Reflexões sobre Solidariedade

Cerca de 1029 reflexões sobre Solidariedade

Não importa a quantidade, mas saber que conquistamos irmãos/ãs de sangues e de pais diferentes é inspirador.

Inserida por GregMaster

Ser Solidário é Ver o Reflexo de sua Alma, nos Olhos das Pessoas

Inserida por GregMaster

Que a coragem para ajudar seja tão grande quanto a coragem para julgar.

Inserida por AZEVEDODouglas

Os solitários quase sempre são os solidários.

Inserida por SergioLuisTeixeira

Ainda na Praça do Russel encontro com 'Biafra' 7h25. Pode ser visto bem cedo com uma espécie de lata de tinta - um pouco mais profunda - onde guarda suas coisas conectada a um pneu de bicicleta, que serve como uma alça para carregar sua bolsa no ombro.No meio da tampa, vejo colado uma foto do cantor Biafra. Tudo toscamente feito. Ou nem feito. Biafra aprendeu a não descartar as coisas tão rápido. Por isso, seu latão, ou melhor, sua bolsa, é composta também por uma série de pregos martelados ao redor da tampa, dando a forma da desgraça. Nos espaços entre os pregos, observo formigas num entra e sai como se o latão fosse um apartamento de formigas. Ele diz: "Ah se elas comerem toda a minha maça. Tive que usar os pregos como solda, e meu baú deixou de ser impermeável", justifica. Pergunto se ele pode abrir seu armário para eu observar melhor. "Minha vida é um livro aberto, pegue você mesmo". Abro o latão e uma camisa do Botafogo, número 7. Em seguida, formigas. Logo depois, a maça, um pente, uma faca pequena e uma carteira do exército com sua foto, 19 anos, servindo no Forte de Copacabana. Apenas isso. Pergunto sobre a blusa do Botafogo enquanto guardo tudo novamente no latão e ele responde: "Não gosto de futebol. Achei essa camisa jogada no aterro e peguei". Pergunto sobre o pente: "Tem uma moça que gosta de mim, e como não sei quando ela aparecerá novamente é bom estar sempre com ele aí." Não pergunto sobre a maçã, pois, por precaução, já me antecipo: "você não tem cara de assaltante Biafra, ou, se tem, agora não tem mais porque sou eu, então a maçã é pra comer e a faca pra cortá-la. Ele nada responde. Pergunto sobre a foto do Exército no Forte de Copacabana e ele diz que é apenas uma foto. "Isso aí é melhor não lembrar". Pergunto se ele deseja que eu coloque novamente as formigas no latão e tento quebrar uma potencial lembrança ruim. Ele reponde então que poderia fazer um latão pra mim, pois teria me achado "um cara legal" e "diferente". Digo que meu negócio é mulher e ele cai na risada. Mas, depois da brincadeira, observo a mega elefantíase ou algo que não seja menos do que isso em uma das suas pernas. "Pô, Biafra, e eu que sou diferente? O que você arrumou aí na perna, cara, já foi num hospital?" Ele reponde: "Fui no Rocha Maia, UPA, num monte de lugar e todo mundo olha e diz que tenho que ir a outro lugar. Desisti faz tempo, Ninguém encosta." Digo apenas "entendi" e sigo meu caminho. Fato é que nunca mais conseguirei escutar as palavras lata, latão, tinta ou latas de tinta, e não lembrar do Biafra. Quis tocar no assunto "Deus", mas só deu tempo de escutá-lo dizer que é algo difícil de acreditar. E completou: "Não pra você rapaz, e sim pra mim". Possivelmente não terá nem um enterro em cova rasa pago pela municipalidade, pois a mesma não quis nem tratar a sua perna. Uma coisa, porém, é certa: irá para o mesmo lugar onde vão os reis de verdade.

Inserida por AlessandroLoBianco

O Brasil tem a sagrada vocação de unir os povos, em seu território, na fraternidade, na solidariedade e na caridade, que são os três estágios do amor.

Inserida por Valdirdomiciano

Coração solidário é aquele que vendo criaturas aflitas, se aflige
e vendo criaturas felizes, se alegra.
Não esconda suas mãos,
de um leve toque de amor em direção ao próximo.
Se examinarmos o ontem, perceberemos que ainda estamos em débito com outras vidas.

Inserida por SandraLiepkaln

Quem multiplica e não divide subtrai de quem não soma!

Inserida por poetacuritibano

Eu escolho ser médico e não juiz. Nunca tive jeito para acusador. Talvez não tanto assim para fazer curativos também, mas a vontade de ver feridas sendo fechadas sempre me foi mais atrativa do que decretar sentenças. Um Médico me ensinou.

Inserida por PauloMaccedo

Quando o ser humano é gente do bem, a luz interior que há em nosso coração é tão brilhante quanto a luz do sol.

Inserida por MarcioNato

Quando criança, sonhava em salvar o mundo. Já adolescente, vi que salvar o mundo era demais pra mim, então descobri o Brasil... conheci o nordeste, a cracolândia, o pavilhão nove, as febéns, algumas comunidades, cortiços e algumas famílias muito carentes.

Hoje, sem tanto sonhar, entendi que se eu conseguir ajudar uma pessoa no mundo antes de morrer, terei feito um bom trabalho!

Inserida por AbigailAquino

"Espero poder ajudar a levantar os mil que caírem ao meu lado, e os dez mil prostrados à minha direita. Somente isso justificaria o fato de não haver sido atingido."

Inserida por HermesFernandes

A gente nasceu para servir à Humanidade, e não para a Humanidade nos servir.

Inserida por Valdirdomiciano

Destrua muros, cercas, desencontros . Construa caminhos, rotas harmonia. Reconstrua o amor é a solidariedade....

Inserida por GedeCastro74

Que o Senhor nos ajude a ajudar nosso próximo.

Inserida por JAMESSINCLAIR

Que a minha vida seja vida na vida de muitas vidas. É o que me ensinou o Autor da vida!”

Inserida por JAMESSINCLAIR

Em muitas batalhas da vida teremos por companhia somente nós mesmos e a nossa fé em Deus. Pois familiares e até mesmo amigos íntimos, às vezes costumam dormir nas horas mais difíceis. Você se lembra que Pedro, Tiago e João dormiram no Getsemani?

Inserida por JAMESSINCLAIR

Ao invés de cobranças, implicações e críticas excessivas ao seu cônjuge, desenvolva ou estimule efetivamente o amor. Especificamente o amor denominado Ágape, o incondicional.

Inserida por JAMESSINCLAIR

O ato de fazer o bem exige de nós uma postura baseada num amor piedoso e disposto à compreensão de que, todos nós, estamos em constante aprendizado na vida.

Inserida por euvitorialuz

Pretendo sempre me manter firme praticando a Justiça dentro do direito, não basta se apresentar como justo, é preciso demonstrar com ações concretas na hora que nosso próximo necessite do nosso julgamento.

Inserida por MercioFranklin