Reflexão Autoconhecimento

Cerca de 4030 reflexão Autoconhecimento

⁠Que nada impressa sua busca constante por desenvolvimento.
Você determina o ponto que vai chegar e só você determina também o ponto que vai parar.

Inserida por sol_heyda

"O maior poder é saber que você pode fazer diferente a todo momento".

Inserida por morgana_mattos

⁠Quem não tem tempo para si mesmo, não tem tempo para nada e ninguém.

Inserida por fredlob

⁠Aprender a lidar com as emoções é desistir de brigar com o ego.

Inserida por diegowildberger

⁠A forma como vemos o mundo,
diz muito sobre nós.
A forma como nos vemos
É o reflexo do mundo sob nós.

Inserida por Hugodepaula

⁠Nunca deixe de ser quem você é, pois, se um dia o fizer, não irá mais se reconhecer.

Inserida por Hugodepaula

⁠Somos a nossa própria sentença.

Inserida por Hugodepaula

⁠Eu encaro a noite que habita em mim, vislumbrando as nuances dos sentimentos que nem sempre são belos. As vezes, cansada de temer ser humana, me pego pensando se o medo de encarar meu abismo não é só uma face de tudo o que me faz um ser humano normal.
Eu tenho medo de assumir minha imperfeição, e por vezes me cobro com a respiração falhando. Eu tenho medo do egoísmo que as vezes fica bem abaixo da pele, da raiva que tento manter enjaulada, da revoltada que não quero decifrar. Tento somente ser uma pessoa boa em um mundo que nunca foi bom comigo.
A ansiedade me sufoca de tanto que sinto medo...medo de ser humana.

Inserida por renataolliveira

⁠Três olhares fundamentais em sua vida: Para o alto, para dentro e para o próximo. Nesta ordem.

Inserida por DanielaMarcaPessoal

⁠Dentro de mim
mora alguém,
tão especial quanto Deus.
Só preciso fazê-lo
lembrar que sou eu.

Inserida por Hugodepaula

⁠Não me conheça

Eu sempre busquei ser mais reservado. Calado. Quieto. Sempre gostei da minha companhia. Gosto de autoconhecer-me.
Nunca fui um cara de pedir para que as pessoas me compreendam. Nunca fui de ter que me explicar quando alguém acha que me conhece, mas mostra-se equivocado quanto a isso.
Não quero que ninguém busque me entender sem antes entender-se. Sem antes entender as suas próprias emoções, sentimentos e desejos.
Não gosto que alguém chegue a mim julgando-me por eu ser assim (…). Não gosto de moldes, não gosto de molduras, não gosto de formas definidas que tentam me encaixar em padrões.
Eu gosto da minha liberdade. Gosto de fluir em mim. Gosto da minha intimidade. E eu vou lutar sempre para ser assim (…)
Entre reticências, eu posso caber sem fim em mim.

— Ruan Guimar

Inserida por userpensador

⁠Uma mentalidade positiva encontra sementes de prosperidade na adversidade.

Inserida por diegowildberger

⁠É no escuro que a gente se acha.

Inserida por Hugodepaula

A estrutura da decisão.


Uma decisão só deve ser vista como decisão quando tomada, primeiramente, dentro de nós, caso contrário não irá se sustentar quando colocada "à prova de público". Perdemos nossa credibilidade e tudo aquilo que viria através dessa decisão, talvez não aconteça. Não por "olho gordo" ou algo do tipo, mas por falta de postura diante daquilo que se quer pra vida. E não que a opinião do outro sobre nós e sobre nossas decisões seja importante, mas quando vamos em direção ao que o outro pensa, fala, quer e nos deixamos levar, saímos do lugar que deveríamos estar quando decidimos por algo. Pode não ser simples, mas necessário. Afinal, o que é mais importante, o que se quer pra vida ou o que se quer pra um momento? Usemos uma balança para medirmos se o que teremos com tal atitude nos leva pra perto daquilo que queremos pra vida ou nos distancia... A questão vai ainda mais longe... Quando movidos por amor, não temos outro desejo a não ser ir em direção daquilo que o amor movimenta em nós, ou seja, se queremos e fazemos algo que nos distancia, é hora de nos perguntarmos se tal decisão foi tomada por amor... se o que nos movimenta é amor... se o que nutrimos é amor... Dessa forma podemos observar que nunca teve ou tem a ver com o que o outro pensa sobre nós, mas em qual base foi estruturada nossas decisões.

Inserida por georgiachagas

Ando cercado por mim mesmo.
Me vejo espreitando meu próprio Eu.
Tento me tirar do abismo, mas só faço me esquivar de mim.
Suspiro de amor, depois meneio a cabeça em rejeição.
Sou dono de muita coisa, menos da coisa-Eu.

Inserida por Liandi

Quem esta no controle?

Essa pergunta tem uma razão comum, é para aqueles que estão buscando controle emocional e autoconhecimento.

Muitas da vezes, alguns indivíduos se veem perdidos dentro dos suas emoções e por assim dizer acabam externando sem controle palavras e ações que machucam a sim e aos outros a sua volta.

Sabendo reconhecer quem esta no controle possibilita o reconhecimento das emoções que estão a flor da pele. Mas como saberei quem esta no controle?

