Reconhece
“Reconhecer Jesus no pobre é fácil, difícil é reconhece-lo nos saciados de bens deste mundo, nos bem instalados, bem vestidos, nos heróis do esporte, nos burgueses, tão pouco conscientes de sua fome e sede como a comunidade de Laodicéia em Apoc. 3,17: Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, pobre, cego, e nu”
Ela não é perfeita, nem a melhor, mas tem foco no que faz e reconhece do que é capaz. Já superou dificuldades, tristezas,ausências e saudades, por isso a sua vida se resume na família, no trabalho e na incessante busca de autoconhecimento, no equilíbrio da sua satisfação pessoal e na paz do seu espírito.
"A humildade é a base para o crescimento pessoal, pois quem reconhece suas limitações está aberto ao aprendizado constante."
Transcender é a habilidade de observar os próprios erros, reconhecê-los e corrigi-los. Para assim dar origem a uma nova versão de si mesmo em busca da próxima evolução.
Como é bom estar perto de quem sabe o que é amar e reconhece os segredos de um olhar, nada é mais lindo do que ouvir alguém diante deles dizer: Eu Amo você!
O sábio reconhece seu erro como parte do aprendizado que guia ao sucesso. O tolo reconhece seu errocomo parte do fracasso que guia ao insucesso.
O homem sábio repudia a intolerância, pois reconhece que a sabedoria se constrói na aceitação e no respeito mútuo.
Só se reconhece e critica a acomodação dos que não lutam por bens, cargos e fama. No entanto, existem muitas outras acomodações, quase todas mais graves, e das quais geralmente são portadores os mais fartos, influentes e famosos. Há aqueles que se acomodam com a distância dos filhos, a mesquinhês, a falta de privacidade, a solidão, a pobreza de caráter... Muitos se acomodam com a obesidade, a falta de conhecimento, a insensibilidade, a arrogância, e uma profunda carência de humanidade.
Mais grave ainda, tantos outros se acomodam com a violência que os cerca, julgando que ela não os atinge. Acomodam-se também com o incômodo sentimento de querer mais e mais aquilo que já possuem com fartura. No fim das contas, não existem pessoas não acomodadas, e sim, uma imensa variação de acomodações que se acomodam em criticar as acomodações mais previsíveis, talvez as menos nocivas.
"Pondere a possibilidade de estar errado,
pois você pode estar, e quem não reconhece o erro, nunca é aprimorado,
E só assim o certo será alcançado."
Só consegue valorizar e lutar por uma oportunidade quem verdadeiramente a reconhece, assim como quem reconhece a voz do Bom Pastor.
“A humildade reconhece que ninguém é maior ou menor; a modéstia recusa os holofotes, mesmo quando o mérito existe.”
A ingratidão é uma erva daninha que surge no coração de quem não reconhece o agir de Deus por meio de quem nos socorreu.
Quem reconhece o seu próprio Destino, consegue crer em coisas inacreditáveis, enxerga coisas invisíveis, realiza missões impossíveis, e, sabe interpretar todos resultados que, por mais inaceitáveis que sejam, lhes deixam tudo cada vez mais claro.