Rei
Clamor
Oh pai amado, oh tudo, altíssimo, senhor, grandioso, majestoso, vigoroso, poderoso rei do universo, esplêndido e magnífico sobre todas as constelações terrenas e celestiais, este minúsculo, pequeno e insignificante clama por ti, pelo teu espírito e tua sabedoria, oh pai, somente com tua força possa me apresentar perante as batalhas, pois as sombras do inimigo tem feito parede entre meus caminhos, mas és tu senhor o socorro dos necessitados, amado Jesus e nossa cruz nos direciona a chamar por ti, bato fervorosamente em sua porta amado rei de justiça, misericórdia e amor.
Giovane Silva Santos
"Não sou digna nem de ser a SERVA do Rei e mesmo assim Jesus rompe o protocolo e diz: -Não mais serva, você é filha."
—By Coelhinha
País civilizado nasce no berço da família, não confundam formação intelectual com bons costumes. Reinaldo Vasconcelos
Meu Rei me pediu a espada, minha espada lhe ofertei,
Com lâmina de Toledo e copo de ouro de lei...
Meu Rei desejou meu elmo, escudo couraça...lhe dei.
Sempre os usei nas batalhas, lutando pelo meu Rei.
Meu rei me pediu bravura, nas guerras me desdobrei.
Lutei com ardor e raça pela glória do meu Rei.
Meu Rei desejou meu cavalo, que eu mesmo domei,
sem relutar fui Infante para atender ao meu Rei.
Meu Rei me pediu a honra da farda que sempre honrei,
de coração contristado, disse não ao meu Rei.
Dei-lhe a espada de Toledo com copo de ouro de lei.
Mas, honra é bem de família que dos ancestrais herdei.
Um perfil de coragem
Vou ler o escrito ao rei e dar-lhe a interpretação. - Daniel 5:17
Uma das noites mais trágicas e inesquecíveis da Bíblia é descrita em Daniel 5:30: “Naquela mesma noite, Belsazar, rei dos caldeus, foi morto”.
Foi preciso coragem para Daniel confrontar o rei naquela noite. O profeta tinha boas razões para se proteger um pouco da interpretação das palavras sobrenaturalmente rabiscadas na parede da sala de banquete. Um homem menor poderia ter sido comprado pela enorme recompensa ou intimidado pela ameaça da vingança do rei. Teria sido mais fácil ir junto com o conselho nacional dos profetas da Babilônia e alegar ignorância sobre a inscrição. Ou, desde que o rei ficou perplexo com a escrita, Daniel poderia ter lido apenas parte dela e deixado de fora o pronunciamento de morte e condenação.
Mas Daniel era um perfil de coragem. Com Belsazar e mil senhores bêbados e dignitários para sua congregação, o bravo e velho profeta declarou todo o conselho de Deus. Qual foi a fonte de tal coragem? Daniel sabia que ele não estava apenas diante do rei da Babilônia; ele estava diante do rei dos reis.
Com Deus como nossa audiência e Cristo como nosso companheiro, podemos dizer e fazer qualquer coisa que devemos.
Alguns vão te odiar, alguns vão te amar,
Alguns vão lisonjear, alguns vão se desviar;
Cesse do homem e olhe acima de você,
confie em Deus e faça o certo. —Macleod
É fácil ficar com uma multidão; é preciso coragem para ficar sozinho. Haddon W. Robinson
Um desfile de um
Eis que seu rei está vindo para você. . . humilde e montado em um burro. - Zacarias 9: 9
Desfiles têm sido usados como celebrações de grandes realizações. Na história americana, os maiores desfiles se concentraram em pessoas como o piloto Charles Lindbergh, os astronautas da Apollo 11 e heróis de guerra. Estas celebrações foram marcadas por chuveiros de fita adesiva e multidões adoradoras ao longo das ruas de uma grande cidade, enquanto bandas e celebridades passavam em revista.
Mas o maior desfile de todos os tempos foi bem diferente. Aconteceu em Jerusalém há dois mil anos. Era um simples passeio de burro de um homem só. Em vez de fita adesiva, o caminho era forrado com roupas e ramos de palmeira.
Talvez o elemento mais notável da viagem de Jesus à Cidade Santa tenha sido seu significado profético. Claro, os mega-desfiles de heróis notáveis em dias mais recentes tiveram um planejamento cuidadoso, mas nada como a preparação para a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ele havia sido concluído e registrado muito antes de acontecer. Em Zacarias 9: 9, o profeta descreveu a cena que se desdobraria mais de 500 anos depois.
Quando Jesus montou aquele jumento em Jerusalém, cumprindo a profecia enquanto ia, Ele estava nos dando mais uma razão para gritar: “Hosana!” Ele realmente era, e é, o prometido Messias.
