Realidade
Uma realidade: Desigualdade Social
Visto sob uma perspectiva mais ampla, sem desconsiderar a dimensão continental do país, a desigualdade social no Brasil apresenta raízes históricas.
Pode-se começar a explicar essa realidade pelo fator mais evidente:
a escravidão, que é o paroxismo da exclusão.
O Brasil importou o maior número de escravos da África, dentre todas as colônias do Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (1888) não lhes garantindo qualidade de vida posterior à abolição, deixando-lhes à margem da pobreza e exclusão social.
Outro exemplo foram os imigrantes, a grande massa de italianos e alemães não teve condições de impor às elites oligárquicas uma distribuição menos desigual dos ganhos do trabalho.
As sequelas desse contexto refletem até hoje nas disparidades socioeconômicas do país, o que faz inclusive, embora esteja entre os 10 maiores PIBs do mundo, estar também entre as 10 nações mais desiguais do planeta.
A desigualdade social no Brasil tem sido cartão de visita para o mundo.
Em decorrência do efetivo processo de modernização que o país perpassa desde o século XX, cada vez mais muitos têm pouco e poucos têm muito. O famoso clichê social de países em processo de desenvolvimento.
Em 2001, enquanto 9% da população vivia com menos de 1 R$ por dia, 46,7% da renda estava concentrada nas mãos de apenas 10% da população. Atualmente, esse fato acentua-se devido a problemática questão tributária brasileira. A estrutura fiscal do Brasil gera desigualdade ao cobrar mais impostos dos pobres do que dos ricos, apontam especialistas.
"Cobrança de Primeiro Mundo com um sistema de Terceiro".
Entre as conseqüências advindas das disparidades sociais e econômicas, pode-se citar: previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente, subempregos, massa de profissionais sem qualificação adequada que insufla o mercado de trabalho ocupando postos de trabalho informais,"hipertrofia do setor terciário", uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e dentre as piores conseqüências, propicia a ocorrência da violência urbana.
Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular, portanto, persistindo em ausência de políticas públicas efetivas que atendam significativamente toda a população, ricos ficarão mais ricos e pobres cada vez mais pobres e entregues a indigência. Sem um efetivo Estado Democrático de Direito não há como discutir desigualdade social, tampouco amenizá-la.
A motivação e a realidade da vida dos professores
A tarefa primordial é despertar no aluno o desejo de aprender, no entanto, enfrentamos vários fatores que desmotivam nossos alunos e até mesmo os professores.
Diante desse fato, como fazer para manter nosso aluno motivado? Como lidar com a indisciplina, com a ausência das famílias, com o desinteresse do aluno? Como atingir as metas propostas pelo estado?
São questionamentos de nosso cotidiano, estamos vivendo em uma sociedade que evoluí em velocidade máxima, enquanto nossas escolas ainda se encontram engatando a primeira.
Encontramos professores desmotivados, carregando nas costas todo peso de uma educação longe de ser a que sonhamos, professores que precisam "dobrar" e se "desdobrar" e muitas vezes, até em três turnos e ai eu pergunto, como fica a qualidade de vida do professor?
Como manter viva a chama do amor, da arte de ensinar?
Eu ainda acredito que o professor é essencial na vida de todo ser humano, ainda não conseguiram fabricar um professor que não dá defeito, que funcione com a alegria de uma criança,conquistando todos os espaços e principalmente, fazendo todo aluno aprender no tempo certo.
Idade é uma questão de realidade passada e realidade presente. É a dinâmica dos tempos que estamos vivendo que faz as mudanças que são naturais.
Nesse mundo onde se adiciona, multiplica, divide e subtrai. Foi na subtração da realidade que encontrei você que está além de qualquer operação algébrica, tempo, espaço ou lugar.
Vivemos a realidade do refrão da vida.
E não nos damos conta do tempo perdido, das repetições vividas e das decisões não concluídas.
A tristeza sobrevive de ilusões, quando leva o choque da realidade, rapidamente reage de forma brutal. A consciencia é posta para trabalhar as pressas, nas veias secas ecoasse a amarga vingança. Finalmente compreende desordenadamente um valor a si. Tristeza...alimentada por ilusões, seu cenário são as quentes dunas do deserto arábico. Pena, autoconsolo, raiva...vão se organizando e fluindo, como uma bomba atômica levando consigo tudo o que está em seu caminho. Nunca a vida se tornou tão subterrânea como nesses tempos. Nos olhos levasse todos os segredos verdadeiros sobre si mesmo, embora não houvesse espelho que podesse refletir tal imagem de seus olhos. Nunca passou tanto tempo sobrevivendo em tamanha humilhação, diante de tantos contras. Calor, meu Senhor que calor absurdo. Não lhe resta mais nada em si, a não ser antecipar sua morte diante deste cenário e mergulhar na certeza de uma nova vida, mais certa que a sua própria escolha o levou.
"Pouca é a distancia entre nossos sonhos e a nossa realidade, sábios são os que entendem seus próprios pensamentos, repeitam seus sentimentos e põem em prática seus planos. Que seja feita a vontade do pai e que sejamos todos livres."
Tem horas que tento ser o escudo do fraco, porém quando me bate a realidade estou tentando me juntar a ele, ate encontrar uma defesa...
A realidade é tão simples quanto isto: Invejamos porque somos invejosos? Não. Somos ignorantes e vivemos com medo.
Nós invejamos a imortalidade por não querermos ver a beleza da mortalidade.
As vezes temos que rir para não chorar. Nem tudo que vemos sempre é a realidade, hoje você pode tá rindo e amanhã você poderá tá chorando.
Só a realidade e mutualidade na vida, podem trazer a tona a prova de um relacionamento sincero entre pessoas diferentes. Mostrando com isso, que vale apena investir nos relacionamentos. Mesmo que a realidade mostre a dureza da vida, um bom relacionamento e uma amizade sincera terão o poder de transformar momentos de dificuldades em ambientes de celebração.
FOCO DE DEUS
Aquele que se preocupa muito
em mostrar que está orando,
na realidade está fora do foco
da visão de Deus.
Enquanto nos recolhemos silenciosos, às vezes até feridos e sem querer aceitar a realidade que nos contraria, a vida gesta novos episódios para a nossa história. Nenhum personagem sai à toa; nenhum entra por acaso. Tudo acontece de acordo com o enredo do Criador e o arbítrio de cada um. A nossa vida é consequência das nossas escolhas e invariavelmente pagamos um preço pelo acerto ou pelo erro. Só recebemos as respostas para os porquês do que nos ocorre, se aceitarmos que tudo é como tem que ser ou como fizemos com que fosse. Felicidade é pra quem acredita, pra quem faz por merecer. O Amor é somente para os que são corajosos; os fracos não fazem jus ao paraíso. São essas certezas advindas dos sinais que só os corações destemidos entendem que me fazem agradecer e dizer benditas e bem-vindas as boas surpresas do destino!
Há em ti uma paisagem suspensa, uma escuridão qualquer entre a realidade e o sonho. Meu olhar te atravessa e desnuda, não teme o confronto, parece que sabe os caminhos que deve percorrer e as esquinas que deve evitar.