religião transformá-lo a sua imagem efêmera.
Eu gostaria...
Assim como ninguém é obrigado a ser pastoreado por alguém, pastor não tem obrigação de cuidar de quem não quer ser pastoreado.