Reconhecer o Erro
Nossa fraqueza é nossa falta de fé, e nosso erro é quando acertamos, não reconhecemos a presença que nos conduziu ao mesmo, então eu digo que sou vitima de tudo que de ruim que ocorre, e peço auxilio, mas na hora de agradecer, mesmo sendo este auxilio discreto e sem intensão, eu sou frio e egoísta, e serei o único a seguir em caminhos tortuosos, pois o que passou era justamente para me fortalecer e terei outras provações até que a humildade e a caridade com o próximo seja presente em meus dias.
Pessoas tóxicas não reconhecem seus erros, ficam inventando desculpas e culpando outras pessoas. As sadias reconhecem suas limitações e falhas e buscam aprender e melhorar com seus próprios erros. Observe! Talvez tenha alguém assim perto de você que precisa de ajuda!
Quem nunca reconhece o seus próprios erros e aprende com eles, não tem humildade para assumir suas fraquezas e vícios nocivos, será um eterno errante nos caminhos da vida, não crescerá, nem prosperá, sempre andarão em círculos, nunca chegará a lugar nenhum.
É justo angustiar-se ao reconhecer os próprios erros, mas não é sábio permitir que
os erros dos outros no importunem. Os defeitos deles são deles e não nossos. Quanto aos nossos, é só corrigi-los e não cometer outra vez.
Quando você entende seus erros vc sabe que é algo humano ai fica fácil .
Reconhecer e aceitar a verdade.
"Quando sabemos reconhecer com humildade e sinceridade os erros que fazem parte essencial de nossa jornada terrena, mostramos que não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem. Ao abraçarmos esse espaço voltado para o crescimento, aprendizado e evolução, encontramos na mesma humildade dos acertos, a serenidade para compartilhar e devolver ao mundo nossas conquistas com generosidade e gratidão."
Raphael Denizart
Se não sabemos reconhecer os nossos próprios erros, e se também não toleramos ouvir opiniões de pessoas que no nosso ponto vista são "inferiores", isso são características claras de prepotência, soberba e altivez, ou seja, o trio do orgulho.
Uma atitude nobre e louvável que demonstra sabedoria, é saber reconhecer os próprios erros e limitações, bem como saber a hora certa de falar e de se calar, saber pedir desculpas e perdão de coração, repreender o orgulho e a hipocrisia de dentro do coração, e jamais ser "intransparente".
Quando reconhecemos os nossos próprios erros, e almejamos corrigi-los, isso é bom e louvável, pois todos sem excessões, estão passíveis de erros, falhas.
Triste, é quando pessoas cometem os mais variados tipo de erros, principalmente erros que deixam a confiança estremecida e extrema escassez de moral, e o pior de tudo, a pessoa ainda achar que está certa, e nem ao menos tem a capacidade de se desculpar ou pedir perdão com quem ela deixou a desejar.
O resultado de um ego elevado, é justamente isso, pois o que abate o ego de qualquer pessoa, é reconhecendo os próprios erros e fraquezas, e almejar e desejar mudanças em sua vida.
Não é vergonhoso admitir que errou ou que fraquejou, e desejar mudança.
Vergonhoso é fazer um monte de coisas erradas, e mesmo assim, com um ego explodindo de ignorância e soberba, se achar certa, não dando o braço a torcer.
Vamos procurar aprender com os nossos erros, e acima de tudo, vamos preservar as nossas amizades com a humildade e transparência.
Reconhecer o erro, pedir desculpas à família e à sociedade, caracteriza no homem o desvio de caráter, negá-lo, significa a ausência de caráter.
Dos Direitos e Deveres -
Às pessoas têm o DIREITO de errar, mas o DEVER de reconhecer seus erros.
⚖️
Deus nos deu a vida na esperança de que reconheceríamos nossos erros, nos arrependeríamos e, voluntariamente, optaríamos por nos tornarmos seres humanos melhores.
Hoje decidi olhar para o espelho, com honestidade e coragem. Reconheci que cometi erros, fiz escolhas equivocadas e me deixei levar por expectativas e opiniões dos outros. Peço desculpas por ter me autossabotado e por ter deixado o medo ditar minhas ações e limitar meu potencial.
Prometo ser mais criteriosa e enfrentar meus medos. Também vou me cuidar física e mentalmente. Me perdoo por não ter entendido antes o valor da autocompaixão e da busca pela minha própria felicidade.
Prometo ser mais presente em minha vida, abraçando quem sou e trilhando meu caminho com coragem e amor-próprio...
- Edna Andrade
Ser homem é saber o que se quer;
Não é nunca errar, mas reconhecer seus erros;
É ir em busca do que acredita ainda que tenha que atravessar todos os oceanos;
É admitir sentimentos e chorar sem medo de ser visto como um fraco;
É não ceder ao espírito de vingança de ninguém, ainda que ele tenha a sentença do outro nas mãos;
É saber que ele mesmo é o seu maior inimigo;
É ajoelhar-se em humildade apenas diante do Criador e em reverência a criação, posto que ele é um com ela;
É persistir, ainda que se arrastando.
S.A.