Reflexão Autoconhecimento
"Sábio é aquele que sabe reconhecer o próprio erro, assim buscando se aprimorar e incentivando outros a se aperfeiçoarem."
A gente se perde quando busca uma resposta externa.
A gente se perde quando um turbilhão de sentimento vai pondo interrogações.
A gente se perde pela falta de clareza do que está acontecendo.
A gente se perde quando o autoconhecimento precisa ser reciclado.
A gente se perde quando um sentimento novo aparece de forma inesperada.
A gente se perde quando busca um sentido além da nossa extensão.
A gente se perde quando busca algo no mundo das incertezas.
A gente se perde quando a realidade nos leva para outra dimensão.
A gente se perde quando desequilibra as dimensões (bio, psico, social e espiritual).
A gente se perde quando se enquadra em "padrão" que foge aos desejos.
A gente se perde quando o coração aperta.
A gente se perde quando tem consciência de tudo isso e ainda continua se questionando...
Os outros veem em mim o que não consigo enxergar. É como não poder olhar diretamente para as próprias sobrancelhas, sendo necessário um espelho para enxergá-las. Essa é uma visão restrita da situação.
Porém, sob uma ótica ampla, aberta, séria, responsável, é possível enxergar a si mesmo quando se assume o desejo de conhecer a si mesmo, sem subterfúgios para evitar o constrangimento do autoconhecimento que revela a miserabilidade do ser.
E mesmo que olhe para o maior de todos os espelhos só poderá ver uma fração distorcida de si. Para se enxergar verdadeiramente é preciso olhar para dentro onde está o universo e as raizes que formam seu ser.
Imprevisivelmente transparente
Um livro parcialmente aberto
Com páginas fora de ordem
Algumas palavras sem significado
E muitos rabiscos sem tradução
É difícil me explicar
Ainda mais me entender
São muitas as antíteses e paradoxos
Que compõem a metáfora do meu eu
Assim como um pai não se importa por seu filho acreditar que foi o Papai Noel que deu o presente, e não ele, e ainda se regozija com a alegria da criança, ficaria Deus chateado ao saber que seus filhos estão felizes, em paz e em confraternização, mesmo esquecendo que é Ele o Senhor da festa? Não, Deus não é humano e, muito menos, menor que um.
As festividades natalinas estão para muito além das questões meramente religiosas e cumprem seu papel a partir do momento em que exista esforço em busca da paz, tolerância, promoção de alegria e de encontro.
O que nos marca são momentos associados com emoção, e esta não é possível comprar, logo não dependem de nossa condição financeira. Permita-te ter bons momentos.
O senso de justiça, em cada um de nós, esta para além de posições sociais e econômicas, de nível educacional e injustiças sofridas ou não, é comandado através da empatia e pelo respeito por si mesmo.
A justiça a ser defendida e estabelecida como tal, para alguns, é aquela que diz respeito aos seus próprios interesses, mesmo que estiverem em detrimento dos direitos dos demais.
Quando você reconhece a primazia da sua identidade, isto é, passa a ter certeza de quem realmente você é, as opiniões alheias passam a te afetar menos. Você acaba percebendo que estas são apenas rótulos que não dizem respeito da sua embalagem, muito menos ao conteúdo interior da mesma. Por fim, você passa a aceitar o seu “eu”, deixando de lado a necessidade de adequar-se aos padrões impostos por uma sociedade que, embora tão diversa, é oprimida pela ditadura dos esteriótipos.
Prefiro uma costura, até mesmo um reparo com algumas pequenas irregularidades feito por um humano a uma costura e um reparo perfeito e impecável feito por uma máquina. Porque afinal de contas temos que nos relacionar uns com os outros e não com as maquinarias projetadas para não falharem.
Muitos de nós esquecemos que somos seres suscetíveis a erros e acertos. Somos sábios e inteligentes, mas ao mesmo tempo habitamos um corpo e uma alma frágeis e corruptíveis.
Que saibamos comungar e tolerar uns aos outros em amor. E o amor engloba paciência, tolerância, respeito mútuo, gentileza e compreensão. Neste mundo ninguém é 100 por cento perfeito. Estamos longe de sermos irrepreensíveis e donos da razão. Portanto sempre é bom que sejamos espirituosos e amáveis uns com os outros.
Gostar de ficar só é muito diferente de querer se isolar.
Ao contrário do que dizem, quem gosta de passar um tempo sozinho, está apenas em busca do autoconhecimento e equilíbrio emocional - Pense nisso! Pense! E reencontre-se
- Relacionados
- Frases sobre autoconhecimento para fortalecer sua autoestima
- Provérbios sobre Autoconhecimento
- Mensagem de Autoconhecimento
- Frases de autoconhecimento na psicologia para transformar sua mente
- Frases de reflexão de Paulo Coelho
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases de reflexão Chico Xavier