Regras para os Ignorantes
É mais fácil mudar as regras do jogo do que os jogadores, porque as estratégias são iguais para todos e que todos joguem com inteligência.
Os homens maus criam regras do mau e acabam derrotados, presos ou mortos, porque a vida foi criada para o bem.
Você não precisa ser especialista em coisa alguma para entender quais são as regras básicas numa guerra.
Se você quiser entender como funciona é usar a lógica de (1+1 = 2), ter um coração sensível e baixar gratuitamente e ler essas minhas recomendações de leitura:
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Convenção de Genebra
Estatuto de Roma
Se você ler com atenção vai compreender fácil e estará pronto para criticar bonito quem merece ser criticado.
Determine suas regras de vida, baseadas na verdade, no amor, no bom costume, no aprendizado com erros seus ou de outros e na empatia.
Desta forma, dificilmente você precisará quebrar as regras.
Se você quer momentos inesquecíveis na sua vida, saia do planejado, quebre as regras, fuja dos rótulos. Viva intensamente sem se importar se vão ou não te julgar, pois irão.
“A meta, as regras, os recursos e as dificuldades são as mesmas para todos. A diferença está na estratégia, foco, determinação e treinamento de cada um”.
Ética não é simplesmente não falar mal dos outros ou seguir regras por obrigação sem nenhum tipo de consciência social. Ser ético significa zelar pelo Bem comum.
Nosso destino dispõe de nós, mesmo quando ainda não o conhecemos; é o futuro que dita as regras do nosso hoje. Supondo que nos seja permitido, a nós, espíritos livres, ver no problema da hierarquia o nosso problema: somente agora, no meio-dia de nossas vidas, entendemos de que preparativos, provas, desvios, disfarces e tentações o problema necessitava, antes que pudesse surgir diante de nós, e como tínhamos primeiro que experimentar os mais diversos e contraditórios estados de indigência e felicidade na alma e no corpo, como aventureiros e circum-navegadores desse mundo interior que se chama "ser humano".
Numa relação onde adultos sabem que estão violando regras, não adianta erguer os punhos e cair em indisposição. Ora se usa de educação para se alcançar o quê deseja e dependendo do caso até a ironia fina. Deve-se evitar a objetividade para não provocar nenhum confronto campal.
Não adianta imprimir alta velocidade em sua vida se não souber aonde quer chegar. Siga as regras, ATENÇÃO, PARE, defina sua direção e SIGA.
O QUE ARDE CURA
Arromba a porta a insistência
De regras a te sucumbir
Vai te envolvendo em obediência
Te impedindo evoluir
Perdeu a chave a pertinência
Palavras a se repetir
Muitos retratos de ausências
Ciclo vicioso a te implodir
Detalhes e não evidências
Antes o porão da clausura
Solidão e reminiscências
Acha na dor dose de cura!
O medo de ir contra o status quo pode nos levar a aceitar passivamente regras que, em essência, não contribuem para nosso bem-estar e desenvolvimento humano.
Regras do bem para o bem:
- Comprou, paga.
- Pediu emprestado, devolve.
- Prometeu, cumpre.
- Não é seu, devolve.
- Quebrou, conserta.
- Recebeu, agradece.
- Não pode ajudar, não atrapalha.
- Sabe fazer, faça.
O tabuleiro de xadrez é o mundo, as peças são os fenômenos do Universo, as regras do jogo são o que chamamos de Leis da Natureza. O jogador do outro lado está oculto para nós.