Reflexão Autoconhecimento

Cerca de 4206 reflexão Autoconhecimento

Existe uma linha deveras tênue entre a irracionalidade e a racionalidade que diferencia um animal de um ser humano.

Inserida por carlos_alberto_hang

Mau-caratismo esta para além de ideologias políticas, mas diz respeito a essência do próprio ser em questão.

Inserida por carlos_alberto_hang

Não precisamos usar branco, comer lentilha e carne de porco, na virada do ano, para termos uma vida melhor, mas quem sabe se estendermos a mão ao outro já faça com que iniciemos um ano novo realmente melhor.

Inserida por carlos_alberto_hang

Muitos de nós, preparamo-nos para o Natal e, passando este, focamos no réveillon, e em seguida nas férias, depois no carnaval, até o ciclo retornar ao próximo Natal, e acabamos por robotizar o calendário anual, mecanizando sentimentos e vivemos alicerçados na ansiedade do porvir. É preciso que seja um sistema acumulativo e não substitutivo de emoções e atitudes. Faz-se necessário vivenciarmos cada estágio a ponto de que ele se estenda para além de seus dias, para que tenha sentido maior de ser.

Inserida por carlos_alberto_hang

A tua comemoração no dia 31 de dezembro pode ser somente por mais um clico de translação da Terra que se completa.

Inserida por carlos_alberto_hang

Nada mudará para ti de um ano para outro, se tu mesmo não vires a te comprometeres com as mudanças que desejas em tua vida, do contrário, será apenas mais um ciclo de translação da Terra que se completa.

Inserida por carlos_alberto_hang

Quanto mais limitada é a cultura, mais mística e supersticiosa é a criatura humana. E aqueles que entendem do que se trata, por que não brincar se pode ser divertido e não prejudica ninguém?

Inserida por carlos_alberto_hang

Tomemos cuidado com a idolatria sobre qualquer ser humano ou ideologia, pois é perdição da razão e um dispositivo seguro de frustração, principalmente pelos que parecem ser perfeitos e bons demais para nós.

Inserida por carlos_alberto_hang

O gênero pode até estar para além da anatomia, mas se funde com ela, fazendo-se presente em momentos ímpares, mas não se perdem ambos nesta junção.

Inserida por carlos_alberto_hang

A mente é reprogramável, podemos instruir novos conhecimentos e dar comandos do que queremos, seja para o benefício evolutivo ou inércia.

Inserida por poeta_milenar

Das noções das clarezas,
Das doenças, as grandezas!
Das paixões, as fraquezas!
Dos corações, competências!
Das tristezas, a alegria!
No invólucro corpóreo a incumbência da forma!
Na visão a distância!
Na ilusão o passado!
Na evolução o futuro!
Na amargura de todas as imperfeições a certeza que o Cristo consolador abraça e diz, meu filho!

Inserida por poeta_milenar

Educando a escuta


Aprendamos a lidar com aquilo que nos apresentam e não ficar criando histórias à partir de informações trazidas. Fazemos isso toda vez que não espelham nossas "referências" sobre tudo que é respirável. Nossas referências, são nossas, e por este simples motivo, não participam da mesma forma em todos os casos. Isso nos remete ao fato de que o mundo não gira em torno do nosso querido umbigo.

Inserida por georgiachagas

Minha inquietação está no cotidiano e na contradição que existe na forma harmônica do feminino e suas fissuras.

Inserida por georgiachagas

Ásana é um escultura feita de carne, osso, pensamentos e emoções.

Inserida por alan_hecktor

Quanto maior a consciência do seu universo interno, maior a consciência do universo a sua volta.

Inserida por alan_hecktor

A estrutura da decisão.


Uma decisão só deve ser vista como decisão quando tomada, primeiramente, dentro de nós, caso contrário não irá se sustentar quando colocada "à prova de público". Perdemos nossa credibilidade e tudo aquilo que viria através dessa decisão, talvez não aconteça. Não por "olho gordo" ou algo do tipo, mas por falta de postura diante daquilo que se quer pra vida. E não que a opinião do outro sobre nós e sobre nossas decisões seja importante, mas quando vamos em direção ao que o outro pensa, fala, quer e nos deixamos levar, saímos do lugar que deveríamos estar quando decidimos por algo. Pode não ser simples, mas necessário. Afinal, o que é mais importante, o que se quer pra vida ou o que se quer pra um momento? Usemos uma balança para medirmos se o que teremos com tal atitude nos leva pra perto daquilo que queremos pra vida ou nos distancia... A questão vai ainda mais longe... Quando movidos por amor, não temos outro desejo a não ser ir em direção daquilo que o amor movimenta em nós, ou seja, se queremos e fazemos algo que nos distancia, é hora de nos perguntarmos se tal decisão foi tomada por amor... se o que nos movimenta é amor... se o que nutrimos é amor... Dessa forma podemos observar que nunca teve ou tem a ver com o que o outro pensa sobre nós, mas em qual base foi estruturada nossas decisões.

Inserida por georgiachagas

Ando cercado por mim mesmo.
Me vejo espreitando meu próprio Eu.
Tento me tirar do abismo, mas só faço me esquivar de mim.
Suspiro de amor, depois meneio a cabeça em rejeição.
Sou dono de muita coisa, menos da coisa-Eu.

Inserida por Liandi

Quem esta no controle?

Essa pergunta tem uma razão comum, é para aqueles que estão buscando controle emocional e autoconhecimento.

Muitas da vezes, alguns indivíduos se veem perdidos dentro dos suas emoções e por assim dizer acabam externando sem controle palavras e ações que machucam a sim e aos outros a sua volta.

Sabendo reconhecer quem esta no controle possibilita o reconhecimento das emoções que estão a flor da pele. Mas como saberei quem esta no controle?

A resposta para essa pergunta está na busca pelo autoconhecimento, isso porque quando o individuo se debruça na busca de conhecer a si mesmo ele se deparará com varias faces do eu que o colocará em duvida sob vários momentos de sua vida. Para isso é preciso conhecer sua personalidade e identificar qual parte dela reage a determinados estímulos externos, esta atento a todo e qualquer estimulo que te faça sair do eixo central do equilíbrio emocional, ou seja, comece a praticar a auto-observação.

Existem pessoas altamente explosivas emocionalmente, não é culpa delas, contudo elas precisam parar e saber pra onde quer ir. Pois todas as vezes que elas explodem emocionalmente elas acabam machucando alguém ao seu redor, essa reação explosiva é questionável por todos, no entanto quem explode não tem controle sob a ação e reação emocional quando vem dar por conta já tem acontecido muitas situações constrangedoras, tem dito o que não deveria, agido de forma que não poderia agir enfim feito coisas que de alguma maneira tem lhes causado arrependimento.

Para ter controle emocional é preciso buscar o caminho para se conhecer internamente, se observar, ter uma visão de como se comporta em determinadas situações e suas reações advindas dos estímulos externos. "Quem sou eu com raiva?" "Quem sou eu sem esse sentimento?" "Quem sou eu sendo provocado?" "Quem sou eu sem provocações?" essas e outras perguntas que você pode fazer te ajudará a identificar qual emoção esta de controlando naquele determinado momento de sua vida, te ajudará a identificar aspectos de sua personalidade que permitirá ter um autocontrole.

A caminhada pelo autoconhecimento nunca termina, e se você já iniciou essa jornada te convido a mergulhar profundamente no seu eu interior e descobrir o mundo interior que existe dentro de você. Faça a experiencia.

Inserida por OlyverSantos

A Busca constante pelo "Quem sou eu?"

Pergunte-me sobre algo da vida do outro, do que ele gosta, não gosta, do que faz, do que lhe deixa irritado enfim todos saberão responder. Quando se depara diante dessa pergunta mencionada para si, os céus desabam sobre a cabeça. Então, quem é você de verdade?

Um Dia a Inteligencia chegou pra Sabedoria e a indagou com esse questionamento:
- Porque os seres humanos fogem da pergunta "quem sou eu?"
A Sabedoria prontamente respondeu olhando a sua volta:

- veja, assim como um bebê vem ao mundo e acaba sem entender nada do que esta acontecendo, assim também é quando o ser humano se depara com a questão "quem sou eu", não é poque eles queiram fugir da pergunta, eles não fogem dessa indagação, na verdade ficam perdidos nesse lago obscuro na busca pelo seu verdadeiro eu.

A inteligencia parou por um instante, silenciou e não se satisfazendo com a resposta da Sabedoria a indagou mais uma vez.

- Se eles não fogem, então porque não sabem quem são?

A Sabedoria olhando caridosamente pra Inteligencia respondeu:

- Isso é muito simples de entender, é como enroscar a porca certa o parafuso certo, estou querendo dizer, que cabe a ele parar, escutar suas vozes internas que não param por um minuto de falar e diante disso compreender de quem são essas vozes, como elas estão falando se mais brandas, ou mais severas, ou até mesmo não falar nada, esse silêncio também diz muito de quem é ela, porque as resposta aparecem como luz na mente.

Só por um instante a Inteligencia ficou ali perplexa olhando a Sabedoria lhe explicando como o ser humano responde a pergunta "quem sou eu" e ainda acrescentou:

-É preciso muitas vezes retiras as mascaras que se é colocada ao longo da vida, cada ser possui variadas marcaras pra diversos momentos e instantes pessoais e sociais para não revelar o seu verdadeiro eu que se encontra escondido.

A Inteligencia então interrompe perguntando

-Como eles podem chegar a conhecer seu verdadeiro eu?

A Sabedoria responde:

-Toda resposta é interna, não ha nada externo que defina o eu, a busca silenciosa por definição do eu permitira ele se encontrar internamente e esse caminho só é possível observando as dores, os arrependimentos, as decepções dentre outras formas e sentimentos que indicarão como o eu interno esta se sentindo, só pela auto observação será possível alcançar a resposta para essa pergunta, "Quem sou Eu?

Sem mais pergunta a Inteligencia, agradece a Sabedoria e sai satisfeita, pois agora ela tem em mão caminhos que levam a resposta a pegunta do ser Humano.

Inserida por OlyverSantos

Quem muito busca no externo, nada encontrou no interno.

Inserida por DiegoSouto91