Reflexões sobre Solidariedade
Na solidão, encontramos a nós mesmos; na solidariedade, encontramos o mundo. Dois momentos significativos que constroem conexões e que enriquecem nossas vidas.
DEUS É BOM O TEMPO TODO
Solidariedade implica em
oferecer ao outro aquilo que
realmente ele precisa e não o que
faz parte da minha bagagem.
Será que conheço minha bagagem?
Tempo de florir
No meu jardim ainda floresce esperança, solidariedade, alegria,
carinho, respeito, doçura e muitas outras flores nobres,
Hoje os canteiros de amor- perfeito amanheceram todos floridos,
o sol entrou por entre as ramas e intimidou ervas daninhas,
Logo as sementes de sonhos começarão a germinar.
Na primavera o ciclo se completa, e o perfume há de se espalhar pelo ar.
“Pela sobrevivência, deixamos de cultivar os valores sociais, como: amor, solidariedade, fraternidade, respeito, limites pessoais, união familiar.” (18/10/09)
“A solidariedade é um dom Divino, e graças a esta, que esta unindo os povos para ajudar o Haiti, mas tomara que os países não a tornem posteriormente a esta tragédia em negocio político voltado para seus interesses, deixando de lado o verdadeiro sentido da mesma “.
Não ficaram para trás o amor e nem a compaixão. Não está perdido o espírito de solidariedade muito menos a essência do existir. Tudo isto só está preso, gritando para sair.
Solidariedade
é amar o temido, ajudar um amigo, fazer de alguém um irmão... é não pensar em olho por olho, é nao querer se vingar, é unir aos desconhecidos. das virtudes és uma das mais bonitas; dos pobres, dos ricos, dos feios , ou dos bonitos... é solidário quem quer e não quem pode!
A solidariedade é tão necessária, que até
os eremitas precisam da solidariedade
de Deus para sobreviverem...
E atualmente, TODOS estamos precisando e muito
da Solidariedade Divina...
Osculos e amplexos,
Marcial
A ESQUECIDA SOLIDARIEDADE
Marcial Salaverry
Infelizmente a solidariedade é um sentimento que na vida moderna começa a ser relegado a plano secundário, e isso é devido à luta pela subsistência, que parece impelir as pessoas a tentar conquistar coisas, na base do custe o que custar, mesmo que se tenha que prejudicar alguém, contudo devido a certos fatos recentes, algumas pessoas sentiram o despertar desse nobre sentimento em sua alma, e a estão praticando. Já é um início...
Solidariedade, na realidade, é uma palavra simples, bastante comum, mas que em verdade encerra em seu contexto um sentido muito profundo, já que significa algo que pode representar a vida para muitos, pois no âmago da questão, tem um sentido moral muito amplo, que sem duvida alguma, nos vincula ao sentido da vida.
Representa uma ação ou um pensamento feitos em conjunto, quando devemos nos esquecer da individualidade da vida. Esse é um dos conceitos da solidariedade, um pensar solidário, e não solitário.
Da mesma maneira que precisamos ser solidários, cumprindo nosso papel, desejamos sentir essa mesma solidariedade para conosco. É algo que deve sempre andar em estrada de duas mãos, já que encerra uma relação de responsabilidade mútua, onde todos buscam um interesse comum, fazendo com que cada qual se sinta na obrigação moral de oferecer seu apoio aos outros.
Para poder dizer que somos solidários, temos que estar sempre presentes e dispostos, mesmo que não sejamos solicitados. É o fato de sermos voluntários, sempre quando for necessário, e isso vem acontecendo nos dias tumultuados que estamos vivendo...
Sempre que nossa presença for necessária, não poderemos ter hora para partir, mas sim permanecer ao lado, enquanto nossa presença for imprescindível, esquecendo-nos mesmo de nosso conforto, em nome da solidariedade, nõ esquecendo de que muitas vezes a solidariedade se demonstra com palavras.
