Reflexão de Passado

Cerca de 18915 reflexão de Passado

⁠O passado e o futuro em minha mente brigavam,
o sangue transparente em meus olhos sussurravam,
aos baixos dele eu ouvia que no fim eu
seria o que eu era antes da
minha vida.

⁠Para entender nosso futuro, devemos nos lembrar do passado e daqueles que causaram tudo.

(Gaal Dornick)

Fundação (série)
1ª temporada, episódio 1.

⁠O passado é como uma flecha, ou nos projeta para o futuro ou nos prende e nos machuca.

⁠Com uma simples mudança,
eis que surgem os gatilhos...
e, de repente,
o passado está de volta.

⁠Quando vivemos lembrando do passado, o futuro se torna uma incerteza.
Deixe seu passado de lado, e viva o seu presente, porque o seu maior presente...
É viver o futuro.

⁠A MORDIDA DO CACHORRO

De forma simples, podemos dizer que depressão é o excesso de passado.
É um pensar demasiado nas coisas que aconteceram, supervalorizando momentos negativos, cultivando a dor numa relação viciosa, de tal modo que sem a dor tudo que a pessoa consegue sentir é um imenso vazio, uma total falta de aceitação de si própria e um despropósito total na vida.

Claro que cada pessoa tem a sua dor, a sua capacidade de enfrentá-la ou não. Umas pessoas são mais fortes, outras são mais frágeis, e eu não quero desmerecer nem fazer comparações com a dor de ninguém. Deste modo, eu não me aprofundarei no problema em si. O que eu quero apontar aqui é uma solução para praticamente todos os casos de depressão. E quem sabe isto pode ajudar a resolver o seu caso – senão totalmente, ao menos em parte.
Eu quero que você imagine que você levou uma mordida de cachorro.
Era um cachorro muito feroz, com cara de mau, muito grande, forte, e com dentes muito afiados. Este cachorro te mordeu impiedosamente, e você ficou no chão, sangrando muito e chorando feito um bebê. Ele te mordeu e foi embora, mas ficou uma ferida enorme na tua perna.
Aquela mordida fez uma ferida difícil de fechar. Inflamou bastante. Chegaram a pensar em amputar tua perna. Com o passar dos dias, ela cicatrizou e deixou uma marca muito feia. E não só: de vez em quando ainda dói, porque alguns nervos foram gravemente prejudicados. Mas você consegue andar normalmente, leva uma vida sem problemas devido aquela mordida, apesar de ter ganhado um medo justificado de cachorros. Até dos menores e mais fofos.
Já se passaram alguns anos, e agora você está aqui, lendo esse texto. E só em lembrar da mordida do cachorro, teu coração acelera, tua respiração fica ofegante, há pânico e lágrimas em teus olhos. Mas o que eu quero perguntar a você é: o cachorro está te mordendo agora?

Você pode dizer que sente tudo outra vez, etc, mas eu repito a pergunta: o cachorro está te mordendo agora?
Tua resposta sensata e correta – até porque este é um exercício de imaginação – só pode ser não.
O cachorro não está te mordendo agora. O cachorro não está sequer perto de você. Não há mais cachorro nenhum.
Talvez exista a cicatriz ou algum desconforto, mas não existe mais nenhum cachorro te mordendo agora.
Então você não precisa se desesperar, nem gritar, nem sangrar, nem chorar, nem sofrer, porque o cachorro não está te mordendo agora. Por isso, levante-se e siga em frente.

Sim, siga em frente.
É loucura e perda de tempo viver como se o cachorro estive te mordendo a todo momento. Ele não está.
Assim como é loucura dizer que todos os cachorros mordem ou que sempre morderão, quando sabemos que há muitos cachorros realmente adoráveis e fofos.
E mesmo com aquele cachorro feroz que te atacou é possível fazer amizade, e não ser mais atacado por ele. De outro modo, é possível ao menos ganhar o respeito dele. Mas se você não conseguir fazer isso, você sempre pode afastar-se do cachorro – fisicamente e mentalmente. Principalmente, mentalmente.
É muito importante você lembrar que o cachorro não está mais te mordendo, ou simplesmente esquecer isso. A vida não se resume a uma mordida de cachorro. Ainda que você tenha levado muitas mordidas de cachorro, a solução é sempre a mesma: você precisa lembrar que estas mordidas não estão acontecendo mais, e você deve seguir em frente.

Saindo da linguagem metafórica, afinal, qual é a sua mordida de cachorro?
Para algumas pessoas, é o fim de um relacionamento.
Para outras, um emprego ruim.
Um abuso sexual. Bullying na escola. A pressão dos pais.
Para outras, grandes tragédias. A guerra, a violência cotidiana, a perda de pessoas amadas,
ou mesmo a doença e a fome.

