Rei
A vida é algo que todos têm que levar, então quanto mais leve melhor... Mas não espere o destino de um rei com a recompensa de algo que não fez. Vá lá se superar sem esperar.
A realeza de Pelé
Depois do jogo América x Santos seria um crime não fazer de Pelé o meu personagem da semana. Grande figura que o meu confrade Laurence chama de ‘o Domingos da Guia do ataque’. Examino a ficha de Pelé e tomo um susto: – 17 anos! Há certas idades que são aberrantes, inverossímeis. Uma delas é a de Pelé. Eu, com mais de 40, custo a crer que alguém possa ter 17 anos, jamais. Pois bem: – verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se ‘Imperador Jones’, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: – ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.
O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés.
Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E o meu personagem tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimônia. Já lhe perguntaram: – ‘Quem é o maior meia do mundo?’. Ele respondeu com a ênfase das certezas eternas: – ‘Eu’. Insistiram: – ‘Qual é o maior ponta do mundo?’ E Pelé: – ‘Eu’. Em outro qualquer, esse desplante faria rir ou sorrir. Mas o fabuloso craque põe no que diz uma tal carga de convicção que ninguém reage e todos passam a admitir que ele seja, realmente, o maior de todas as posições. Nas pontas, nas meias e no centro, há de ser o mesmo, isto é, o incomparável Pelé.
Vejam o que ele fez, outro dia, no já referido América x Santos. Enfiou, e quase sempre pelo esforço pessoal, quatro gols em Pompéia. Sozinho, liquidou a partida, liquidou o América, monopolizou o placar.
Ao meu lado, um americano doente estrebuchava: – ‘Vá jogar bem assim no diabo que o carregue!’
De certa feita, foi, até, desmoralizante. Ainda no primeiro tempo, ele recebe o couro no meio do campo. Outro qualquer teria despachado. Pelé, não. Olha para frente e o caminho até o gol está entupido de adversários. Mas o homem resolve fazer tudo sozinho. Dribla o primeiro e o segundo. Vem-lhe, ao encalço, ferozmente, o terceiro, que Pelé corta, sensacionalmente. Numa palavra: – sem passar a ninguém e sem ajuda de ninguém ele promoveu a destruição minuciosa e sádica da defesa rubra. Até que chegou um momento em que não havia mais ninguém para brilhar. Não existia uma defesa. Ou por outra: – a defesa estava indefesa. E, então, livre na área inimiga, Pelé achou que era demais driblar Pompéia e encaçapou de maneira genial e inapelável.
Ora, para fazer um gol assim não basta apenas o simples e puro futebol. É preciso algo mais, ou seja, essa plenitude de confiança, de certeza, de otimismo que faz de Pelé o craque imbatível.
Quero crer que a sua maior virtude seja, justamente, a imodéstia absoluta. Põe-se por cima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés numa lambida docilidade de cadelinha.
Hoje, até uma cambaxirra sabe que Pelé é imprescindível na formação de qualquer escrete.
Na Suécia, ele não tremerá de ninguém. Há de olhar os húngaros, os ingleses, os russos de alto a baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. E é dessa atitude viril e, mesmo, insolente de que precisamos. Sim, amigos: – aposto minha cabeça como Pelé vai achar todos os nossos adversários uns pernas-de-pau.
Por que perdemos, na Suíça, para a Hungria? Examinem a fotografia de um e outro times entrando em campo. Enquanto os húngaros erguem o rosto, olham duro, empinam o peito, nós baixamos a cabeça e quase babamos de humildade. Esse flagrante, por si só, antecipa e elucida a derrota. Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós.
O senhor comunismo se alimenta de poder, e nessa sede insana, usa hoje artistas modernos, e como nos primórdios, porém o que era distração (pão e circo), virou educação. Os reis da cocada, alguns czares, bilionários de lá e de cá, bancam os "influenciadores" com suas fortunas roubadas do povo.
Entidades criadas para lavagem de dinheiro, ong's, shows pela paz, pela lacração, pelas ideologias e afins, arrastam multidões de analfabetos, enquanto pregam suas mentiras.E enchem os bolsos dessas celebridades que no final acabam presos na mês teia.
O choro é livre, diz a imprensa lacradora!
