Reflexões sobre Sonhos
Eu até tentei apagar, da memória os nossos planos, aqueles sonhos de um dia ser feliz. O problema é que a gente esqueceu de perguntar se era fácil essa história de se apaixonar...'
Eu sou um sonhador!
É difícil viver de sonhos, primeiro porque é difícil deixá-los viver. Sim. Os sonhos muitas vezes não sobrevivem à dureza do imperativo "ter que fazer".
Quando somos crianças, nos obrigam a acreditar em papai noel para pouco depois descobrirmos que não, ele não existe, e daí acreditarmos que sonhos não têm fundamento. Nos obrigam a acreditar em bicho-papão para nos assustar, e qual não é nossa surpresa de um dia enxergar o mundo a nossa volta e saber da violência, e que pessoas morrem de fome, de frio, de falta de amor? Nos aprisionam em mentiras para nos esconder da realidade da qual realmente pertencemos e que podemos/devemos mudar. Mas o pior, pior mesmo é quando nos fazem acreditar que por sermos crianças não podemos querer, porque não sabemos o que desejar, e que devemos almejar o que querem pra gente: o melhor. É exetamente aí que matam nossa capacidade de sonhar. Porque o melhor sempre é ganhar mais dinheiro, ter mais poder.
Sonhar - não há tempo para isto. O certo é trabalharmos o dia todo, chegarmos cansados, assistirmos tv e dormir. Dormir um sono bem leve e preocupado, sem tempo para devaneios, afinal de contas, o outro dia virá com mais e mais trabalho, e temos de estar preparados. No tempo 'livre' temos de estar ocupados: Ficar deitado sem fazer nada e pensar; ler um livro, ou um blog de poesia e literatura e pensar; olhar o movimento da rua e pensar - NEM PENSAR!!! Temos que fazer cálculos, planejamentos, gráficos... Sermos matemáticos e administrativos. Temos de cuidar da aparência, da beleza e esconder nosso teto de vidro. A vida está sempre atrasada, tem pressa e deve simplesmente seguir. Mas para onde? Para quê? Por quê? É difícil nadar contra a corrente e dizer: - EU SOU UM SONHADOR! E do outro lado alguém me grita: - Há contas a pagar! MAS EU PRECISO, PRECISO SONHAR!
Vivemos em um mundo opressor. Ou escolhemos ser livres e assumimos a condição essencial da vida que é sonhar ou somos reprodutores estéreis de um cárcere capitalista sufocador.
P.S.: Não venha me dizer: -"tá, isso tudo que você falou é lindo, mas não funciona..." Ao que eu responderei: - "Conhece felicidade? Ela não vem de carro ou carruagem. Tá dentro da gente, e é a gente quem faz!"
As pessoas são tão pobres de espírito que quando você diz que tem sonhos elas riem e duvidam da sua capacidade, mostre que é capaz, momentos ruins apareceram para que momentos bons possam florescer, nunca se esqueça que a sua felicidade está dentro de você então não procure a sua volta e sim no seu interior.
Crônica de um sonho acordado
Acordei com sonhos descordenados. Quieto, fingí que te ouvia. Mesmo na escuridão do quarto, teu rosto me aparecia. Lágrimas soltas rolavam, mas do queixo não caiam, nossos caminhos cruzados, de novo eu adormecia.
No sonho corria em silêncio, sua voz distante eu ouvia, clamando e pedindo socorro, pensando que te salvaria. De nada adiantaram os esforços, corrí pela escadaria, pulaste do último andar, sabias que não viveria.
Chorei na janela mais próxima, e pensei que me jogaria, foi quando ví um bilhete, que em letras lindas dizia: "Amor não te preocupes, não fique triste, sorria! Pois me deste toda ternura, que seu coração podia."
Foi quando abrí os meus olhos, já no amanhecer do dia, olhei para o lado da cama, onde você tão linda dormia, em prece longa e baixinha, a Deus eu agradecia, pois cheguei a plena certeza, que para sempre eu te amaria.
Não te doem as pernas fugir dos meus sonhos todas as noites? Afinal de contas eu vou dormir todas as noites com a sincera intenção de te encontrar, uma vez que somente ao seu lado consigo ter o descanso e a paz, e caio na eterna ironia da vida onde o que a gente quer nem sempre é o que acontece talvez devêssemos nos adaptar a isso, talvez devêssemos nunca desistir e lutar sempre, talvez, talvez, talvez.. Mas como dizia Dalai Lama: “Dê a quem você ama asas pra voar raízes pra voltar e motivos pra ficar”. Buscar objetividade nas nossas ações ao invés de sempre se questionar é uma maneira de conseguir ser feliz e principalmente, ao lado de quem amamos, busque aprender, busque errar porque se as coisas fossem perfeitas, não existiriam lições de vida. Não haveria arrependimentos e nem descobertas... Olhares não se cruzariam e não se completariam...
(Nilson G. Duarte)
Vou abraçar todos os meus sonhos que um dia alimentou meu coração, para que muitos deles possam, enfim, se tornar realidade.
Cela em branco.
Chiar em tom estridente
Calar a alma com um sopro
Voar nos sonhos colhidos
Planejar vitórias coerentes
Humilhar a derrota
E colher planos ideais.
Decifrar mistérios alheios
Deixar de esconder os erros
Viver de um único propósito
Viver sem propósito nenhum
Apenas ser a recordação
De um álbum de fotos velhas
Com cheiro de anos passados
Amar as qualidades
Ver além do espelho
Você não é só uma face bonita
O fogo exausto ainda queima
Em algum lugar escondido
Mora os amores próprios
Escrever ideias novas
Compartilhar com alguém
Parecido com você.
Esquecer o martírio
É finalmente, crescer.
O segredo de muitas coisas e para a felicidade, é saber juntar seus sonhos, desejos e modos de ver a vida, a realidade.
Vivemos como se o infinito estivesse ali bem do nosso lado
Que os sonhos podem nos esperar
Que tudo vai ser lindo sempre
Mentira
As coisas são finitas
Os sonhos não nos esperam
A vida nos pede emergência
Em nossas atitudes
Em nosso zelo
Em tudo o que podemos fazer
Não preciso dizer que as coisas mudam
Que a roda não deixa de girar
E que nós somos pequenos e só podemos nos tornar grandes
Quando somos capazes de lidar com o nosso destino
Com a fortaleza que existe em nós
Com as adversidades e com os "nãos" que ouvimos
E mesmo que tudo seja tão duro e complicado
Somos felizes
Porque somos escolhidos para todos os dias vivenciarmos a vida
Sim, viver é o nosso presente e o futuro, apenas o laço de fita vermelho.
12-12-11
Digo-lhe que os teus sonhos morrem quando:
Quando dos olhos já não mais escorrem as lágrimas de dor ou de alegria.
Um amor bem cuidado nos enche de vida, nos faz crescer, criar sonhos, sermos fortes.
Já um amor mal cuidado nos faz ressecar sem que se perceba.
E pra voltarmos desse coração ressecado de amar.
Basta um outro coração inundado de amor pra dar.