Rancor
Cultivamos o amor a aparência, não só estética, mas a aparência de prazer, de sucesso, de satisfação. E quando o outro está mais à frente do que a gente acha que deveria estar, nos resta o ódio, a inveja e o rancor de não poder (se) amar.
A melhor vingança acontece quando você libera o perdão, e não quando você alimenta o ódio de seu próprio rancor.
Doentes da alma adoecem pessoas. Quando esses doentes não querem tratamento, a distância torna-se a melhor solução.
Sublevação
Não te espante Doutor
Essa é só a minha dor,
Mas não toque o dedo na ferida
São os ais... Da minha vida.
Observa Doutor
As minhas cordas vocais
Não são como as cordas das harpas
São pregas fenomenais.
Os ais que grito e ouves
São bem postos
Não duvide, eu não gosto,
São ais... De toda uma Nação.
Não se engane Doutor
Diagnosticando essa minha rouquidão.
Terás de dar o mesmo diagnóstico
A toda população.
Admita doutor
Que será muito difícil encontrar
Este mesmo sintoma
Em outros Doutores, discricionários.
Encontro-me doente Doutor?
Os meus ais não serão escutados?
Não existe paliativo para essa dor?
Ah! Doutor
Se a dor vai continuar
Vou subir no mais alto dos montes
Serão tantos os meus gritos em ais
Emitindo ondas sonoras
Intensamente vibrantes
Que perturbará as cordas das harpas
Fazendo-as tocar
Músicas infernais.
“ ...E quando as coisas não sairem como você planejou, acalme-se. Aperte o Botão do ESQUECIMENTO. Esqueça tristezas, amarguras, invejas, rancor, traição, decepções e seje feliz sem se importar com o mundo em volta, que não sabem ter sua vida colorida e acha que deve pintar de negro a dos outros.”
—By Coelhinha
Já odiei por algum tempo tanta gente nesse mundo que só de lembrar me dar até medo de mim mesmo. Mas o que me alegra é que amadureci tanto que hoje no máximo o que sinto por essas pessoas que despertaram um dia esse sentimento tão asqueroso, é compreensão e tolerância, afinal isso é a base para seguir a vida sem carregar o árduo peso do rancor, do ódio...
sem que eu perceba o tempo anda me riscando com uma navalha,sem pressa sem raiva apenas deixa sua marca
pra me lembrar que ele passou
A persistente sensação de desconforto diante de situações sem justificativa relevante pode indicar fragilidade. Muitas vezes esse "Incômodo" camufla diversos rótulos, tais como inveja, raiva, orgulho, ciúmes, rancor, instabilidade emocional entre outros. Esses sentimentos, em grande parte, prejudicam nossa conexão espiritual, pois o Espírito Santo é extremamente sensível. É necessário purificar nossa alma para alcançar uma sintonia perfeita com Deus.
" Comigo a picada só vem uma vez, depois transformo em antídoto tudo que você injetou de ruim em mim"
Viver cada instante em seus significados o torna especial, importante e feliz, e serve para que compreendamos que agora é diferente de depois. O que ficará é o que se tem e que nos tira do transitório, e eleva o sentido de pertencimento às simplicidades de quem nos quer bem e oferece possibilidades e certezas. Desta forma medimos o valor, a importância e o significado de cada pessoa em nossa vida, pois pessoas necessárias sempre estarão além de saudades e lembranças porque nos entregam mais do que tem, fazem mais do que podem e agem mais do que esperam, sempre rompendo barreiras. Quaisquer momentos que partilhamos com pessoas especiais nos traz a doçura de tantas satisfações que somente pessoas dispostas às bondades conseguem compreender, pois olham nos olhos e nos transmitem a paz necessária para sanar as inquietudes, as dúvidas as angústias aliviando as dores do pesado fardo que carregamos. São pessoas que se desculpam com o mesmo afeto que nos agradecem, dedicam o mesmo amor no mesmo tamanho da generosidade que lhes alimentam o coração, e, às vezes, sem muitas palavras, nos consolam, e com poucos gestos nos acolhem, e com um simples abraço nos fortalecem. É importantíssimo compreender, definitivamente, que quando alguém que amamos se vai não somos nós quem perdemos, pois continuaremos aqui. Quem se vai não poderá mais nos abraçar, nos acarinhar, falar conosco... Quem se vai nunca mais nos verá, nunca mais sentirá nosso cheiro, nosso calor, nossa presença... Não terá mais o nosso riso, o olhar, a atenção, inagine que não vai mais segurar nossa mão e entrelaçar os dedos para dizer ESTOU AQUI. Ficarão lembranças e saudades, mas que nem sempre serão de alegrias e celebrações, contentamentos e compreensões. Verdadeiramente quem perde mais não é quem fica, e por ou sem querer, tem pessoas que causam sofrimentos sem se importar. A pessoa que se vai perde a luta, também porque tiramos dela a chance de nos falar, de nos entender, de nos aproximar... E retiramos dela a chance de nos perdoar. Jamais devemos e nem podemos esquecer que mágoas e rancores não são exclusividade de quem fica, quem se vai também as levam.
