Relações Humanas no Trabalho
Devido ao multifacetado sentido das palavras, as relações humanas em alguns momentos tomam caminhos imprevisíveis, produzindo lamentáveis frustrações, insanas desavenças, inusitadas hostilidades e deplorável destruição; de amizades, de relacionamentos, de culturas, de civilizações, de ideias, e até da própria vida.
A simplicidade é uma forma de leveza.
Nas relações humanas ela faz a diferença.
O que cultiva a simplicidade tem a facilidade
de tornar leve o ambiente em que vive.
Não cria confusão por pouca coisa;
não coloca sua atenção no que é acidental,
mas prende os olhos naquilo que
verdadeiramente vale a pena.
As relações humanas criam laços, as relações humanas baseadas na verdade criam elos, aquelas baseadas na verdade e no amor geram correntes que não são quebradas nem pelo mal, nem distância e nem pelo tempo.
Só pra descontrair...
As relações humanas são complicadas sim. Mas em certos aspectos chegam a ser engraçadas. Você vive pra ser feliz, você tem amigos, família e etc. Naturalmente você tem afinidade com uns e com outros não. Você ri com uns e fala um simples oi com outros. Você anda com uns e não quer estar perto de outros. Mas sabe? Tem aquele tipo de gente que não te conhece. Não sabe o que você faz no dia. Não sabe de seus problemas. Aquele tipinho de gente que não tem motivos pra falar de você, e olha só que coisa? Ela fala. Fala fala fala, critica, aponta. Com base em que? Em sua incapacidade de enxergar seus próprios fracassos. É esse tipinho de gente que vai tentar te afundar com palavras duras. É esse tipinho de gente que vai esperar que você se abale e caia. Mas sabe o que é mais interessante nisso tudo? É esse tipinho de gente que, quase nunca, tem respaldo pra falar mal de você. E é justamente por esse motivo que você não deve se importar com esses comentários medíocres vindos de gente medíocre. Como diz aquela frase “Veneno só faz mal pra quem engole”. Então tu engole se quiser caramba. Faz o seguinte. Sorri. Joga os cabelos pro vento. Solta beijo. E faz a coisa mais prazerosa do mundo: Ri.
Ainda as ideologias, costumes, cultura são mais importantes que as relações humanas. Digo isso por sofrer na pele tais divisões, não entendemos ainda que a diversidade é uma dádiva, e que deveria ser compartilhada e não motivos de separações ou guerras. Sei que sentir ofendido é algo ruim, pois deveria entender que todos defendemos uma bandeira ao invés de lutarmos pelo bem do outro e de nossa própria vida. O que pode confortar é saber que todas as simbologias que hoje separa homens meramente por seu valor institucional chegará ao fim, mesmo que esse fim seja o fim de tudo, até mesmo das boas coisas.
As relações humanas são difíceis, nem sempre se dá credibilidade a quem necessita, nem sempre a culpa será dos culpados, mas com certeza terão incrédulos e culpados no final, pois é um ofício humano julgar.
As relações humanas caminham para o abismo.
A violência banalizada nos empurra para a animalização do homem, tal é a selvageria e a bestialidade de nosso tempo.
A solidão não é a ausência física de uma companhia humana. É a constatação da ausência de relações significativas com outras pessoas.
O diálogo nas relações humanas está morrendo. Quase se falam mais médicos e pacientes, professores e alunos, pais e filhos. Há uma grande preferência em ficar ligado na TV, plugado nas redes sociais e viajar pela internet. O problema de tudo isso é que, apesar de tantas coisas modernas ao seu alcance, o ser humano está cada vez mais só e depressivo.
Não existe nada mais valioso e luxuoso do que a relação humana refinadamente cultivada. Como mágica, impreterivelmente todo o resto acontece.
Uma lista extensa e profunda de ações humanas!
*Relacionamentos*
- Amar
- Celebrar
- Comunicar
- Pedir
- Emprestar
- Oferecer
- Elogiar
- Aplaudir
- Confiar
- Entregar
*Crescimento*
- Aprender
- Ensinar
- Estudar
- Capacitar
- Trabalhar
- Buscar
- Realizar
- Lutar
- Dedicar
*Vida e Morte*
- Nascer
- Morrer
- Viver
- Envelhecer
*Ações Cotidianas*
- Comer
- Saborear
- Dormir
- Acordar
- Sair
- Entrar
*Emoções e Pensamentos*
- Amar
- Odiar
- Sofrer
- Arrepender
- Mentalizar
- Focar
- Lembrar
- Emocionar
*Conflitos e Resolução*
- Criticar
- Afastar
- Condenar
- Punir
- Errar
- Acertar
*Ciclos da Vida*
- Anoitecer
- Amanhecer
- Plantar
- Colher
Essa lista é um lembrete da complexidade da experiência humana.
Expressando:
- A consciência da diversidade das ações humanas
- A importância das relações e do crescimento
- A aceitação dos ciclos da vida
Essa lista é um chamado à:
- Reflexão
- Autoconhecimento
- Empatia
- Aceitação
"Lashon hará é uma ferida na relação humana que se abre pela boca; a cura está no silêncio e no respeito."