Receita da Felicidade
Receita da Felicidade.
Não, meu bem. Felicidade não se compra em supermercado nem é receita que a gente pega com ninguém. Pode até parecer delicioso na vida do outro mas a receita do outro dificilmente vai conter as medidas certas para preencher o pratinho da sua vida e satisfazer sua fome de ser feliz.
Daí você só tem duas alternativas:
1- Pega a receita de alguém, faz e mata parcialmente sua fome.
2- Monta pacientemente sua própria receita e mata toda sua fome, adicionando ou tirando ingredientes sem medo de errar ou passar do ponto e principalmente sem preguiça de refazer tudo até acertar.
Aí é com você. A fome é sua.
Paciência da alma e esperança do coração é a receita para a felicidade mais que perfeita que existe!
Saber amar com amor, saber amar a
Deus e a Natureza, a melhor receita para a Felicidade...
RECEITA PARA FELICIDADE
Marcial Salaverry
O que une os corações,
alem de muito amor,
que sempre à vida dá mais calor,
é muita compreensão,
respeito, consideração...
Uma boa dose de carinho,
prá não deixar ninguém falando sozinho...
E, pra terminar,
tem que saber muito bem amar...
mas saber amar, sem sufocar,
sem muito exigir, cobrar,
deixar pensar, realizar...
Amar com amor,
Isso tem que saber...
Enfim, saber viver,
E saber deixar viver...
Vale para amor, para amizade...
E também conta a sinceridade...
Assim, é um passo para a felicidade...
E para a vida ter mais beleza,
vamos bem amar a Deus, e a Natureza.
Marcial Salaverry
Melhor é a certeza de que não há mesmo receita de felicidade e que somos aquilo que pensamos ou queremos ou necessitamos ser. E que o que importa é realmente isso:Ser o que somos, sem que os outros nos coloquem etiquetas!"
O melhor sabor da alegria vem do coração que tem a receita ideal com todos os temperos da felicidade
"...Não existe receita certa, nem fórmula mágica – Felicidade é Resultado. Resultado das suas escolhas, das suas ações, das suas atitudes perante você mesmo, perante a vida e perante o outros..."
De fato, não há formula secreta para a alegria, nem tão pouco receita de bolo para a felicidade. Viver, é ir além dos planos já traçados, das frases decoradas, de atalhos existentes
Receita para a felicidade:
Junte muita humildade, acompanhada de honestidade;
Misture com gentileza e bom humor;
Acrescente grandes porções de amor, de preferência ao próximo;
Pratique a caridade;
Sorrisos, a gosto.
Ninguém tem a receita da "Felicidade". Quando pensamos nessa felicidade, buscamos ferozmente pela liberdade ou pela segurança, o que quase sempre são antagônicas, na proporção que buscamos a liberdade, perdemos a segurança e vice versa.
Não que isso seja receita mas, é algo sensível para análise.
Outro ponto importante para verdadeira felicidade é a manutenção da identidade, somados ao caráter e o destino.
Existe um mundo ideal para cada um indivíduo de acordo com o seu modo de vida muito peculiar. Buscar uma vida plena comparando com a vida de outra pessoa, é buscar a própria infelicidade.
A identidade é algo que nos torna únicos e ela é lapidada com o passar do tempo conforme o nosso modo de vida.
A vida nos apresentará situações do qual não teremos nenhuma interferência, como: época de nascimento, local de nascimento, meio familiar que está inserido, condição social familiar... Mas, através dessas situações decidimos um modo de vida pautado em decisões conforme o nosso caráter. O caráter é determinante nas escolhas que fazemos, e mostra o quando de autocontrole o indivíduo tem em relação as tentações, seduções da vida e a sua capacidade de discernir e decidir qual o melhor caminho.
Apesar de o destino não nos permitir escolhas, a manutenção do caráter junto com o poder de decisão transforma situações.
Com o mundo contemporâneo não podemos deixar de pontuar que houve uma perda significativa da "privacidade" estamos cada vez mais revelando a nossas intimidades, aumentando as nossas relações, mais quantidade do que qualidade dessas conexões humanas, relações muito rasas e que, com qualquer contrariedade a descartamos.
Hoje temos uma enorme facilidade em "descartar"pessoas, cultura do "cancelamento"
Quando deveríamos saber que toda relação é composta de 2 lados, o negativo e o positivo.
O negativo são os conflitos de identidade, as concessões que precisam ser feitas e acabamos assumindo alguns papéis, que se tornam laços e aí vem as obrigações do qual nos deixa limitados, "presos" diante de uma vasta oportunidade de novas conexões.
O positivo é que o ser humano foi feito para se conectar, uma conexão profunda nos acolhe, nos dá segurança, traz senso de pertencimento, onde não estamos sozinhos nos momentos desafiadores e mais do que nunca, precisamos uns dos outros sempre. Quando um cai o outro ajuda a levantar.
Diante de tudo isso, cabe-nos analisar...
Acredito que o maior segredo esteja em viver com honestidade consigo mesmo, lapidando a sua identidade, com caráter independente do que a vida lhe ofereça, tentando equilibrar liberdade e segurança, há tempo para tudo, ter sobriedade nas decisões, buscar conexões profundas e mantê-la, outro ponto, preserve a sua intimidade, sua individualidade. A ideia de democracia não significa compartilhar com o mundo algo que deve ser só seu, as "redes" não devem ser um confessionário global.
A receita do tempo não tenho e ela não existe, mas o que da forma para sua felicidade apenas seu sentimento é guia.
Não há uma direção, receita, ou manual de instrução, que leve a alcançar a felicidade. Existem conceitos diversos a esse respeito: em que consta, que uns são felizes com quase nada, e outros, são infelizes, apesar de terem o mundo aos seus pés.
O ser humano e sua preocupação em seguir a receita para a felicidade, ao cair em descoberta que não existe uma, tornar-se infeliz.
A tentativa em achar uma receita para tudo é uma imagem de nossa fragilidade, como é preciso seguir algo, ocupar-se e não viver. Achar tal receita torna infelicidade maior a longo prazo, é o comodismo do que achamos necessário, achar é tornar-se infeliz.
Assim como Camus diria que a vida não possui um sentido, pois assim podemos dar a ela o sentido que quisermos...
Então para quê o desejo de seguir algo?
Não existe receita de felicidade,
bem dizia o pensador
O que existe é a eterna busca,
de se viver um grande amor
A felicidade é um conceito abstracto e não tem receita, chega-se a ela de várias formas apenas precisas encontrar a sua forma de chegar a felicidade.
Anote a receita para ser feliz. Felicidade vem do grego “PHYO” e significa, produtivo. Arruma o que fazer, mas algo que goste muito, isso traz felicidade! Afinal, já viu um “sem o que fazer” feliz?
