Relações Humanas no Trabalho
As relações humanas são preciosas oportunidades de aprendizado, principalmente no campo dos sentimentos.
Ah, essa superficialidade e complexidade das relações humanas, que nos torna cada vez mais distantes, sós, isolados em nossos próprios mundos que estão murados pelo medo do contato com o próximo.
A ideologia está em todas as relações sociais, em todas as manifestações humanas, em toda a interpretação do mundo.
A cada dia que passa as relações humanas tornam-se mais complexas - até as ALMAS GÊMEAS estão
se tornando
ALMAS ALGEMADAS.
Valores básicos de uma relação humana.
Uma coisa que sempre me intrigou é que sempre procurarmos em alguém um sentimento parecido com o que sentimos, seja ele, amizade, amor, irmandade, relação familiar, mas o que chamam atenção de uma certa forma é a necessidade de comprovar que este alguém sente alguma coisa parecido pela gente.
Será que precisamos depender de um sentimento de alguém para sermos felizes ou realizados em alguma coisa. Qual a necessidade de depender tanto de saber o que o outro acha ou sente por mim para minha felicidade ou propriamente para minha vida.
A vida comprova que muitas vezes dedicamos muitos sentimentos, apreço, tempo dedicado, por que não dizer, bons pensamentos, além de uma relação de amizade verdadeira para com alguém, e o que muitas vezes, o que achamos é o vazio como reciprocidade. A via de mão dupla não existe, somente para um lado.
Amizades são complicadas e muitas vezes cheia de problemas, quem te faz mal está na maioria das vezes bem perto, ao seu lado melhor dizendo. Muitas pessoas movidas pela inveja, pela fofoca destrutiva, muitas se dizendo amigos(as) acreditando que te abraçam e pelas costas te apunhalando. Vivemos num mundo de aparência e mascaras, e que por vezes, tem horas nem ao menos sabemos qual é a verdadeira pessoa ou a falsa que está ao nosso lado.
Será que nossa convivência precisa ser sempre assim, tão baseada em desconfianças, cuidados com palavras, medindo passos, sempre tentando conciliar o amigável com a desconfiança.
Porque não é possível os relacionamentos serem baseados na honestidade, na confiança mutua, no desprendimento em beneficio do outro, na empatia, no respeitar das diferenças e entender que este é um grande aliado ao crescimento, ou seja, de uma amizade, de uma relação amorosa, numa relação familiar, uma relação de negócios, porque não?
Porque interesses muitas vezes não tão nobres, fazem de uma grande amizade, uma relação de amor, ou mesmo uma relação familiar se desfazerem sem restar chances de se restabelecer. O porque de sempre agirmos deste modo? Mesmo sabendo que tudo isto é causado por falta de cuidados tão simples de serem aplicados em atitudes a ações.
Que saibamos dar valor ao valores básicos de uma relação humana, baseada no respeito e amor ao nosso próximo, tão em falta nestes tempos em que vivemos.
Em pleno século XX I, o homem avança tanto, mas não consegue melhorar nas relações humanas. O que falta? Amor ao próximo?Temor a Deus?Até quando inocentes serão sacrificados para dar vazão a loucura humana.
Em relações humanas, o medo maior não é tentar de novo, mas ter o mesmo resultado de sempre. Estamos com deficiência de nós mesmos e dos outros. Um dia, quem sabe, isso muda. Vendo o mundo com a mentalidade do quanto pior melhor, tenho minhas dúvidas, mas a esperança talvez seja a última a desistir.
Mantê-los as relações entre Deus/humano/diabo é humanamente viável, tanto na sabedoria coletiva quanto na inteligência individual.
Se normalidade é o que se vê hoje em dia nas relações humanas, podem me chamar de anormal, não ficarei chateado.
Estamos vivendo a era comercial da relações humanas, onde o ser humano tem se tornado, cada vez mais, um objeto descartável. Estamos todos na prateleira, as pessoas atribuem o preço, mas desconhecem o valor. É a era consumista das relações humanas: as pessoas adquirem, usam e descartam, antes mesmo de quebrar, e quando quebra nem tentam consertar, é mais fácil adquirir uma nova e repetir o ciclo, pois as prateleiras estão cheias, tem para todo gosto, tem de todos os tipos.
O fato de todos os seres humanos serem únicos nos torna cobaias de nossas atitudes e relações humanas; e o que aprendemos, guardamos sem compartilhar.
Eu falei que o homem moderno se desenvolveu tecnologicamente e nas relações humanas não. Tal sociedade e fruto do passado de conquista européia um logos voltado pro lucro. Num diálogo com o indígena veremos que apesar de estarmos no século XXI, muitas vezes observamos comportamentos piores que os observados em sociedades indígenas.
Amizades imperfeitas
Relações humanas e o problema das pessoas se julgarem reciprocamente, quando as coisas não funcionam como ambos tinham planeado.
O problema por vezes reside na interpretação do instinto de defesa da outra parte, a pessoa tende a ser julgada por ter tido este ou aquele tipo de comportamento, então julga-se a pessoa em função da forma como reagiu perante determinada circunstância, raramente, quem julga consegue colocar-se no lugar do julgado, não admitindo sequer a possibilidade de também ela ter errado, levando a pessoa a tomar esta ou aquela atitude. É conveniente que ambas as partes saibam ou tentem compreender antes de julgar, de modo a analisar o porquê de certas atitudes, a pessoa perfeita ainda está para nascer e querer que os outros sejam como nós gostaríamos que eles fossem, isso não existe, afinal estamos em "liberdade", afinal existe informação.
Não deixa de ser tão ou mais importante entender que quando se dá uma segunda oportunidade à amizade, desenvolve-se naturalmente um respeito recíproco mais coeso que na forma inicial, quando de facto existe a tal amizade, se não existir agudiza-se apenas a hipocrisia, o que não é bom e facilmente detectável.
Em relações humanas, não quer ser ofendido? Simples. Não ofenda antes com atitudes e/ou palavras. As pessoas não lhe devem obrigação alguma em suportar. A regra é simples, mas pouco observada: o limite de um acaba exatamente onde começa o do outro. Pisou no território do "inimigo" que imagina ter, acaba por dar o direito a ele ser igual a você, ou não, isso depende das situações. Ofendeu antes e não quer ser ofendido? Nesse caso seria importante fazer exame de consciência, pois nem sempre o mundo está contra você, o contrário pode ser verdade, mas o mundo, todo o mundo, nem sempre.
A matemática é a disciplina mais humana que existe
Sendo trabalhada com amor
Onde temos relações de casais com passados negativos se tornando positivos
Dando frutos positivos ou negativos continuando a ordem
Matriz...
Fundamento...
Linhagem de pensamento
Nas relações humanas, seja qual for a profissão, nunca deverá faltar a verdade, a honestidade, a lealdade e a sinceridade, pois no bom convívio social exige todos esses requisitos.