Reflexão para Professor
Preparar a juventude para o futuro, para os desafios da vida adulta é um privilégio, são eles a força, a esperança. Que saiam das faculdades profissionais competentes e equilibrados, orgulhos para as famílias e úteis para a sociedade.
Não sei se o caminho é o certo para todas, mas deu certo para mim.
Eu tive a oportunidade de conhecer a ter acesso a pedagogia, escolhi ela para ser meu amor para a vida inteira, ela em troca me deu uma vida sem algemas de um sistema.
A educação me deu valores, lutas, batalhas e algumas guerras, nenhum dos desafios eu deixei de lado e o tempo passou então ela também me escolheu.
Me deu tudo que precisava para ser uma pessoa melhor.
Me deu propósito, me fez acreditar, me deu família, amigos , saúde, conhecimento e um amor para amar.
Que toda pedagoga se encontre dentro de si mesmo, assim que vou ensinado a quem do meu lado sempre está.
Ser Pedagoga não é caminhar pelo discípulo, ser Pedagoga é ensinar o caminho e vê o discípulo caminhar.
Deixo ali mais uns meninos
rindo, olhando uns aos outros
e mostrando seus cadernos
como se neles tivessem
obras primas das mais raras,
mas, de fato, até que é fato:
aprenderam escrever
nada mais que próprio nome
e eis apontam para o feito
dizem “Tio, sou eu aqui!
Não tem letras mais bonitas
do que essas do meu nome”…
Deixo a moça sentadinha
lá no píer abraçando
os joelhos, mas sorrindo.
Seu tchauzinho me comove.
Descobriu-se diferente,
se travou dentro de si,
teve medo, quis morrer;
quis sumir em meio à mata
não tão virgem como dizem,
mas mostrei-lhe umas fotos
de pessoas “parecidas”
e que vivem sem temer,
pois é belo o ser diverso…
Deixo gente que me odeia
por que levo diferença,
esperança e quase sonhos
para quem já nem sonhava…
Deixo lágrimas descerem
se juntando ao rio escuro,
pois sozinho choro livre
e meu corpo diz à mente
que foi bom deixar de mim
mais um pouco e o barqueiro
já conhece o meu sentir,
pois deixei na outra Vila
mais pedaços de euforia
e me alerta: “-Homi, calma!
Come um pouco e te distrai.
Esse rio é tua estrada.
Deixa estar, segunda feira
tem, depois de Aritaguá,
Vilarejo e Juerana,
O Retiro, Assentamento,
Jairi, Sapucaeira…
Vão ser uns dias difíceis!
Deixa estar! Esses meninos
vão crescer e te esquecer,
é capaz de outros virem
desmanchar o teu trabalho,
mas agora, vai, descansa,
pois em pouco a gente chega
na Lagoa Encantada,
onde já tem o teu rastro;
onde dormes sono justo
onde sonhas e as dores
deixam tu sentindo a paz
que termina com o canto
do galinho garnizé
da senhora Albertina
que te deixa rir com “causos”
repetidos, mas alegram
e te deixam mais feliz…
Declaro admiração aos professores
Apesar do sentimento, não trago flores.
Vim questionar direitos e valores
Ensinaram-me a questionar
Diferente não faria
educadores disseram que isso é
Ci-da-da-ni-a...
Não dê flores aos professores
Elas vão murchar
E nada irá mudar
Merecem estima e máxima honra
Pois seu valor é inestimável
É pouco todo o tesouro em uma conta
Porque o mundo sem esses é miserável!
A educação podemos dizer que é um "contraditório educador". Espaço do saber é livre, como é livre a instituição dizer ao contrário, mas jamais romper o limite da fala de um educador a sua atuação, ou a palavra correta seria ao seu sonho. Quem se viu como educador e não pensar que seria um sonho toda essa caminhada, se limita as fronteiras físicas do futuro, de se construir uma mudança criada primeiramente dentro de si, a colaborar com o outro em primeiro lugar com amor, e depois no sonho.
Só tem algo que supera a sensação de bem estar de ter o conhecimento, passar ele. Poder ensinar e desenvolver pessoas é algo maravilhoso.
Só uma situação supera a sensação de bem estar que traz o aprendizado adquirido, poder passar para outras pessoas.
A felicidade é o que temos de mais íntimo e intrínseca do DNA. Uns conseguem através dos vícios, outros através das virtudes. Então não podemos querer ser professor de felicidade tendo a nossa como padrão.
15 de outubro.
Parabéns aos profissionais que mais esperança têm no futuro de alguém.
Parabéns, professor!!! Que o seu futuro seja igualmente próspero!
Professores... Heróis incompreendidos...
Não são os culpados pelo "niver do noçu inçinu..."
