Raízes
Cresça como uma árvore que cria fortes raízes para baixo.
Esteja ligado a videira verdadeira e seus ramos irão surgir.
Amadureça e colha os bons frutos.
-W.M.
Neste fim de ANO
Pensei tanto em minhas RAÍZES,
Nas minhas ORIGENS,
Acho que quase todo ser HUMANO
Faz uma retrospectiva,
Revisando e buscando IMAGENS
Do que ficou pra trás sem ESTIMATIVA.
Mas, com certeza busco esperança,
Em bons pensamentos, em novos CÉUS,
Para que tudo que for bom PREVALEÇA.
Nunca esqueçamos as nossas raízes.
Por vezes, ao tentarmos fingir ser outro Ser, caímos na realidade de ser quem realmente somos. Claramente nas intempéries humanas as raízes vêm sempre ao de cima. Os nossos alicerces são os mastros que não deixam o barco fugir da rota.
Somente aliviar a dor não é o suficiente, mas aprofundar em seus conteúdos, em suas raízes, na matriz geradora; este trabalho nem sempre é fácil e geralmente é doloroso, mas imprescindível para a cura, respeitando sempre o limiar de dor emocional de cada um.
Percorri entre os espinhos,
Para alcançar o brio
Encontrei rosas, irmãos
Fortaleci minhas raízes
Despi a ignorância
Edifiquei-me,
Tornei-me
Lar.
Apaixone-se pelas minhas raízes e não pelas minhas pétalas. As pétalas caem,
as raízes ficam.
Ivanilde Nogueira
Bom seria tocar meus pés em solo fértil
Sentir minhas raízes
me lançar em outro mundo
Me entregar a todas as estrelas
Levar comigo o tropeço de transcender em violeta
Ser viajante da alma
Me perder no vazio
Sentir-me coração pulsante
Provar dos mais diversos frutos
Das mais diversas gentes
Ouvir os cândidos tocar da mata negra
Botar-me em frente ao ar
Cortando um sorriso em meu rosto
E o sentir em meu peito.
Semeie com esperança para colher com fé teus Frutos. E se mesmo assim a vida ceifar tuas raízes, não deixe de crer na multiplicação do amor.
Todas as pessoas que aprenderam a criar raízes dentro de si mesmas, aprenderam a ver a vida sob outra perspectiva e a cultivar um sentido nobre para ela, mesmo diante das suas misérias e das suas dores existenciais.
A matemática do amor é complicada... Às vezes buscamos algo nas raízes só para desvendar as formulas mais difíceis da equação que bate em nosso peito.
São tantas as formulas para se chegar a um resultado, que ao longo de nossa jornada buscamos somar, dividir e multiplicar tal sentimento... Às vezes chegamos a um resultado negativo, mas nem tudo esta perdido, pois nessa vida nada se perde tudo se transforma e com o passar do tempo acabamos entendendo essa matemática nebulosa, percebemos onde estávamos errando, trocamos um simples sinal e como um passe de mágica tudo se torna límpido e cristalino dando um resultado positivo, e assim ao abrir nossos olhos a frente enxergamos o resultado do amor que tanto buscávamos...
Somos nossas raízes e nossos frutos,
Somos a agua que nos rega
e flores que caem...
Deixe livre tudo que impede seu progresso,
Abra suas asas e permita seu vôo...
Tudo tem, não propósito, mas conseqüência. Se as raízes ferem, quando profundas, é porque a semente que foi fincada era de planta de raízes profundas e quem a semeou deveria saber que seria assim. Não aceito a idéia de vida como uma loteria ao sabor de ventos randômicos.
" Tenho raízes tão profundas que tocam a escuridão, uma copa tão alta que faz com que minhas folhas se agitem à menor brisa. Meus galhos? Se expandem em todas as direções em busca de mais luz.
Vejo o sol nascer e morrer todos os dias para dar lugar aos diamantes que pintam o céu da noite, abençoados pelo discreto brilho da lua, pois ela respeita, em sua sabedoria infinita do bailar universal, o brilhar tilintante das estrelas.
Essa sou eu... Aprendo a cada dia em que nasce e se põe o sol a humildade de saber meu lugar.
Mas as vezes a escuridão agita minhas raízes, fazendo com que eu revolva meus galhos em uma micro tempestade particular... Minhas folhas caem, mas a sabedoria do tempo, faz com que elas nasçam mais fortes e belas.
Essa sou eu... O tudo e o nada juntos na mesma oposição conjunta..."
M.D.H.F.