John Pablo de La Mancha
[...] Mas se um dia você voltar a tocar a porta, nenhum amor no mundo vai me fazer abrir, não de novo, porque aquele foi último tapa que você me deu. Obrigada por ir embora, se foi de coração, se faz parte do “show”, não se prestes a tanto, se se arrependeu, espero que Deus o perdoe, e se quiser mudar e voltar, não ouse [...]
Nada como um dia após o outro para curar as mágoas, cicatrizar as feridas e trazer de volta aquele sorriso há muito adormecido.
Quem toca baixo fica com calo no dedo, quem é sapateiro fica corcunda, quem é crítico fica meio rancoroso.
(Programa Livre 1991, resposta sobre críticos)
Não vivo sem você - Prosa
Senti-me triste e frustrado.
Não conseguia parar de chorar.
Senti-me humilhado e passado para trás.
Achava que estava tudo bem, mas na verdade, só na minha cabeça estava.
Achei que a estava fazendo bem e feliz, mas para a minha surpresa, você estava muito cansada.
Senti-me totalmente arrasado.
Então, você disse que já estava decidida a não me querer mais. Parecia não se importar com os meus sentimentos e, com o quanto eu estava sofrendo.
Meu sentimento de tristeza, de uma hora para a outra, se transformou em mágoa e rancor.
Escrevi coisas que jamais quis lhe dizer.
Fi-la sentir-se culpada, por eu ter ficado tão mal e triste.
Mas sabe, não eram aquelas palavras que eu queria dizer-lhe. Na verdade, o que eu queria dizer-lhe era...
...Não vivo sem você.
Pela primeira vez na história, eu demonstrei ser fraco. Meus sentimentos frágeis, cujo os quais me fazia chorar, sempre estiverem selados dentro de mim, nunca expostos, eram intangíveis aos demais. Eu sempre soube muito bem lidar com a força, com o ódio e o rancor, mas diante dela, eu perdi a força, perdi o ódio, e me encontrei no amor.
Às vezes uma pessoa nos faz alguma coisa que nos deixa magoados, e fica enraizado lembranças ruins dentro dos nossos sentimentos e pensamentos.
Deus nos ensina perdoar, mas tem vezes que é muito difícil, porque os sentimentos e lembranças estão tão fortes que tomam conta do nosso ser.
Mas então, como perdoar uma pessoa para essa carga de coisas ruins sair de nós?
A primeira coisa que nós cristão precisamos fazer para conseguir perdoar de coração uma pessoa, é nos ajoelharmos e pedirmos forças para Deus, porque somos humanos, errantes, e só Deus pode nos dar forças para esta e qualquer libertação.
Perdoar não é apenas dizer a pessoa que perdoa ela, o perdão verdadeiro é uma limpeza que faz você perdoar uma pessoa de puro e sincero coração. E todos os sentimentos e pensamentos ruins vão embora.
A segunda coisa que podemos fazer para conseguirmos perdoar uma pessoa, é lembrarmos das coisas boas que aquela pessoa alguma vez fez para nós.
Não deixe uma mágoa estragar as boas lembranças que você tem sobre aquela pessoa.
Sempre que você estiver meditando em memorias ruins sobre aquela pessoa, tente combater estas memórias ruins com as lembranças boas que você tem sobre esta pessoa a qual deseja perdoar.
Porque perdoar uma pessoa?
Quando você tem lembranças ruins sobre uma pessoa, você acaba meditando nelas noite e dia, e isso te atrapalha de viver bem e feliz.
Então se você deseja ter paz e felicidade é muito importante perdoar todas as pessoas que passam por sua vida.
A falta de perdoar afeta a si mesmo, e faz mal para a sua alma e também para a saúde do seu corpo.
Não guarde rancor de ninguém, perdoe ao seu próximo de puro e sincero coração.