Bem que eles tentam fazer a coisa certa, mas falta o apoio do Governo,
e de um certo tipo de Pais que não sabem dar a educação devida no lar...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NA REALIDADE O QUE É SER PROFESSOR
Marcial Salaverry
Chegou o chamado Dia do Professor, quando são prestadas as devidas homenagens aos professores. Nada mais justo, porque ninguém mais do que eles para merecer homenagens, pois são autênticos heróis dos tempos modernos. Aliás, sempre o foram. Agora, mais do que nunca. Vamos falar um pouco deles. Sempre quando vai começar o novo ano letivo, recomeça o drama dos professores brasileiros, mal remunerados, mal compreendidos, tendo que dar um duro danado, matando alguns leões por dia (com vontade de substituir os leões por alunos...) para poder sobreviver, e são eles realmente que fazem a ligação entre as gerações, entre Pais e Filhos. São os incompreendidos e abnegados professores e professoras. Ainda me lembro do que aprontei em meus tempos de estudante, e aproveito para pedir perdão pelo que aprontei, pois na época não sabia que a vida de vocês era essa batalha, pois se soubesse, teria sido bem comportado, ou pelo menos um pouco, pois ninguém é de ferro...
Muita gente acha que é muito fácil ser professor. É só decorar as aulas, e despejar matéria em cima dos alunos. Depois, corrigir as provas, dar as notas, e pronto. É verdadeiramente uma maravilha ser professor. Beleza pura. Vai lá. Experimenta para fazer idéia da encrenca em que vai se meter. Esquecendo a utopia, e vamos para a realidade. É uma das classes mais mal remuneradas que existe. Se não tiver outras fontes de renda, tem que correr feito doido atrás da bola, em 3 ou 4 empregos, para tentar morrer de fome com dignidade.
Não podemos esquecer os longos anos de estudo para chegar ao Magistério. Realmente, Professor não é uma profissão, é um estado de espírito. É uma vocação.
Agora entra em pauta a parte mais delicada do que é ser Professor, ou seja, o que deveria ser a complementação da educação iniciada nos lares. Deveria, mas na maior parte dos casos (principalmente no curso primário), não é apenas isso, pois as crianças chegam para as salas de aula sem a mínima orientação de vida, sem sequer saber com exatidão o que foram fazer na escola. E atualmente só querem saber de seu celular e das famigeradas redes sociais... Nesse caso, o Professor tem que fazer a coisa desde o início. Precisa burilar a criança. Trabalhar a cabecinha, “trazendo-a” para o ambiente escolar. Esse trabalho nem sempre é compreendido pelos pais, que acham ser uma “interferência” na educação familiar, que na verdade, inexiste. Tem aqueles que acham que o um SmartPhone top de linha resolve o problema...
E quando numa sala de aula existe um ou mais “adolescentes rebeldes”, fruto de uma “deseducação familiar” total e completa, a coisa fica complicada. Os professores, em casos como esse tem que fazer “das tripas coração” para não deixar que o mau aluno deteriore o ambiente da sala de aula, e procura os pais que nem sempre colaboram (nunca tem tempo para ir às reuniões). Enfim, não é fácil lidar com esse tipo de adolescentes. É preciso muita psicologia para lidar com crianças, dada a heterogeneidade que se encontra em uma sala de aula, mas as crianças pequenas são mais maleáveis. O problema principal são os adolescentes, que já trazem mais arraigados os problemas domésticos, e então, são por natureza revoltados contra alguma coisa, que nem mesmo eles sabem definir, e que os professores procuram “consertar”. Sempre procuram cativar os líderes da turma, que muitas vezes colaboram para “acertar” a classe. Enfim, haja paciência, e muita sabedoria para contornar certas situações.
Na verdade, temos que registrar aqui uma homenagem a estes que são o verdadeiro elo que pode unir as diferentes gerações. É um trabalho de “sapa”, nem sempre compreendido, mal remunerado e super sacrificado. Afinal, estão lidando com o futuro das crianças. Muitas vezes crianças-problema são “consertadas” na sala de aula, graças ao trabalho psicológico lá desenvolvido pelos professores. Muitas vezes o trabalho dos professores é estragado pela falta de uma complementação doméstica. E vem aquela tremenda vontade de ser estivador, jogador de futebol, garçom, qualquer coisa menos professor.
Terminando, sigam o conselho deste seu mestre, que já foi aluno: TENHAM UM LINDO DIA.
"Reflexão não e' uma amaciada no ego, isto e' elogio; reflexão e' um balde de água fria quando se esta' dopado das percepções."
Não estou nesse mundo de passagem... estou para aprendizagem... tenho plena convicção que sou aluno... também sei que o universo é minha sala de aula... todos os dias meu coração aprende uma coisa nova... e meu mundo...se renova! 😉❤️🙏 ( Cris)
Educação vem de casa, já o conhecimento se adquire na escola, na leitura, pesquisas e principalmente no querer.
Só não sabe quem não quer…
- Relacionados
- Mensagem de reflexão para Professor
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Ser o melhor e não ser o bastante
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poema para Professor