Quantas vezes pessoas nos procuram em busca de uma palavra de conforto, precisando, como se diz, “de um colinho”. E esse colinho deve ser dado, devemos ouvir com atenção e carinho as mágoas, cujo desabafo pode até ser vital para alguém, podendo aliviar a alma de quem estiver fraquejando...
Esse é o real sentido da solidariedade, principalmente quando prestada no anonimato. Sem que se fique alardeando aos quatro ventos o que se fez em benefício de outrem. A mão esquerda não deve saber o que a direita faz, e ponto final. Basta a satisfação íntima de ter feito sua parte. Basta saber que seus atos beneficiaram a alguém.
Assim agindo, sem duvida de que será muito fácil termos UM LINDO DIA, podendo espalhá-lo para quem precisar, sabendo usar a tal da solidariedade...
Que o despertar da
consciência, nos
conscientize, com um
olhar de solidariedade, e
ajuda ao próximo.
Na vida crie pontes, defenda a equidade, a solidariedade, a fraternidade e o amor sem preconceito para todos.
"A solidariedade é um código adotado,
por corações que tem na sensibilidade,
sua forma natural de exaltar a vida".
Tudo se trata de solidariedade, humanismo. Nós vamos procurar balsas no mar e guiá-las para a liberdade.
Faça uso todos os dias:
Felicidade
Paz
Amor
Compaixão
Solidariedade
Educação
Gentileza
Delicadeza
Empatia
Transforme a sua realidade interior e reaprenda a viver com fraternidade e solidariedade. Não vale a pena sobreviver, dentro de um sistema capitalista selvagem.
FELIZ NATAL!
Evite os excessos e busque o equilíbrio com humildade, respeito e solidariedade. Desenvolva e mantenha uma mentalidade de sustentabilidade, nas relações humanas e no meio ambiente.
Esse período deveria ser de alegria, festas, congratulações e solidariedade; algumas vezes me deixa decepcionado e chocado com tanta meninice no meio do povo de Deus.
Todo ano é a mesma ladainha, com discursões e postagens bobas, tolas, fúteis e sem embasamento histórico sobre se é pecado ou não comemorar o natal, se é ou não uma festa pagã.
Pelo amor de Deus gente! Será que estamos ficando burros ou paramos de lê a bíblia! Os magos comemoram (Mateus 2.11), os anjos e a milícia celestial comemoraram (Lucas 2.13), os pastores comemoraram (Lucas 2.20) e Simeão comemorou (Lucas 2.28-29); Ai vem outro diz: “Mas ninguém sabe a data exata que Jesus nasceu”, nem os magos sabiam, mas mesmo assim comemoraram fora de época e trouxeram presentes, mesmo não sendo o dia, pois quando os magos vão até Jesus, Ele já tinha por volta de um ano de idade (Mateus 2). Então, assim como os magos que comemoram fora de época, nos também podemos comemorar!!!
E quanto às fantasiosas histórias de origem pagã da arvore do papai Noel, das luzes etc... se você não tolera o paganismo e tudo que não tenha uma origem Judaico-cristã e quer continuar a ser um religioso imaturo raiz, então você vai ter que deixar de comer, vestir e usar muita coisa, por exemplo:
- Alianças de casamento, sua origem remonta ao antigo Egito;
- terno de origem francesa, do século XVIII, criado pelos alfaiates do Rei Luís XIV;
- A gravata tem um dos registros mais antigos dos egípcios, cujo amuleto chamado “Sangue de Isis” era feito de ouro ou cerâmica e tinha a forma de um cordão com nó, ele era colocado no pescoço das múmias e sua função era proteger dos perigos da eternidade;
- Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam para ela.
Eu oro para que a igreja amadureça e pare de dar ouvidos e importância a lendas, mitos, mentiras e teorias de conspirações.
Feliz Natal, Marcelo Rissma.