Reflexão Humildade
"Pratique: a serenidade, a humildade, a moralidade, reflita antes de agir, respire antes de falar, silencie os pensamentos inúteis, agradeça, sorria, mostre para os outros somente o necessário sobre você, abra a mente para as intuições, aprenda ler letras e pessoas, descanse o corpo e trabalhe sem descanso energizando sua alma, pratique o bem anonimamente faça tudo sempre com muita prudência e amor. Calma! Isso é só o começo da sua evolução."
humildade pra mim é tudo qualquer coisa me faz feliz,seja um abraço,um sorriso.aprendi que ser refinado é um ato de honra.
A humildade não está em fazer um voto de pobreza, sim em saber diferenciar o “ser” do “ter”. É comum alguns terem mais que os outros, é tolice pensar que de alguma forma é superior por isso.
Nobreza se destaca pela simplicidade e pela humildade observadas nas ações praticadas através da justiça e sabedoria, e integridade é algo que é percebido pela capacidade de agir corretamente diante de várias adversidades que surgem na vida!
Ter humildade é lançar-se no vai e vem de um balanço e não reclamar quando for sua vez de empurrar o outro
Floresça de amor e alegria, floresça de paz todos os dias, plante o bem sem olhar a quem, a humildade faz parte do crescimento de alguém.
Um dia me perguntaram o que é o amor...
na humildade disse, porque ainda menino: o amor é uma palavra!!!
Um dia me perguntei olhando para o espelho: o que é o amor?
ainda jovem me respondi: o amor é um sentimento...
Hoje olho para o céu e respondo o que é o amor... apenas inexplicável!!!!!
Humildade ...
O que seria em nossa definição esta palavra e seu significado. Uma simples palavra que encerra um dos defeitos mais graves que muitas vezes insistimos em não usar em diversas ocasiões de nossa vida.
O que na realidade seria a definição de uma pessoa humilde? O que representa uma pessoa humilde?
Precisamos como pessoas esclarecidas e inteligentes que somos, entender que muitas vezes temos a necessidade de ter um comportamento e porque não dizer o cuidado no trato seja com pessoas, seja num contexto de uma conversa, uma reunião de trabalho, um lazer, uma reunião social.
Sempre e muitas ocasiões nos perdemos em palavras e até mesmo numa situação de se valorizar sempre um pouco mais sobre alguém. A capacidade de raciocinar se torna escrava de palavras que na verdade são para engrandecer e valorizar o que somos e o que fazemos.
Entra em ação o orgulho, a vaidade, a soberba, tudo para não nos sentir apequenados e principalmente sermos vistos em segundo plano. Queremos sempre o primeiro lugar, os holofotes, a primazia, os comentários e as opiniões que somos os melhores e que somos o que há de melhor. Nossa postura as vezes nos torna insuportável ao convívio com outras pessoas.
Cabe uma reflexão, que tudo que fazemos dependemos de outro. Tudo se completa, nada somos sozinhos, nada podemos e muito menos somos imprescindíveis como achamos que somos. Nos falta capacidade para compreendermos que fazemos parte de um todo, que cada situação ou eventos de nossas vidas, até os mais simples, seremos apenas uma parte de tudo que está acontecendo, não a peça principal, muito menos o ator principal. Para vivermos precisamos entender que nada somos sem outras pessoas.
A humildade está justamente neste ponto. Entender que por mais que estejamos preparados, nos julgando muitos superiores, outros também são importantes e com isto vemos que todos estão nivelados no mesmo patamar. Portando mesmo que alguns não gostem do que vou falar, mas a constatação é simples.” SOMOS TODOS IGUAIS”.
Humildade é aceitar que por mais que aja diferenças entre pessoas, como escolaridade, conhecimento, riqueza, aparência. Devemos entender que somos iguais e todos dependendo uns dos outros.
Em todas as áreas precisamos de pessoas para que seja executada uma atividade, nada fazemos sozinhos. Precisamos entender que humildade é uma virtude que caracteriza a consciência das próprias limitações, sendo assim, tendo modéstia, sendo simples nas palavras e atitudes.
Embora não queira dizer com isso que ser humilde, signifique um sentimento de fraqueza, ou de demonstrar inferioridade com relação a alguém ou uma situação vivida. Muito menos demonstrando uma submissão, ou um acatamento seja de ordens, ou atitudes ou mesmo pensamentos com relação a uma função ou a uma pessoa.
Humildade é uma pessoa despojada de luxo, de ser o centro dos holofotes, sendo sempre simples nas atitudes e opiniões e muita sobriedade. Isto que importa na realidade.
Marcelo Martins
Não sou tão forte quanto achei que seria. Nem tão humilde pra continuar me reduzindo a pedinte de amor.
_Ayra V. Alves
Todo aquele que adentra um campo de saber - do seu mais prestigiado nome ao seu mais humilde praticante - já passa imediatamente a interferir nele, mesmo que de forma indelével ou imperceptível. O mais iniciante estudante de graduação, os leitores externos das realizações produzidas no campo - e não apenas os renomados pesquisadores, cientistas e autores - todos produzem coletivamente o campo ao integrar a sua rede humana. Não há posição ou contribuição, por singela que seja, não repercuta de alguma maneira no campo. Podemos não nos dar conta de cada contribuição atomizada, mas certamente a influência de cada um e de todos pode ser entrevista nas lentas ou súbitas mudanças de temáticas, de preferências teóricas, de escolhas metodológicas; Um campo de saber, enfim, não se faz apenas das suas obras magistrais, mas também das contribuições que se estabelecem na média ou que se deixam ficar nos recantos mais obscuros, das tendências que se afirmam ou se revertem em vista das ações da massa de pesquisadores que constituem o campo disciplinar e da recepção dos leitores que completam o processo de circulação de saber.
[texto extraído de 'Interdisciplinaridade - na História e em outros campos de saber'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019, p.71],