Afinal, qual é a sua mordida de cachorro?
Lembre-se: a mordida de cachorro representa fatos negativos do passado.
Coisas muito runs que aconteceram, mas que já não existem.
E se já não existem, você deve seguir em frente.

⁠O passado não se pode mudar. Mas o futuro sempre;
através de nossas ações terrenas.

⁠Sabe, aquela pessoa que te feriu lá no passado, aquela que te humilhou e te fez se sentir um ninguém? Pois é! Na verdade aquela pessoa foi Deus que colocou no teu caminho! Se aquela pessoa não tivesse te mostrado o quanto você realmente era fraco, você nunca teria se tornado a pessoa forte e vencedora que você é hoje! Perdoe quem te feriu e te fez se sentir um "ninguém" aquela pessoa fazia parte dos planos de Deus para te fortalecer.

⁠Todo fim traz consigo um novo recomeço, caso nos libertemos do que ficou no passado.

⁠⁠As memórias são construídas no passado, vivênciadas no presente e gloriosas no futuro.

Todos têm um passado sombrio.

⁠Querida mana, que as conquistas do passado nos tragam boas lembranças, alegrias, entusiasmo e também forças, para superarmos eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos para o futuro.
Eu lhe desejo muita saúde, amor, paz, fé, esperança, alegrias e prosperidade! E que nossa amizade dure por toda nossa vida. Um sincero abraço e votos de muitas felicidades da tua irmã e amiga que, apesar de distante, nunca te esquece!Um brinde🍸🍾a nós!!!💋♥️😘
amiga100juizo⭐

⁠Saber que grandes vitórias no passado só garantem uma coisa, grandes e maiores expectativas e responsabilidades

⁠Tanta gente do seu passado que conheceu uma versão sua que nem existe mais.
Viver é uma eterna despedida do que somos agora para o que vamos ser em seguida. Por isso eu sempre digo, passado é lugar de referência, não de residência. Desapega do que foi e foca no que será.

⁠Aquele versão do meu eu passado não existe mais, hoje o homem que sou é desapegado, racional e completo.

⁠Universo Paralelo.
O passado é um lugar
guardado no futuro...

⁠E na invenção do amanhã é que calculamos o presente e aproveitamos as sobras do passado.

Mude sua postura, estabeleça novos pontos de vista
Não se prenda ao passado, atraia a mudança⁠

⁠Bom quando pensamos em voltar ao passado na grande maioria das vezes sempre o mesmo motivo Queremos estar no passado porque não sei viver momentos que perdemos talvez eu vou encontrar pessoas que estavam lá e não estão mais aqui vai ser uma boa, mas não. Voltando ao passado nós perdemos tudo que a gente tem no presente, sabe, determinadas situações que nos fizeram crescer estão no passado, então... Mudá-las talvez seja o mesmo que apagar quem nós seremos no futuro. O que garante que mudando o passado que traumatizou ou que fez a gente ser o que somos hoje... Se a gente mudá-lo será que automaticamente não vamos mudar também? Entende? Afinal apagamos uma parte do nosso passado que nos tornou aquilo. Talvez surgiram outros, sabe? Outra versão nossa com uma personalidade totalmente diferente daqui nós éramos. Talvez o passado tenha que ser o mesmo, então eu penso que... Eu penso que... Somos nós que deveria mudar... Nosso passado nos tornou quem somos, então nós devemos deixar o passado no passado. Queremos voltar ao passado para mudá-lo e nos tornar o que queríamos ser no futuro que o atual presente não nos permite ou é muito difícil. Não precisamos voltar ao passado, podemos simplesmente mudar o nosso presente e nos encaminhar para quem queremos ser no futuro, sinceramente, eu seria louco se dissesse que nunca imaginei como eu poderia mudar a minha vida se voltasse ao passado, mas agora eu vejo que meu passado me tornou quem eu sou. E noto que Talvez esteja na hora de criar um passado deixando para trás vestígios de quem eu quero ser agora. Eu... Tô querendo dizer que passado é o que é. No fim a resposta para a questão do "por que queremos voltar ao passado?" e a resposta é simples "queremos voltar o passado porquê é mais fácil mudar algo que já está escrito do que começar uma nova história" e é isso que o presente e o futuro são, são o começo de tudo, uma nova história da qual não sabemos como vai começar ou terminar.

⁠"Temos orgulho do nosso passado e do nosso presente. E vamos enfrentar o futuro com uma determinação inabalável"