Jesus, Salvador, Amigo, e Senhor,
Agora e sempre mais adorado,
Sempre com o Pai,
Tu possuímos como Deus o Filho! —Renwick
Se acreditarmos no reinado de Jesus, nos curvaremos a Ele em adoração. Dave Branon
Convicções Fortes
Irei ao rei, que é contra a lei; e se eu perecer, eu perecer! - Ester 4:16
Durante uma entrevista, um ex-apresentador de notícias da rede disse que uma pessoa "doutrinária" não pode ser uma boa repórter. Ele então definiu uma pessoa doutrinária como alguém que tem profundas convicções de verdades absolutas nas áreas de política ou religião.
Se ele quis dizer que um repórter deveria apresentar a verdade de maneira objetiva, sem ser afetado por preconceitos pessoais, eu concordaria. Mas se ele quis dizer em um sentido mais geral que não devemos trazer convicções de certo e errado para discussões de política e religião, eu discordaria fortemente. Afinal, nenhum de nós teria liberdade política ou religiosa se não fosse por homens e mulheres que tinham condenações pelas quais estavam dispostos a morrer.
No Antigo Testamento, a jovem rainha Ester estava convencida de que Deus a havia colocado no palácio para ser Seu instrumento para a preservação de sua nação. Por causa disso, ela arriscou sua vida se aproximando do rei sem um convite. Desde então, milhões de crentes assumiram riscos semelhantes e muitos morreram por sua fé.
Não é uma virtude ser teimoso em questões menores que não são abordadas nas Escrituras. Mas sobre as questões essenciais da fé cristã, devemos, como Ester, estar dispostos a morrer por nossas convicções.
Pensando sobre isso
Eu sou uma pessoa de profunda convicção?
Estou disposto a falar e ser ridicularizado por
manter padrões bíblicos de certo e errado?
Tome uma posição por Cristo ou você se apaixonará por qualquer coisa. Herbert Vander Lugt
A mensagem do rei
De você a palavra do Senhor soou. - 1 Tessalonicenses 1: 8
Em 21 de janeiro de 1930, o nome de Harold Vidian tornou-se sinônimo de heroísmo. Naquele dia, o rei George V da Inglaterra estava programado para fazer o discurso de abertura na London Arms Conference. A mensagem do rei deveria ser enviada por rádio ao redor do mundo.
Donald McCullough, em seu livro A Trivialização de Deus (NavPress, 1995), nos diz que alguns minutos antes do rei falar, um membro da equipe da CBS tropeçou em um fio elétrico e o quebrou, cortando toda a audiência americana . Sem hesitar, o principal operador de controle Harold Vidian agarrou uma extremidade do fio quebrado na mão direita e a outra na esquerda, restaurando o circuito. A eletricidade surgiu em seu corpo. Ignorando a dor, Vidian aguentou até o rei terminar seu discurso.
Eu vejo nisso um desafio para os cristãos. A mensagem do rei dos reis deve ir para o mundo inteiro. Mas somente ao permitir que o poder de Deus passe por nós, o evangelho salvador do Senhor pode ser transmitido. Paulo escreveu: “Como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Rom. 10:14). Se estivermos dispostos a servir como canal, independentemente do custo para nós, as boas novas serão proclamadas em todo o mundo.
Você será um canal para a mensagem do rei?
Quando entreguei minha vida a Jesus,
Ele se tornou meu Senhor e Amigo;
Agora Seu poder está fluindo através de mim,
como Sua mensagem eu estendo. —Hess
As boas novas de Cristo são as melhores do mundo. Vernon Grounds
O Rei Chegou
Bem-aventurado o rei que vem em nome do Senhor! - Lucas 19:38
Um filósofo americano perguntou uma vez: “Se Jesus e Platão retornassem à Terra e fossem dar uma palestra no mesmo campus ao mesmo tempo, o que eu iria ouvir?” Ele concluiu: “Quem escolheria ir e ouvir tão bem? alguém como Platão fala sobre a verdade, quando pode ouvir Aquele que é a Verdade? ”
A multidão que aplaudiu Jesus no primeiro Domingo de Ramos respondeu muito parecido com aquele filósofo. Eles reconheceram que Ele não tinha igual, mas havia algo inquietante nele. Jesus montou calmamente em Jerusalém, montado em um burro, embora um imponente cavalo de guerra pudesse ter se adaptado melhor à ocasião. Ele visitou o templo e depois voltou para Betânia (Marcos 11:11). A multidão esperava muito mais. Eles buscavam a libertação do domínio romano, mas Ele veio para livrar do domínio de Satanás. Eles reconheceram que Jesus tinha vindo de Deus, mas eles entenderam completamente Sua missão espiritual.
Prestamos homenagem a Jesus por quem Ele é ou apenas pelo que Ele pode fazer por nós? Honrá-Lo significa obedecê-Lo e morrer para nossa natureza egocêntrica. O filósofo O reconheceu como a Verdade e a multidão O viu como seu libertador, mas somos chamados a nos submeter a Ele como Rei, Aquele que veio governar em nossos corações.