Segue o baile!
G.M.
A monarquia tem sido eficaz em fornecer um foco de lealdade acima da política. Tornou possível para pessoas que discordam radicalmente sobre como a nação deve ser governada, no entanto, compartilhar um objeto de afeto pelo qual a nação como um todo é simbolizada.
Com todo o coração, entreguei-lhe A prosa em um momento único. Ainda hoje, continuo dedicando A prosa e todas palavras mais belas aos amores que, embora efêmeros, deixam marcas eternas em minha alma.
SEJA MAIS HUMILDE
Quando você se sentir Poderoso e Imbatível
Olhe para o Sol
Ele é o
Astro Rei de nosso Sistema.
Gigantesco Poderoso e Iluminado.
Mas basta uma pequena Nuvem
Para encobrir sua Luz e projetar uma
Sombra.
Se Ogum comigo anda, quem será contra mim?
Ogum é Cavaleiro de Aruanda e ele sempre vence as demandas.
Ogum é meu refúgio e fortaleza.
Ele é quem seca as minhas lágrimas e cuida das minhas tristezas em tempos.
Ogum é meu protetor.
Ele é quem me ensina a lidar com os meus medos me torno vencedora.
Ogum é quem cuida e remove os espinhos dos meus caminhos e com as pedras me ensinou a construir o meu castelo.
Eu sou a filha do rei.
A História prefere Lendas do que homens e mulheres.
O homem e a mulher caminha na terra por pouco tempo, mas daquilo que aconteceu antes da sua vida ou do que virá a seguir, não sabemos nada.
A lenda de um rei e homem incomparável de um poeta aventureiro e romântico inesquecível e lendário.
De todas as perdas o tempo é o mais irrecuperável porque nunca se pode reaver.
Ontem já foi, amanhã não faço ideia.
Eu quero é viver o hoje, ser intenso, inteiro e andar por aí a passear com as minhas vulnerabilidades, que me lembram de que tudo é fragil e que tenho de apreciar cada brisa que sinto.
Castelo de São Jorge
Para cada lugar que te despedes, tens outro a fazer a festa para te receber.
Trabalhar no duro, treinar no duro, estudar no duro. Não luto contra ninguém, mas sim contra a mim mesmo para estar no topo, não estou a cima de nada e de ninguém mas sim o meu lugar é no topo porque eu faço por isso.
Não sou mais que ninguém, mas sim tenho sonhos loucos e tenho as minhas extravagâncias e sou exigente comigo mesmo.
Não me queixo e nem reclamo mas sim luto, trabalho, treino e estudo e não arranjo desculpas e pretextos.
Eu sou eu, e adoro e amo e nunca deixarei de ser eu próprio, verdadeiro e puro.
Todas as ações de Jesus tinham um sentido profundo. Curar um cego misturando barro com saliva e colocando-os nos olhos do homem era um desafio direto à ordenança judaica que proibia curar aos sábados misturando barro com saliva! (Mishnah e Shabbat 108:20). Comia sem lavar as mãos sob o olhar crítico dos fariseus, desafiando a tradição estabelecida por eles. Jesus se recusou curvar-se as pressões da religião. Era a revolução do Verbo Vivo. Jesus não teve medo de enfrentar aqueles que tentavam impedir que o Evangelho do Reino fosse instalado dentro das pessoas. Ele nunca deixou de anunciar as verdades do Reino por causa do ódio de seus inimigos. Por isso precisamos entender que Jesus não veio apenas como Messias para libertar o povo do pecado. Não veio apenas como Salvador, pagando a nossa dívida. Não veio apenas como Profeta, dando esperança aos oprimidos. Não veio apenas como Sacerdote, mediando os homens diante de Deus. Não veio apenas como Rei. Mas Jesus veio também como revolucionário, rompendo com o odre velho, para trazer o vinho novo. Sem esse rompimento do odre velho o vinho novo não chega.
Não te agrada se ver nessa imagem como a ovelhinha guardado pelo Leão 🦁🐑❓❗️
O leão protege sua cria quando ela está perto dele, mas se estiver longe, como ele a protegerá?
