Reconhece
"Uma boa reflexão nos impulsiona para a ação. Quem bem reflete, compreende, reconhece e por fim reage."
P. A - Despertar da Alma
O verdadeiro sábio não é aquele que diz ser. É aquele que reconhece pela sua humildade que a sabedoria está fora do alcance dele.
O Sábio reconhece sua própria ignorância e está certo nisso; o ignorante não sabe, reconhecer isso o leva a sabedoria; o tolo é o ignorante que não reconheceu.
Quando não está preparado para comemorar mais uma data é porque ainda não reconhece o verdadeiro motivo.
A pessoa que acha sempre o erro nos outros e não reconhece suas falhas, é um ser humano sem evolução.
"Que os nossos corações sejam manjedouras para acolher o dono deste dia. Que saibamos reconhecer a nossa pequenez e, assim como o Menino Jesus, possamos nascer em meio a humildade. Jesus nos dá com o seu nascimento a oportunidade de refletirmos a respeito de quem somos e nossas atitudes diárias. A data não é apenas uma recordação, é um convite ao (re)nascimento. Optemos nascer para o céu e morrer para o mundo. O mundo de intrigas, falsidades e desamor. Que possamos viver com Cristo para um dia morrermos com Ele, por Ele e para Ele. Feliz natal e não esqueçamos o aniversariante do dia."
Dedos de uma mão
Feliz é aquele que reconhece em alguém um amigo, sendo esse sentimento recíproco e desprovido de qualquer outra intenção. Ele aprenderá que ao longo da vida muitos deles vem e se vão, mas Deus em sua infinita sabedoria fará a seleção, afastando de nós os que não são sinceros, pois esses não nos retribuirão, mas os verdadeiros sempre terão espaço em nosso coração, aprendemos com tudo isso a verdadeira lição que a quantidade não importa, já que na maioria das vezes os amigos de verdade serão contados nos dedos de uma mão.
CONSCIÊNCIA
O ser humano quando se olha no espelho reconhece a sua imagem. O animal, um cachorro, por exemplo, se assusta quando se olha no espelho, supõe até que seja outro animal. O homem sabe o que vê no espelho, o animal não sabe. Eu diria que o homem é consciente e o animal é inconsciente.
Acredito que a consciência está em tudo que é manifestado, porém em níveis diferentes. Até uma rocha tem uma consciência latente, não manifestada.
No nosso plano de existência, o ser humano é o que tem a consciência em níveis mais elevados, pois sabe de sua existência como ser vivo, sabe das necessidades sociais, do meio em que vive, inclusive sabe que a Terra é sua morada.
Entretanto, nem sempre a consciência vem acompanhada de boas ações. Se assim fosse, inevitavelmente, o homem passaria a respeitar o meio ambiente e tudo que o envolve, e os criminosos não existiriam.
As distorções que ocorrem se devem aos níveis diferenciados de consciência, daí a razão de uma Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Irmã Dulce, bem com Adolfo Hitler e Jim Jones.
"Quanto mais elevado o nível de consciência maior é a percepção do mundo que nos rodeia, bem como de tudo que envolve o nosso ser. O propósito da vida é fazer-nos conscientes. A própria evolução da vida, em si mesma, é tornar-se cada vez mais consciente", dizia um grande sábio.
Você sabe que anda no caminho certo, quando reconhece os desvios e busca o direito de fazer melhor, limpar e alargar, melhorar a si passa a ser parte da visão do caminhar construtivo.
Definições Reflexivas
Faça de tudo para manter perto quem te quer, quem reconhece as qualidades e acima de tudo, te ama apesar das paranoias.
Gente da gente, a gente reconhece logo no primeiro encontro, e sente sua falta na primeira ausência.
"Reconhece-se a qualidade dos Espíritos por sua linguagem. A dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradição; exprime sabedoria, benevolência, modéstia e a mais pura moral; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vazio das idéias é compensado quase sempre pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância são sinais incontestáveis da inferioridade de um Espírito."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O espiritismo em sua expressão mais simples e outros opúsculos de Kardec / por Allan Kardec; [tradução de Evandro Noleto Bezerra]. - Brasília: FEB.)
Mais ignorante ainda é aquele que que não reconhece a falta de instrução de uma pessoa,e por isso a ignora.