A resposta para essa pergunta está na busca pelo autoconhecimento, isso porque quando o individuo se debruça na busca de conhecer a si mesmo ele se deparará com varias faces do eu que o colocará em duvida sob vários momentos de sua vida. Para isso é preciso conhecer sua personalidade e identificar qual parte dela reage a determinados estímulos externos, esta atento a todo e qualquer estimulo que te faça sair do eixo central do equilíbrio emocional, ou seja, comece a praticar a auto-observação.

Existem pessoas altamente explosivas emocionalmente, não é culpa delas, contudo elas precisam parar e saber pra onde quer ir. Pois todas as vezes que elas explodem emocionalmente elas acabam machucando alguém ao seu redor, essa reação explosiva é questionável por todos, no entanto quem explode não tem controle sob a ação e reação emocional quando vem dar por conta já tem acontecido muitas situações constrangedoras, tem dito o que não deveria, agido de forma que não poderia agir enfim feito coisas que de alguma maneira tem lhes causado arrependimento.

Para ter controle emocional é preciso buscar o caminho para se conhecer internamente, se observar, ter uma visão de como se comporta em determinadas situações e suas reações advindas dos estímulos externos. "Quem sou eu com raiva?" "Quem sou eu sem esse sentimento?" "Quem sou eu sendo provocado?" "Quem sou eu sem provocações?" essas e outras perguntas que você pode fazer te ajudará a identificar qual emoção esta de controlando naquele determinado momento de sua vida, te ajudará a identificar aspectos de sua personalidade que permitirá ter um autocontrole.

A caminhada pelo autoconhecimento nunca termina, e se você já iniciou essa jornada te convido a mergulhar profundamente no seu eu interior e descobrir o mundo interior que existe dentro de você. Faça a experiencia.

Inserida por OlyverSantos

A Busca constante pelo "Quem sou eu?"

Pergunte-me sobre algo da vida do outro, do que ele gosta, não gosta, do que faz, do que lhe deixa irritado enfim todos saberão responder. Quando se depara diante dessa pergunta mencionada para si, os céus desabam sobre a cabeça. Então, quem é você de verdade?

Um Dia a Inteligencia chegou pra Sabedoria e a indagou com esse questionamento:
- Porque os seres humanos fogem da pergunta "quem sou eu?"
A Sabedoria prontamente respondeu olhando a sua volta:

- veja, assim como um bebê vem ao mundo e acaba sem entender nada do que esta acontecendo, assim também é quando o ser humano se depara com a questão "quem sou eu", não é poque eles queiram fugir da pergunta, eles não fogem dessa indagação, na verdade ficam perdidos nesse lago obscuro na busca pelo seu verdadeiro eu.

A inteligencia parou por um instante, silenciou e não se satisfazendo com a resposta da Sabedoria a indagou mais uma vez.

- Se eles não fogem, então porque não sabem quem são?

A Sabedoria olhando caridosamente pra Inteligencia respondeu:

- Isso é muito simples de entender, é como enroscar a porca certa o parafuso certo, estou querendo dizer, que cabe a ele parar, escutar suas vozes internas que não param por um minuto de falar e diante disso compreender de quem são essas vozes, como elas estão falando se mais brandas, ou mais severas, ou até mesmo não falar nada, esse silêncio também diz muito de quem é ela, porque as resposta aparecem como luz na mente.

Só por um instante a Inteligencia ficou ali perplexa olhando a Sabedoria lhe explicando como o ser humano responde a pergunta "quem sou eu" e ainda acrescentou:

-É preciso muitas vezes retiras as mascaras que se é colocada ao longo da vida, cada ser possui variadas marcaras pra diversos momentos e instantes pessoais e sociais para não revelar o seu verdadeiro eu que se encontra escondido.

A Inteligencia então interrompe perguntando

-Como eles podem chegar a conhecer seu verdadeiro eu?

A Sabedoria responde:

-Toda resposta é interna, não ha nada externo que defina o eu, a busca silenciosa por definição do eu permitira ele se encontrar internamente e esse caminho só é possível observando as dores, os arrependimentos, as decepções dentre outras formas e sentimentos que indicarão como o eu interno esta se sentindo, só pela auto observação será possível alcançar a resposta para essa pergunta, "Quem sou Eu?

Sem mais pergunta a Inteligencia, agradece a Sabedoria e sai satisfeita, pois agora ela tem em mão caminhos que levam a resposta a pegunta do ser Humano.

Inserida por OlyverSantos

Quem muito busca no externo, nada encontrou no interno.

Inserida por DiegoSouto91

Coloque dentro de sua cabecinha: quem te quer, vai tentar demonstrar isso a todo instante, a cada ação. Quem te ama, vai te aceitar com todos os erros e acertos. Quem realmente quer ficar, fica.
Foi embora? Não se preocupe. Cultive seu jardim, outras borboletas virão.

Inserida por miriam_c_silva

Desespero

Correndo ao meu encontro
De cara com o espelho
Olhos cansados
Enxergo o medo
A magia me aguarda
O espírito pesa
Me escondo de mim mesma
Do outro lado a busca incessante
Onde estou?
Não me encontro
Eu me escondo.

Inserida por Liviakessy