Reflexão de Paulo Coelho
Todo guerreiro da luz precisa adquirir conhecimento, sabedoria, ser paciente, saber ouvir sempre o silêncio do seu coração, saber o momento certo de atacar ou de recuar.
A vida não é feita somente de vitórias, muitas vezes o guerreiro da luz precisa passar pelas derrotas para aprender alguma lição e fortalecer, sem contudo deixar se abater pela derrota . Um guerreiro da luz sabe que ninguém é tolo, e a vida ensina a todos, mesmo que isto exija tempo. Ele sempre dá o melhor de si, se espelha o melhor dos outros. Além disso, procura mostrar a todo mundo, com generosidade, do quanto cada um é capaz.
Quando menos esperamos, a vida coloca diante de nós um desafio para testar nossa coragem e nossa vontade de mudança: nesse momento, não adianta fingir que ainda não estamos prontos. O desafio não espera. A vida não olha para trás. Uma semana é tempo mais que suficiente para sabermos decidir se aceitamos ou não o nosso destino.
Se fosse capaz de entender o que se passava no mundo, seria capaz de compreender o que se passava comigo.
Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os
dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã.
Eu podia.
Jamais chegaremos a compreender o significado desta frase. Porque em todos os momentos de nossa vida existem coisas que podiam ter acontecido, e terminaram não acontecendo.
Existem instantes mágicos que vão passando despercebidos
e de repente a mão do destino muda o nosso universo.
Não adianta pedir explicações sobre Deus; você pode escutar palavras muito bonitas, mas, no fundo, são palavras vazias. Da mesma maneira que você pode ler toda uma enciclopédia sobre o amor, e não saber o que é amar. Diz o mestre: “Ninguém vai conseguir provar que Deus existe ou que não existe”. Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas – nunca explicadas. O amor é uma destas coisas. Deus – que é amor – também é. A fé é uma experiência infantil, naquele sentido mágico que Jesus nos ensinou: “é das crianças o Reino dos Céus”. Deus nunca vai entrar por sua cabeça. A porta que Ele usa é o seu coração. —
Um guerreiro da luz estuda com muito cuidado a posição que pretende conquistar.
Por mais difícil que seja o seu objetivo, sempre existe uma maneira de superar os obstáculos. Ele verifica os caminhos alternativos, afia sua espada, e procura encher seu coração da perseverança necessária para enfrentar o desafio.
Mas, à medida que avança, o guerreiro se dá conta que existem dificuldades com as quais não contava.
Se ficar esperando o momento ideal, nunca sairá do lugar; porque muita gente vive lhe dizendo que é uma loucura fazer o que pretende.
O guerreiro então usa um pouco de loucura. Porque – na guerra e no amor – não é possível prever tudo.
Há momentos em que os problemas entram em nossas vidas e não podemos fazer nada para evitá-los.
Mas eles estão lá por um motivo. Só quando tivermos que superá-los, vamos entender por que eles estavam lá.
Como posso saber a melhor maneira de agir na vida? perguntou um discípulo ao mestre. O mestre pediu que construísse uma mesa. Quando a mesa estava quase pronta - bastando apenas cravar os pregos da parte de cima - , o mestre aproximou-se. O dicípulo cravava os pregos a três golpes precisos. Um prego porém, estava mais difícil, e o discípulo precisou dar mais um golpe. O quarto golpe enterrou o prego fundo demais, e a madeira foi atingida. _ Sua mão estava acostumada com três marteladas _ disse o mestre. Quando quarquer ação passa a ser governada pelo hábito, ela perde o seu sentido; e pode terminar causando danos. " Cada ação é uma ação, e só existe um segredo : Jamais deixe que um hábito comande seus movimentos " ( Paulo Coelho _ Makitub )
O fim é um aliado
Quando as coisas começam a ficar confusas, um guerreiro pensa em sua morte, e imediatamente seu espírito encontra-se de novo com ele. A morte está em todas as partes.
Podemos comparar aos farois de um carro que nos segue por uma estrada sinuosa; às vezes os perdemos de vista, às vezes aparecem perto demais, às vezes apaga suas luzes.
Mas este carro imaginário jamais se detém (e um dia nos alcança). Só a ideia da morte dá ao homem o desapego suficiente para seguir adiante, apesar de todos os percalços.
Um homem que sabe que a morte está se aproximando todos os dias, prova de tudo, mas sem ansiedade.
"Certas pessoas vivem zangadas com alguém, zangadas consigo próprias, zangadas com a vida. Então, elas começam a criar uma espécie de peça de teatro nas suas cabeças, e escrevem o guião de acordo com as suas frustrações"
Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e necessita.
"A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida."
"As coisas simples são as mais extraordinárias. "
É preciso encontrar o amor onde estiver, mesmo que isso signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque no momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro.