Reflexão Augusto Cury

Cerca de 745 reflexão Augusto Cury

Levaremos por toda a nossa história um pedaço do seu ser dentro do nosso próprio ser.

“Eles se viam pelo menos três vezes por semana.O mendigo e o jovem ficaram tão íntimos que faziam peripécias juntos. Davam verdadeiros espetáculos nas praças, sem procurar platéia. Para eles a vida era uma brincadeira no tempo, uma aventura imperdível.
Em alguns momentos pareciam dois palhaços, em outros, duas crianças. Tédio não fazia parte do dicionário deles. As pessoas que assistiam às suas brincadeiras, por viverem numa enfadonha rotina, revisavam suas vidas. Até das coisas simples faziam um show. Quando tomavam sorvete, diziam um para o outro:
– Que sabor! Que textura!”

(O futuro da Humanidade. - Página: 75)

Não serei plateia dessa sociedade doente,serei autor da minha história!

Augusto Cury

Nota: Do livro O futuro da humanidade

Mas é possível escrever os principais textos de nossa vida nos momentos mais difíceis de nossa existência.
(Você é Insubstituível)

A existência é um contrato de riscos.
Sem riscos, a psique não teria poesia, criatividade, intuição, inspiração, coragem, determinação, espirito empreendedor, necessidade de conquistar.

Quem é incapaz de questionar as próprias verdades, não tem mais nada a aprender. Seu conhecimento se transforma num cárcere.

Se quisermos compreensão, respeito, gentileza, solidariedade, devemos aprender a ser compreensivos, respeitosos, gentis e solidários.

Os professores não são valorizados socialmente como merecem, não estão nos noticiários da TV, vivem no anonimato da sala de aula, mas são os únicos com o poder de causar uma revolução social. Com uma das mãos eles escrevem na lousa, com a outra, movem o mundo, pois trabalham com a maior riqueza da sociedade: a juventude. Cada aluno é um diamante que, bem lapidado, brilhará para sempre.

Augusto Cury
Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007.

Eu não te amo, eu te superamo!

Augusto Cury
O futuro da humanidade

Os problemas sempre existirão. Se forem solucionáveis, temos de resolvê-los. Se não temos condições de resolvê-los, precisamos aceitar nossas limitações. Mas jamais devemos gravitar na órbita deles.

Que o mestre inesquecível lhe ensine que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendeem e têm esperanças.

É na insignificância que se conquistam os grandes significados, é na pequenez que se realizam os grandes atos.

Somos estimulados a fazer um brinde à sabedoria e a nunca desistir de nós mesmos, por piores que sejam nossos problemas e por mais amargos que sejam as nossas dificuldades.

Não é a dor que nos muda, como há milhares de anos pensamos, mas a utilização inteligente dessa dor que fazemos ao longo da vida.

Quanto pior for a qualidade da educação, mais relevante será o papel da psiquiatria no terceiro milenio...

É tempo de caminhar sem medo de se perder.

Augusto Cury
O vendedor de sonhos. São Paulo: Planeta, 2008.

"Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar."

Tinha grandes sonhos, o que lhe dava uma belíssima perna para caminhar. Agora precisava de outra perna, a disciplina. Teve que se disciplinar para transformar seus sonhos em realidade. Resolveu estudar seriamente. Pagou um preço caro, deixando muitas coisas para trás. Sacrificou horas de lazer.

(Nunca Desista de Seus Sonhos)

O Dinheiro em si mesmo não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis. (no livro Vendedor de sonhos O Chamado.)

Quem é estritamente rígido em sua maneira de pensar e julgar está apto a conviver com máquinas, mas não com seres humanos. Quem quer conviver saudavelmente com pessoas deve aprender a diminuir as expectativas e aumentar sua capacidade de flexibilidade. A não ser que queira enfartar cedo. (Mentes Brilhantes Mentes Treinadas - pag. 22)