É preciso estar na presença de Deus, ao lado de Deus, perto de Deus, com Deus, na mente, no corpo e no coração para que possamos receber a sua proteção e o seu amor que afasta todo o mal.
Se alguém rejeita Jesus, o Rei celestial, como poderá se livrar das forças inimigas espirituais, dentre tantas outras?
“Porém um dos anciãos me disse: ‘Pare de chorar! O Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu e mostrou que é digno de abrir o livro e quebrar os sete selos’” (Ap 5:5).
Ouça, também, a voz de Moisés:
“De lá, porém, vocês buscarão o S ENHOR, seu Deus, outra vez. E, se o buscarem de todo o coração e de toda a alma, o encontrarão. ‘No futuro distante, quando estiverem sofrendo todas essas coisas, finalmente voltarão para o S ENHOR, seu Deus, e ouvirão o que ele lhes diz. Pois o SENHOR, seu Deus, é Deus misericordioso; não os abandonará nem os destruirá, nem se esquecerá da aliança solene que fez com seus antepassados’” (Dt 4:29-31).
Mas pra estar comigo tem que estar com Deus, crer, pois sou julgado, perseguido e riem de mim por servir ao Senhor, mas quem me salva tem misericórdia, se salva também quem o buscar e o seguir. Pois como o livro sagrado diz: Os humilhados serão exaltados. E digo mais, quando perto do seu milagre somos tentado ao pecado, e é nessa hora que sou mais forte pra seguir o caminho certo ao lado do Senhor, o rei dos exércitos, aquele que só manda pra guerra melhores soldados.
Tudo parecia infinitamente bom,
Quando o perfume de uma flor jasmim exalava um cheiro incomparável
Em que nem o odor fétido uma carne podre ofuscava
Até que um dia,
Uma flor maldita, em vez de perfume, começou a produzir um cheiro fétido
Atraindo moscas e baratas.
Cheiro este que ofuscou a famíla da bela flor,
Levando consigo, aquilo que mais atraía os mais belos insectos
Como jardineiro,
Senti-me teletransportado para um mundo pós-apocalíptico,
Um mundo com elevada temperatura,
Um mundo com em que a balhureira é infindável e ensurdecedora
Fiquei assustado,
Tocado e recebendo boas vindas,
Sentia de longe o cheiro do jardim,
Na qual o cheiro do jasmim ofuscava a de outras flores
Ali ouvia uma voz me chamando:
Vem…
Olhando para o cimo deste lugar escuro,
Ali estava um homem vestido de linho branco,
O brilho dos seus olhos deixou este lugar clareado
Ele continuou dizendo:
Abra o seu coração,
Porque nele habita a verdadeira luz,
Tu não precisas nem de holofotes para dar luz e sair deste lugar
O que faço meu Rei,
Estou de mãos e pernas atadas,
O meu coração está despedaçado
O meu corpo está partido
Sinto-me um homem que perdeu a esperança de viver,
Um homem mascarado que carrega tristeza em seu peito
Ainda não tenho vontade de morrer
Esta dor é tanta,
Que nem consigo caminhar,
Porque o meu espírito está sem o seu alimento,
Sem a boa nova,
Até o hino já não consigo entoar,
Nem o ter espiritual está em funcionamento
Ajuda-me oh Rei,
Somente preciso das suas mãos poderosas oh rei
Para poder estar acordado na madrugada,
E poder voar!
Ajuda-me,
Rei.
Foi-se o tempo em que meus risos eram verdadeiros,
em que me desgastava a brincar,
em que minha imaginação criava mundos e sempre sonhava com o impossível.
Foi-se o tempo onde a liberdade me tornava rei,
onde as ruas eram caminhos para o meu palácio,
onde o perigo era impossível.
Agora consumido pela vida,
pelos desastres de outros eus.
Forço a rir com risos que apesar de falsos
se tornam pontes para a felicidade.
Numa tragada conquisto a felicidade.
Então Pai
Pois bem que eu sei
Tu tens os meu olhos
Postos ao mundo, em sonhos,
E sonhas ser eu, o rei.
Num reino
Onde o teu reinado
É só isto,
Seres imortal.
Feliz dia dos pais, Martinho pita, Geneciano Filipe Batista.
Autor: Ezequiel Barros
Estilo: Ezbnadyideias.