Ser cristão é ser um sujeito leal do rei dos reis. Dennis J. DeHaan
Eu achava que era ninguém. Descobri que sou filho do Rei e Ele vive em mim!.O meu destino é ocupar o meu lugar!
Livre para fazer o que é certo
Naqueles dias não havia rei em Israel; todos fizeram o que era certo aos seus próprios olhos. - Juízes 17: 6
Que confusão! Eu nunca tinha visto nada assim. Na estrada do aeroporto Leonardo da Vinci para o centro de Roma havia um cruzamento onde os carros convergiam de todas as direções. Cada motorista estava avançando. Chifres soavam. As paixões estavam em chamas. Não havia semáforos ou policiais de trânsito para trazer ordem a esse caos de carros. Mas havia uma nota positiva: ninguém estava infringindo a lei - não havia lei!
Nos dias anteriores a Israel ter um rei, prevalecia uma situação semelhante. Embora eles tivessem a lei de Deus, as pessoas a ignoravam e faziam o que era certo aos seus próprios olhos (Jud. 17: 6). Que preço amargo pagaram por tanta liberdade! O livro de Juízes fala de sua desobediência, que resultou em opressão por vizinhos pagãos.
Ainda hoje, muitas pessoas, e até alguns cristãos professos, ignoram a clara revelação de Deus sobre Si mesmo em Sua Palavra. Eles pensam que são livres para formar suas próprias idéias sobre como é Deus e o que Ele espera. Fortemente influenciados por uma cultura sem Deus, eles vivem no centro de seu próprio mundinho e andam à sua maneira. Isso cria confusão moral e espiritual.
Devemos levar a sério a Palavra de Deus para mostrar ao mundo que Cristo nos dá liberdade para fazer o que é certo.
Cristo veio para nos dar liberdade
Morrendo em nosso lugar;
Agora, com nova liberdade, somos obrigados
a compartilhar Seu amor e graça. —DJD
A liberdade não nos dá o direito de fazer o que bem entendermos, mas de fazer o que agrada a Deus. Dennis J. DeHaan
O sol é o rei do sistema solar. Ele é o único com todo o poder e a maior responsabilidade. Ele é o principal planeta de integridade e responsabilidade. É através do Sol que aprendemos a dominar nosso poder. O sol ilumina o universo aparentemente misterioso.
O SENHOR É REI
Os sistemas de nosso mundo parecem cada vez mais vulneráveis. Crises bancárias e hipotecárias minaram a confiança dos consumidores. Os ataques terroristas ao redor do mundo despertaram novos medos. Políticos e líderes religiosos corruptos continuavam a produzir descrenças. A economia instável ao redor do mundo trouxe o medo e o estresse à vida de muitas pessoas. Estes sentimentos de vulnerabilidade e dúvida fazem alguns cristãos se perguntarem se Deus ainda é o Rei de todos.
Há muitos anos, quando o reconhecimento do reinado de Deus era questionado pelo Seu povo, o salmista escreveu um salmo real que os assegurava que o Senhor ainda era rei. Ele começou dizendo " O Senhor Deus é Rei... " ( Salmo 93:1 ). Ele usou o termo Javé, que simbolizava o nome de Deus e a aliança para indicar que Ele estava reinando. Era o nome que comunicava ao povo de Deus que Ele reinaria para sempre e protegeria o Seu povo continuamente. O salmista também declarava que não havia outro deus que se qualificava como rei além do Senhor.
O texto em hebraico na verdade diz: " O Senhor está se tornando rei. " Espere aí ! Quer dizer que houve um tempo em que Ele não era rei ? Claro que não ! Com esta frase, o salmista dizia que o reconhecimento e a afirmação do governo do Senhor se concretizara mais entre o Seu povo. Após a sua visão ter sido temporariamente obscurecida por atribulações, caos e incerteza, eles estavam renovando e aceitando o Seu reinado e entronizando-o em seus corações ( v.2 ).
O Senhor reina sobre a criação e a caos no mundo, apesar de às vezes, pensarmos que não ( vv.3-5 ). Mais ainda, Ele deseja habitar e reinar nos corações de Seu povo. Entronizemos o Senhor novamente e rendamos todas as áreas de nossas vidas à Sua soberania. - Marvin Williams
Leia: Salmo 93
O Senhor Deus é Rei. Ele está vestido de majestade e coberto de poder. A terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada ( v.1 ).
Examine: Êxodo 15:1-18 ; Salmo 99:1-5 ; Daniel 4:34-35
Considere: Quais problemas da vida ameaçam a sua segurança ? Como Deus quer que vejamos nossos medos e vulnerabilidades ?