Reflexão Autoconhecimento
Invista em autoconhecimento!
Conheça seus valores e, mesmo quando o sucesso vier, conserve sua essência.
É ela que o torna único e especial para aqueles que o cercam.
Mesmo quando as circunstâncias da vida forem outras, não se esqueça jamais de quem você é.
AUTOCONHECIMENTO
O brado da vida alucinou-a
Por instante. Fê-la transmutar
De uma perspectiva simplista
Para um profundo, realista,
E até então, inacessível prisma.
A busca incessante pelo saber
Tornou-a conhecedora de si,
Progressivamente.
A alteridade que aprendera
Há pouco, auxiliou-a em seu
Propósito. Ao mesmo tempo
Sem sabê-lo, sucede minunciosamente,
Dia após dia em busca. Aplicando-se
Em seu melhor significado de viver.
Não é tão simples pensar nesse tal de autoconhecimento, afinal, antes de nos conhecermos somos apresentados a nós por nossos pais, pelos meios sociais da primeira infância, depois lentamente nossas percepções do mundo de uma maneira mais individual vão se formando, entretanto em sua grande maioria somos treinados ( concientes ou não disso) a olhar por pontos de vistas pré ensinados.
Onde de fato mora a autonomia de pesquisar a si mesmo e entender nossas emoções, o que gostamos, quem somos, qual é nossa marca no mundo... a vida é toda engraçadinha nesse aspecto, é como se fosse uma espécie de caminhar no escuro com as mãos e pés amarrados.
Um tremendo desafio, mas faz todo sentido a cada pequeno pedaço de chão desconhecido que percorremos na estrada misteriosa de nós mesmos.
Tiago Szymel
Inicie agora mesmo escolhas pautadas no autoconhecimento e na consciência desperta e não apenas “vá com o rebanho”.
A jornada do dito autoconhecimento é tortuosa e cheia de entraves. Enquanto a percorria, deparei-me com uma infinidade de utopias e devaneios. Na esquina da solidão, com a alameda das histórias inacabadas, deparei-me com fantasmas do passado. Estavam desnutridos, mal-acabados, esquecidos. Não os reconheci a face, o cheiro, o toque, sequer a voz. Pareciam-me completos estranhos. Entretanto, lembro-me da euforia que tê-los no presente me causava, a felicidade absurda que o encontro gerava. Estranho perceber que já me encontrei com dois ou três sentimentos sinceros, mas acabei me distraindo com uma ilusão que passava - ressalto, este é um momento de escrutínio de vísceras e entranhas.
Parece-me haver uma intima relação entre esses ditos “momentos de reflexão” e o contato com a água. O embaralhamento dos sentidos, que a imersão na mesma nos causa, desperta pensamentos egocêntricos – o eu em seus 5 minutos de fama.
Este instante, em que abrimos e arregaçamos cicatrizes antigas é excruciante, nos arrasta ao limite do ser. O átimo da libertação, factual liberdade, demanda tempo, energia e sanidade. Sendo o epilogo estarrecedor, desbragado.
Esqueça do entorno, das luzes e sons. Enterre-se em seu amago, e floresça. O aclamado renascimento. Desfrute com gozo e ria em ovação a metamorfose do eu. Transcendeste a banalidade habitual, és, em sua totalidade, insólito.
É falsa a ideia que existe felicidade sem autoconhecimento e evolução, você pode até achar que conseguiu o "pulo do gato", mas a vida em algum momento vai te cobrar atitudes mais desenvolvidas.
Sozinho, um errante, um extremista em busca de auto-conhecimento. Na natureza busquei me sentir forte, busquei me sentir completo. E foi na natureza a onde me reencontrei.
O autoconhecimento é algo que o ser humano deve realizar em busca de ser mais feliz e fazer mais gente feliz.
O autoconhecimento me transformou em outra pessoa e eu me dei tão bem com essa outra pessoa que hoje somos apenas um...
" EU ".
A solidão não é tristeza, mas sim a presença de autoconhecimento e demostração de coragem onde nesse mundo todos querem ser juntar para dominar o planeta
Cada ser tem sua própria trilha sonora e o autoconhecimento é o diapasão que afina nossas emoções, nos capacitando a expressar as mais lindas melodias.
O autoconhecimento permite que eu me valorize de forma consciente, tenha real amor próprio e respeite reciprocamente as pessoas. O mesmo autoconhecimento ordena que eu me afaste do mal e absorva o Amor de Deus.