Reconhecer os Erros
Sempre devemos ter boa vontade, seja para aceitar erros alheios,
como para reconhecer os nossos, e para tanto, precisamos conhecer
exatamente o sentido da palavra HUMILDADE...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O QUE VEM A SER HUMILDADE
Marcial Salaverry
A grande verdade nos mostra que muita gente confunde humildade com subserviencia... Humildade, na verdade, é não ser arrogante, é o saber como tratar seu semelhante, entendendo que orgulho e soberba a nada conduzem...
Humildade e determinação é o que pode nos conduzir a vitórias na vida, e a uma vida de vitórias, e são essas as principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, e que são justamente:
A humildade, para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, assim como o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, sabendo ter a capacidade para analisar situações, evitando passar por cima de outrem, e para evitar penas, temos apenas que saber ultrapassar nossas limitações, reconhecendo-as, aceitando-as, e procurando superá-las.
Devemos igualmente desenvolver nosso espírito de solidariedade, algo que nos permitirá que, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensina-lo para possa aprender e chegar a nosso nível, pois se algo temos para ensinar, temos muito mais para aprender, pois ninguém detem o "conhecimento total e absoluto", e assim, devemos ter a humildade para reconhecer nossos pontos falhos, tendo a determinação para superá-los, e a solidariedade para dividir nossos conhecimentos com aqueles que deles necessitam. O importante é cada qual fazer pelo menos sua parte.
Certamente que é melhor termos "boa vontade" no trato com nossos semelhantes, evitando provocar mágoas desnecessárias com palavras agressivas, que igualmente não gostamos de "ouvir". Certamente que, evitando dize-las, não as ouviremos...
É preciso saber entender que todos temos nossos bons e maus momentos... E como é gostoso viver em PAZ, em clima de PAZ E AMOR, sem precisar pedir e tampouco conceder desculpas, sendo com o desejo de viver e desejar que todos possam viver, fazendo de cada dia, sempre UM LINDO DIA...
Apenas aqueles que são capazes de reconhecer seus erros e não culpar os outros, tem a real possibilidade de um dia alcançar sucesso e realização.
Nem todos tem a capacidade de reconhecer seus próprios erros e por isso estão sempre procurando um culpado para atribuí-los.
Quanto aos erros que cometo, a única punição que reconheço por tê-los cometido é minha consciência desses erros e ter que conviver com eles. Não há, não deveria haver, nenhuma penalidade mais pesada para a alma, mente e coração de uma pessoa.
Toda jornada, independente se grande ou pequena começa com o primeiro passo.
Reconhecer MEUS ERROS foi um dos desafios. Deixei de me cuidar, isso interferiu SIM na saúde. Não caia nisso da GLAMOURIZAÇÃO do errado. Tive que ouvir de médicos, amigos coisas que nem sempre foi legal ou fácil de ouvir, mas foi esse alerta que me mostrou que nesse momento eu teria que pedir ajuda para poder voltar ao caminho certo. Deixar dr lado o EU MIMADO, EGOISTA, IMEDIATISTA, BIRRENTO E INFANTIL QUE NÃO QUER FAZER O CERTO, para poder voltar a essa adulta, que entende que erros não se justificam se corrigem, que não tenho mais 4 anos de idade e com 37 anos (2021), não há espaços para desculpas.
Foi fácil retomar? NÃO!
Aconteceu da noite para o dia? NÃO
Mas desistir já não é mais uma opção, pagar o preço é isso, saber que é preciso fazer para ficar bem de dentro para fora.
Olhando para mim hoje, vejo o quanto foi necessário reconhecer que por mais que o espelho FALE: Se cuide! Por mais que eu soubesse muitas coisas, por mais que antes eu tenha conseguido sozinha, por mais que eu tenha retomado outras vezes, dessa vez eu precisei de ajuda. E não tem problema reconhecer isso.
Cortisol alto, stress, luto, descuido, vícios, reações, falta de sono, crises de asma e descontrole com a desculpa infantil de que eu mereço só me roubou de mim. E culpar os outros dos meus descuidos não resolve nada!
Tive que pedir ajuda? Sim! Só os fortes reconhecem que precisam de ajuda.
Acordar foi o primeiro passo, sair da postura de vítima foi o principal para poder sair dessa Surian infantil e voltar a ser a adulta e responsável pela minha saúde, história e aparência.
Me amar nesse processo é o que faz a diferença nesse caminhar, o que aconteceu não posso mudar, mas sei onde não quero mais cair para continuar a me cuidar.
