Reflexão sobre Liderança
Um bom líder não é aquele em que suas ordens são obedecidas, mas o que tem seus passos seguidos devido aos seus exemplos de atuação.
Vivemos em tempos angustiosos onde o básico é desenvolver o domínio das emoções a cada momento. O que separa sobrevivência da abundância é a velocidade com que se corrige essas limitações mentais. Ser criança eternamente só é viável na estória do Peter Pan.
"O verdadeiro líder consegue liderar em terrenos onde ele não possui autoridade formal, influenciando pessoas fora de sua equipe de trabalho, em sua mesma linha hierárquica ou, até mesmo, hierarquicamente superior."
"O líder tem que buscar a sabedoria e atraves dela traçar um caminho de cumplicidade e envolvimento entre seus liderados, de tal forma que as diferenças nao sejam empecilhos e sim incremento, pois o ambiente se construirá com tanto compromisso individual para o coletivo."
"O verdadeiro líder consegue enxergar além das montanhas, percebe o mundo de modo diferente e amplo, vê na dificuldade uma oportunidade, na impossibilidade uma possibilidade, na tristeza uma alegria, na guerra o recomeço, na intolerância a tolerância, na fome a saciedade no Criador, na raiva o amor."
Ser cabeleireiro vai além da tesoura, o torna um ser humano de distintas facetas, pois deve estar pronto a cada minuto para uma nova historia e adequar as mãos no trabalho com a mente em ação, para se transformar na resposta adequada que os ouvidos querem ouvir.
Assim que uma pessoa, cujas palavras são de valor para muitos, se atreve a tomar uma atitude corajosa e de coração aberto, muitos se seguirão.
Nenhuma valia há nas instruções recebidas se não as praticarmos, elas poderão vir do mais bem renomado líder, mas se não optarmos em ter atitude, serão vil.
Se todo homem é poeta quando está apaixonado, segundo Platão acredito que todo homem é líder quando está inspirado.
Dizem que não se deve dar o peixe, pois o certo é ensinar a pescar. Mas, depois que você ensinar, partilhe o peixe e coma‑o com quem aprendeu contigo. Isso é liderança para servir.
A consciência política de nossa sociedade passa por uma transição nestes tempos em que tantos escândalos são exibidos em rede nacional na TV, e que tantos são desmascarados tendo seu passado e suas reais intenções reveladas e máscaras retiradas.
É muito importante que embarquemos nessa transição com uma bagagem de conceitos sobre o REAL E O IMEDIATISTA, para assim diferenciarmos aonde teremos uma colheita de benefícios ao longo de um determinado tempo ou apenas naquele momento propício ao qual interessa a determinado grupo.
Todo processo de melhorias dentro de nossa sociedade passa por etapas para se autojustificarem e serem aprovados e executados, não é em um passe de mágica que as coisas acontecem, por mais necessárias que se façam.
Nestes tempos que antecedem as eleições e as escolhas de nossos representantes surgirão muitos com RECEITAS MÁGICAS E PRÁTICAS.
Fiquem atentos a estes tipos de receitas ou soluções para determinados problemas, pois em nossa história não há nada que seja novidade. Tudo se repete ou se recria de forma que passe desapercebido a olhos desatentos.
Devemos nos atentar para nossas lideranças não somente pelo que fazem sobre pressão, exercendo um trabalho imediatista e totalmente voltado para um só fim: se autopromoverem ao poder.
Mas sim olhemos para aqueles que nos mostram compromisso durante todo tempo, enfrentando as dificuldades com determinação e ética, sem buscar atalhos ou negociatas, muitas das vezes para obter determinada vitória custa-se tempo e muita luta, mas com a certeza plena de termos a nossa frente uma REAL LIDERANÇA PARA TODOS OS ANOS E NÃO SOMENTE EM ANOS DE ELEIÇÃO.
Uma pessoa incompleta busca outro incompleto para se completar. Porém um incompleto não é capaz de completar-se a si mesmo, quem dirá, outro incompleto. Eis que o completo, não busca um incompleto. Na verdade, nem busca ninguém, pois não precisa de ninguém para se completar, pois já é completo. Entretanto, se busca, busca para se transbordar, se transformar a cada dia, pois, não precisa de ninguém para ser feliz, apenas de si mesmo. Mas se tem alguém, não sofre se este alguém o deixa, pois é completo.
Na jornada de um líder o caminho é feito de pedras, espinhos, choros... Nunca, nunca foi dito que seria fácil!
Se o caminho de alguém foi diferente, olhe direto para ele, ele não é um líder. Veja a frustração estampada no seu rosto. Procure suas conquistas. O que será que ele conquistou? Você não as encontrará, Não queira imitá-lo. Quem faz o líder é ele mesmo e o que o motiva;
Cobre-se! Faça melhor! Chore se preciso! mas que suas lágrimas sejam um sinal de nobreza. Um líder chora de alegria quando conquista algo, mas, também sabe chorar e pode chorar quando sente que falhou. Quando um líder chora ele demonstra que tem sentimento, pois é um ser humano, não é uma máquina.
Um líder não escolhe apenas os fortes para estar ao seu lado. Os fracos nos mostra como precisamos melhorar. Eles entende de perdas e sabem nos perdoar quando erramos.
Um líder não se deixa manipular, ele aceita opiniões.
Um líder não morre, ele desocupa o lugar para outro dando um passo à frente.
Que, como líder você exerça bem hoje para ser honrado amanhã!