Reflexões sobre Solidariedade
O calor é energia, o frio é ausência da mesma. Misturando suas ações você é mais quente ou mais gelado?
Ao olhar meus recados, vejo que há muito não me dá o prazer de sua presença...
Sabe, acredito que a amizade, assim como qualquer tipo de relação, em essencial as afetivas, é uma via de mão dupla, onde se pode dar e receber atenção, companhia, compreensão, conforto, solidariedade, olhos e ouvidos para eventuais problemas, e isso apenas quando e se necessário.
No momento em que esta via se torna mão única, transforma-se indevidamente numa utopia, numa idolatria, quiçá numa indesejada servidão, alterando, assim, o equilíbrio que necessariamente deve existir entre duas forças equânimes...
Assim, ainda que de mim tenha partido o desejo de travar essa amizade, com reiterados esforços para fazê-la verdadeira e forte, percebo que não há em você a indispensável reciprocidade para os meus anseios...
Portanto, sem querer persistir numa fantasia - que, presumo, existe apenas em minhas divagações -, deixarei, a partir deste momento, de lhe aborrecer com as minhas manifestações...
Peço-lhe antecipadas desculpas por possíveis incômodos, transtornos e/ou embaraços que porventura possa lhe ter causado...
É meu desejo que fique em paz e na companhia de Deus.
"Desejo a cada amigo, colega ou fake um 2014 maravilhoso onde o McDonald's custe R$ 1,00, que o salário mínimo suba pra R$ 2.561,00 afinal odeio quando não me sobra 1 puto. Desejo que todo brasileiro tenha passe livre para os jogos e que todo jovem tenha o bolsa balada. Desejo que a mortalidade diminua, o respeito aumente, que solidariedade seja mais que uma palavra, que amores sejam eternos e sonhos sejam possíveis, MAS se nada disso acontecer desejo a cada um a força para lutar e a fé para continuar."
FELIZ ANO NOVO!
Não acreditamos que a melhor forma de combater o fogo seja com fogo; a melhor forma de combater o fogo é com água. Vamos combater o racismo não com racismo, mas com solidariedade.
A doação a alguém necessitado é o ato de se entregar e levar um pouco do que a vida lhe dá. A doação é sublime! Não julga e alivia o que oprime.
Quem doa, sorri com a alma, acalma a dor, eleva o amor, resgata vidas, transforma a si, e as pessoas;
Quem doa tem seu verdadeiro valor; é um ser especial, aprende que na vida a doação é constante e um ato essencial.
Pessoas inteligentes têm a capacidade de tornar suas vidas melhores. Pessoas sábias conseguem fazer isso com a vida dos outros.
MÃOS QUE SE ESTENDEM
São muitos os gritos de dores...
E Gritos de horrores, de temores...
Gritos de fome que são ignorados
Por gente que no egoísmo, está perdendo valores.
Entre tanta falta de tudo, uns querem faltar com o amor,
Mas tem gente que abre o coração
E através do “estender de mãos”
Continua partilhando porque não negociou seu verdadeiro valor.
É tempo de escassez de tudo...
-E por que tem gente com tudo e gente sem nada?
Fazemo-nos esse questionamento tantas vezes
Como forma de se livrar de ser sinal de Amor no mundo.
Há mãos que se entendem no muito ou pouco
E levam mais do que comida, levam presença mesmo à distância
Fazendo a diferença mesmo que invisível aos insensíveis...
O que na verdade querem é abraçar com gestos o outro.
A Solidariedade não mudou de significado
E nesse tempo favorável ela também grita
Para que seja uma constante em cada atitude
E resposta sempre pronta para quem busca “seu bocado”.
MÃOS QUE SE ESTENDEM são poucas e raras...
Mas não são frias, mesquinhas ou irrelevantes.
São AMOR PULSANTE, VERDADE CONSTANTE
E em meio ao caos que o mundo vive SE IMPORTE COM O SEMELHANTE.
Rônet Alves
Aracati-CE, 23 de março de 2021.
Vamos Superar essa fase, aprendemos com cada etapa da nossa vida, e nesse momento entendemos que, o dinheiro a soberba e o orgulho, nada valem perto do valor que a vida tem. Um cuida do outro. É assim que vamos passar por essa etapa, como seres humanos melhores. Valorizar o banco da praça que hoje não podemos sentar para conversar com alguém, ou simplesmente ver uma criança sorrir enquanto corre brincando com outra, admirar o voo dos pássaros, o tocar do sol na nossa pele, o abraço que precisamos. Percebemos quão importante a família é, os amigos, a escola, a ida ao cinema, o curtir com “a turma” na praia, jogar conversa fora com o vizinho na calçada, ou simplesmente ler um livro sob a sombra de uma árvore. Seja como for, não se sabe como será o amanhã, mas podemos mudar o hoje. Nunca mais seremos os mesmos, mas com certeza — seremos muito melhores!
“As mais nobres atitudes humanas são as que levam um ser humano a estender as mãos ao outro em momentos de grandes dificuldades, se dispondo a ajudar, certo de que dessa forma não está apenas praticando o bem, mas ensinando pelo exemplo que solidariedade não é caridade, mas a maneira mais sensata de minimizar desigualdades e obter assim, uma sociedade mais justa.”
"O Capitalismo prospera nos defeitos humanos. Quer uma sociedade justa? Comece alimentando virtudes como altruísmo, solidariedade, indulgência e fraternidade."
Abrace como quem quer acolher, acolha como quem deseja ser solidário, ajude como quem se coloca no lugar do outro.
Não desperdice o seu tempo com coisas vãs. Olhe para o lado, e veja o seu próximo com carinho e solidariedade.
Às vezes é preciso deixar de fazer algo que planeja para ajudar alguém naquilo que a vida não lhe deu chance de antecipar.
Por que minimizamos com tanta facilidade as dores de outrem, esquecemos do passado que não nos assolou, desprezamos o sol que não nos queimou ou a fome que não nos fez chorar, por que não deixamos a consciência pessoal viral coletiva, mais ao invés tentamos forçar a todos que aceitem a consciência coletiva como se fosse pessoal, por que quando inventamos o argumento esquecemos a humanidade? Precisamos amadurecer, viver em paz mesmo sendo diferentes, tendo amigos diferentes, vivendo em lugares diferentes, comendo coisas diferentes, pois somos filhos de um mesmo berço...
"Distantes, mas tão certo perto
Corpos que não se tocam, espíritos que se entrelaçam
Num pensamento, num sorriso, em uma solidariedade sem fala
Não precisa estar junto para trazer calma
Se os corações se encontram, a alma se aquece e de solidão ela não padece
Nessa rede de amor
Sem culpa e sem dor
As mãos não podemos dar
Mas o nosso coração podemos compartilhar."
Estamos esperando essa pandemia acabar para tudo voltar ao normal, sendo que um dos maiores problemas está exatamente em nosso normal.
Temos que nos tornar melhores, tendo mais empatia, mais compaixão, mais solidariedade e só assim nos tornamos mais humanos.
Onde a ganância permeia, em consequência de breves prazeres de uns, a miséria se estende pela vida inteira de outros.
Natal é tempo de reflexão... independente de crenças...
À analogia sobre os valores de empatia e solidariedade universais explanado na crença Cristã... é a mensagem que serve a todos... pois não é uma questão de Fé... mas somente uma reflexão sobre valores Humanitário .