Reflexão sobre Liderança
A fraca liderança manda a sua guarda morrer pelo não dito, ao contrário do líder de verdade! Não manda vai para dar exemplos;
A liderança Angolana investe mais em betão do que em pessoais o que não ajuda no desenvolvimento do Angolano. Por isso temos sempre estrangeiro em nossa frente.
Autoridade
Controlar a situação
Eterno desgaste de si e dos outros
Receio de perder a liderança
Já o fez com a sua insegurança
Não enxergar o talento alheio
Não ter consciência de sua própria condição
Promover a própria imagem
Colocar se acima da própria instituição
Viver em função do status e do poder
Vender se por um tostão
Manter se no topo
Conchavo ou coalizão
Desprovido de inteligência
Necessidade de ter tudo à mão
Ter conhecimento e não ganhar sabedoria
É envelhecer em vão
A grande receita da liderança encontra-se viva nos corações daqueles que se conservam inquietos diante do que é passível de melhoria.
A liderança plena é praticada, obrigatoriamente, por pessoas do bem.
A liderança não pode ser praticada por pessoas que sejam apenas boas.
Entendendo que pessoas boas e pessoas do bem são diferentes quando se pressupõe que a definição comum de pessoas boas são pessoas dóceis, amáveis e que sempre permitem e perdoam tudo, inclusive desrespeitos ou injustiças!
Líder nato é aquele que nasce com o solstício virado para uma praia quente e, estilo de liderança voltado para o equinócio da lua.
SUICÍDIO COLETIVO.
Olho para dentro dos templos, para os altares, para a liderança, para os liderados, enfim, olho pro evangelho e dentro de mim uma voz grita: -suicídio.
Ouço os sermões, louvores, ensinamentos e novamente uma voz grita: -suicídio.
Paro por um segundo e penso no evangelho de hoje, reflito mais um pouco e levo meus pensamentos até a bíblia, logo vejo que o que chamamos hoje de evangelho está longe de ser o evangelho pregado por Jesus, chego a conclusão de que vemos e infelizmente vivemos o que pode ser chamado de "eu-vangelho". Tudo hoje leva ao crescimento do ego das pessoas, se pregam é pra exporem seu "eu" e não para expor a Cristo, as mensagens e louvores não tem passado de mantras e terapias para reajustar a auto-estima.
Por mais uma vez paro e grito: - Suicídio! Morte!
Quando será que vamos reconhecer que evangelho é auto-sacrifício e não auto-realização, auto-promoção ministerial ou auto-satisfação?
Hoje Jesus passeia pelas igrejas com seus tênis de marca, sua ferrari e com sua imagem espelhada nos fashion weeks, ele acena de longe aos maltrapilhos e não realiza mais milagres, hoje o Jesus anunciado é aquele que diz: - cada um que cuide de si.
Paremos então e olhemos, veremos que este Cristo anunciado atualmente em grande parte dos lugares é falsificado, é made in taiwan, pois o Cristo verdadeiro grita em alta voz: - Suicídio, vocês precisam morrer pra ganhar a vida.
"Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." Lucas 9.23
-#álvaro.carvalho
Nas teias dos regimes ditatoriais, são reflexos distorcidos da liderança, onde a verdade é turvada pelas sombras da censura e da propaganda tendenciosa
A verdadeira liderança não se posiciona no topo da pirâmide, mas agindo na base, dando suporte, orientação e encorajamento a cada membro da equipe
A essência da liderança está em agir com confiança, para poder altivar sua equipe, capacitando-a a descobrir suas próprias virtudes e alcançar novas alturas. O líder não se omite e sempre é o primeiro a se comprometer com os projetos que abraça, alavancando o crescimento conjunto.
Desenvolva uma liderança assertiva demonstrando confiança, atitude e autoridade ao tomar decisões firmes.
A habilidade de liderança assertiva é fundamental para qualquer líder que deseje alcançar o sucesso. Ser assertivo significa tomar decisões firmes e demonstrar confiança, atitude e autoridade.
A forma como eu avaliaria a liderança é esta: das pessoas que estão trabalhando comigo, quantas acordam pela manhã pensando que a empresa é delas?
Após mais de cinco décadas de observação de liderança em minha família e de muitos anos de desenvolvimento de meu potencial de liderança, cheguei a esta conclusão: liderança é influência. É isso aí. Nada mais, nada menos. Meu provérbio sobre liderança é este: aquele que acha que lidera, mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.
O fortalecimento de uma equipe destinada à vitória acontece quando o peso de sua liderança e de seus liderados serve de apoio e não de carga.
Qualquer que seja, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o "coronel", comanda discricionariamente um lote considerável de votos de cabresto. A força eleitoral empresta-lhe prestigio político, natural coroamento de sua privilegiada situação económica e social de dono de terras. Dentro da esfera própria de influência, o "coronel" como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Exerce, por exemplo, uma ampla jurisdição sobre seus dependentes, compondo rixas e desavenças e proferindo, às vezes, verdadeiros arbitramento, que os interessados respeitam. Também se enfeixam em suas mãos, com ou sem caráter oficial, extensas funções policiais, de que freqüentemente se desincumbe com a sua pura ascenden cia social, mas que eventualmente pode tornar efetivas como auxílio de empregados, agregados ou capangas. parte do livro Coronelismo, enxada e Voto do autor Victor Nunes Leal
Um perfil que se diferencia, e o mais procurado atualmente, é o de liderança global.
Tratam-se de pessoas que, além de cumprir tarefas, são também capazes de motivar equipes, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e se relacionar bem socialmente. São os profissionais bilíngues, com espírito empreendedor, que se interessem por novas culturas e trazem inovação para o seu perfil profissional no ambiente de trabalho