Reflexão sobre Liderança
O líder de excelência se reconhece na performance de cada membro da equipe, porque sabe que sua missão é formar sucessores, ou seja, líderes iguais ou até melhores do que ele.
Muitos Líderes esquecem que para uma equipe bater meta, as motivações precisam ir muito além de seus interesses pessoais!
Um funcionário com personalidade será um desafio para uma empresa sem personalidade. Mas a empresa com personalidade buscará expandir seu potencial.
Quando alguém busca trabalhar apenas com pessoas compatíveis com sua própria personalidade, não é uma equipe, é uma panelinha. Trabalho em equipe requer pessoas aptas a lidarem com divergências.
Em tudo que você for fazer, faça como Moisés, só vá se a Presença de Deus for contigo (Êxodo 33.15).
Quem está Lider, deve entender que dependerá do apoio dos seus liderados para colocar em prática suas ideias e tendo uma escuta ativa de sua equipe e isso ajudará nas melhores tomadas de decisão e com certeza trará grandes resultados
Feedback de qualquer jeito e sem qualidade não agrega valores mútuos e nem possibilitará crescimento e desenvolvimento de ambas as partes!
Desligamento individual voluntário pode ser fruto de frustrações nas relações existentes no ambiente de trabalho.
Tem gente acima da média trabalhando no modo invisível por conta da falta de observância da liderança imediata.
Gestão humanizada promove ambientes saudáveis onde se ouve, vê, orienta e valoriza as pessoas individualmente.
Um bom líder consegue reconhecer pessoas comprometidas, que amam o que fazem e que estão sempre dispostos, dedicados e fazendo parte do negócio engajados nos mesmos alinhamentos para busca dos melhores resultados da empresa!
A concorrência de alguns líderes e seus liderados às vezes pode ser desleal dentro de uma empresa, visto que existe liderança que se sente ameaçado pelo liderado, pela capacidade que esse liderado tem de realizar suas entregas ou de ter vasto conhecimento em processos e despertar medo de inoportunamente criar um concorrente a seu cargo, sem inteligente na reflexão de que na verdade um bom líder deve valorizar essas pessoas que detém valores acima do esperado, experiencia e conhecimento do negócio, habilidades destacadas e as vezes até maiores que as suas. Não há problema nisso, há de se se atentar aos bons funcionários e trazer para junto de ti os melhores, aquelas pessoas que são resolvedores de problemas, entregadores de resultados, integradores de equipe e que se apropriam das ações na instituição como se fossem dono da empresa. Quem age de forma contraria, correrá sérios riscos ao desprestigiar tudo isso, pois um péssimo líder se opõem aos bons por medo de perca de cargo, se coloca numa situação desconfortável diante do time por desprezar referências na equipe e poderá inclusive comprometer suas entregas e até resultados por deixar de valorizar ou reconhecer os bons valorizando seu ego reconhecendo aqueles que estão abaixo do esperado em seu desenvolvimento dentro da instituição!
Um líder eficiente sabe expor com diplomacia quando se faz necessário. Mas quando realmente eficiente, jamais deixa de dar uma saída honrosa para seus superiores, pares ou liderados!
Liderar é capacitar cada indivíduo a se tornar um agente de mudança, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados e ouvidos.
Ser líder é agir com justiça, tomar decisões difíceis quando nescessário e sempre buscar o melhor para a equipe