Realidade
MEUS DEVANEIOS
Profª Lourdes Duarte
Oscilando entre a fantasia e a realidade
É Hora de ensaiar os meus devaneios,
Tentar me reencontrar nas minhas fantasias
Ou compreender que somos humanos, apenas...
Ainda existem almas para as quais,
O amor é o contato de duas poesias,
Nos meus devaneios te tenho por inteiro
Minha alma gêmea, mais perfeita.
A fusão dos meus devaneios é tão intensa
Vou buscando o que me convém
Um amor profundo correspondido
Um amor que permanecerá até no além.
O sangue ferve no meu corpo em êxtase
Contemplando os olhos brilhantes, apaixonados
Me entrego aos devaneios até acordado,
Então eu desço da solidão, olho no espelho e vejo
Que são apenas desejos, sonhos e meros devaneios.
******************
Flávia Abib diz que , "Cada pessoa tem seu modo de olhar o mundo, suas aspirações, seus devaneios, cada qual com seu discernimento. Mas, quando fala-se de amor, não há vontade nem desejo que explique, não importa o prisma, pois a capacidade de amar é o olhar mais aristocrático que uma pessoa pode ter."
Eu vivo de sonhos...
Preto e branco levemente colorido,
Abstraio a realidade,
Convivo bem com a solidão,
Tão imaginaria quanto às presenças.
Sinto-me cheia,
Mesmo sem nada ter,
Aterro os insistentes vazios que teimam em me perseguir,
Eu caio fora,
Iludo os pensamentos sem sentido,
Retorno ao juízo,
Vivo uma sanidade embriagada,
Pensamentos,
Neutralizo sentimentos,
Desperdício de mim no ar,
Refaço-me.
Sobrevivo.
Trabalho é uma forma de amor que só se torna realidade, quando sua intenção vira ação. Se não tiver ninguém fazendo, faça!
Freud ensina que é inútil se opor à fantasia com um argumento baseado na realidade. Inútil porque o desejo é onipotente. Se Sancho Pança dissesse ao Quixote que os moinhos de vento contra os quais ele se lançava não passavam de moinhos de vento, o Quixote não o escutaria, porque desejava que fossem seus inimigos.
Isso também significa que o desejo pode cegar e ensurdecer. Trata-se de uma ideia que os políticos e os geoestrategistas deveriam ter em mente, porque ela explica a intolerância e grande parte das guerras.
"A literatura é a prova de que a vida não basta"
A frase é de Fernando Pessoa, que não teria vivido sem a literatura. Sem escrever, o poeta não poderia se transfigurar, ser Alberto Caeiro, que faz pouco de qualquer pensamento filosófico e prefere exaltar o guardador de rebanhos; ser Álvaro de Campos, o autor de “Não sou nada nunca serei nada… inteiramente desencantado ou ainda ser Ricardo Reis, que sabe da morte e deseja aproveitar o presente.
A frase de Shakespeare que nós mais citamos é a de Hamlet..... To be or not to be, habitualmente traduzida por “ser ou não ser”. Mas existe, no Otelo, outra frase tão significativa quanto aquela, I am not who I am, que pode ser traduzida por “não sou quem pareço ser”. Quem diz isso é Iago, o personagem que engana Otelo e encarna o mal, porém também algo de que nós todos não prescindimos o faz de conta.
E assim, seguimos nesse universo, que cada ciclo da vida se torna em fatos e acontecimentos antagônicos de propriedades entre a margem da irracionalidade e do racional de cada ser humano.
Boa Noite♨️
Quando realmente você quer sair de uma situação incomoda, naturalmente cai na realidade da vida.
Ale Villela✍️
As desilusões nos fazem encarar a realidade com mais força. A dor já não machuca mais, ela é mera consequência da sua escolha. A confiança já é mais requisito e sim mera opção.
Nesse desajuste de realidade;
.
Nesse desajuste de adversidade;
.
Nesse desajuste de probabilidade;
.
Prosseguimos no ajuste de sensibilidade;
.
De decidir diariamente em acreditar na nossa individualidade;
.
E assim consequentemente seremos um na nossa singularidade.
Busco a realidade no seu olhar
busco cada vez mais te amar
busco a lua
busco o sol
busco o mar
mas por favor, não me faça mais chorar
só queria te ter, te abraçar
mas por que é tao difícil com isso lidar?
Meu bem, eu te quero tão bem, te quero para mim, te quero em mim
amar assim não deveria machucar
mas talvez esse é o preço a pagar
comigo não encontro mais a felicidade, só queria voltar a realidade
oh meu amor, te juro que não te enchereis mais, te deixareis em paz, te procurarei jamais.
Açucar em macorronada, fio sem pavio, na mente tudo, realidade nada, abraço de amigo é igual interesse...cansado de ser enganado, mente blindada...queria que tudo desaparecesse e sobrasse só verdade, meus filhos, minha familia tem aval...isso me liberta do mal, no fundo só queria que não existisse tal.
“Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, elas não são certas, e, na medida em que são certas, elas não se referem à realidade".
(Em discurso proferido na Academia Prussiana de Ciências, em janeiro de 1921).