Tchau Surian do passado, você teve suas falhas, mas o passado/deserto é lugar de passagem não de permanência, levo o aprendizado e sigo a caminho desse meu grande e verdadeiro amor: Eu mesma.
.
Reflexão e vida de Deborah Surian
Os filhos erram e aprendem com os erros, lembram das lições e se arrependem, e por fim reconhecem as verdades ensinadas por seus pais.
Quando reconheço as minhas fraquezas, falhas e erros fortaleço as virtudes daqueles os quais me suporta, perdoa-me e me ajuda diariamente.
Gratidão pela paciência!
Sabe; eu queria aqui apenas dizer de mim mesmo; como já reconheci meus erros e pedi perdão a mulher que sempre esteve comigo ao meu lado. Errei com ela não a respeitando, mentindo e tentando fazer acreditar que ela estava ficando doida, neurótica e imaginando coisas aonde não existia.
Tentarei resumir; trai a mulher que dizia amar, machuquei a mulher que me amava e perdi totalmente a credibilidade por não ter sido homem o suficiente. Por ela não ter feito nada de errado e sim por sempre merecer o meu melhor em tudo e por ter sido quem sempre esteve do meu lado desde o início, suportando todas as dificuldades e lutas no caminho.
Tentei culpar outra pessoa, por achar que ela; estava indo embora por causa do que falaram, mas não queria ver que foi eu quem perdeu; foi eu quem colocou ela para fora; por causa de coisas passageiras ou momentâneas. E como tudo na vida procuramos um culpado; procuramos em outros o motivo, para não assumir a culpa e os nossos erros.
E é assim que infelizmente agimos quando ainda nos permitimos agir como meninos, nos permitimos ser moleques, nos permitimos ser tudo; menos homens de verdade, para reconhecer que devemos agir e ser diferentes com quem escolhemos para viver ao nosso lado para sempre, até que a morte nos separe.
Ai quando nos damos conta, perdemos o melhor que conquistamos nas nossas vidas, a única mulher que foi capaz de nos completar por inteiro e que perdi por causa do meu erro, falsidade e traição.
Mais uma vez Perdão...
Ricardo Baeta.
Para se ter autoestima
Com responsabilidade
Reconheça os teus erros
E tua capacidade
De encontrar os problemas
Barrando a dificuldade.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
Se desejamos construir uma geração sem erros ou fracassos... como fazer com que reconheçam os acertos e as vitórias?
"Analisando erros e acertos, conquistas e derrotas, pode- se reconhecer a necessidade de traçar de maneira eficaz, oscaminhos motivacionais que conduzam a uma aprendizagem organizacional contínua que preza pelo compromisso, respeito e responsabilidade de cada colaborador no processo produtivo. São as estratégias organizacionais, orientando um planejamento que atenda as reaisnecessidades, implementando mudanças estratégicas que prezam pelo dinamismo, interatividade e disponibilidade de toda equipe de trabalho em exercer com qualidade e satisfação a sua função.
Sendo assim, a valorização profissional pode atuarcomo recurso de motivação que enaltece cada conquista, desenvolvepotencialidades, ultrapassabarreiras e alcança o desenvolvimento econômico"
MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO, GRADUADO EM RECURSOS HUMANOS
Aquele que não reconhece seus próprios erros, não é digno de confiança. Ainda que estejamos vivendo tempos estranhos, a palavra, a honra, o respeito, o sim e o não continuam tendo valor.
É digno reconhecer mais os nossos erros.
Saber pedir perdão...
saber consertar tudo..
Saber olhar nos olhos e dizer: me desculpa...
E acima de tudo, valorizar uma segunda chance.
Deus nos deu a vida na esperança de que reconheceríamos nossos erros, nos arrependeríamos e, voluntariamente, optaríamos por nos tornarmos seres humanos melhores.
Ser homem é saber o que se quer;
Não é nunca errar, mas reconhecer seus erros;
É ir em busca do que acredita ainda que tenha que atravessar todos os oceanos;
É admitir sentimentos e chorar sem medo de ser visto como um fraco;
É não ceder ao espírito de vingança de ninguém, ainda que ele tenha a sentença do outro nas mãos;
É saber que ele mesmo é o seu maior inimigo;
É ajoelhar-se em humildade apenas diante do Criador e em reverência a criação, posto que ele é um com ela;
É persistir, ainda que se arrastando.
S.A.