Racismo
RACISMO
O racismo começou cedo
Na história da Humanidade
O racismo de ontem
É diferente do racismo de hoje.
O de ontem faltava com respeito,
O de hoje busca um bode expiatório
O de ontem não tinha compreensão,
O de hoje fugiu do limite humano.
No de ontem não havia a que se apegar,
No de hoje utiliza-se como muleta para sustentar
O de ontem era por uma ideologia,
O de hoje por simples safadeza.
De ontem o negro morava em senzala,
O de hoje em palacete
De ontem não se misturava,
O de hoje sai até casamento.
De ontem tinha racismo coletivo
O de hoje, quando tem, é individual
De ontem eram julgados
O de hoje faz julgamentos.
De ontem mandavam os senhores de engenho,
O de hoje ele é seu próprio comandante.
Antigamente negros não estudavam
E hoje vejo negros da mesma forma eficiente.
Se você tem valores religiosos e preconceitos religiosos como elitismo, homofobia, racismo, sexismo então você não é um ateu de verdade.
Racismo* é uma ética de supervalorização daquilo que "parece BRANCO" e estigmatização e/ou MENOSPREZO por aquilo que "não pareça BRANCO".
*Baseado no contexto sociocultural ocidental dos últimos séculos até a atualidade.
O racismo está na percepção da pessoa... É coisa de sensação... Coisa de lei da atração... Se te incomoda, vai atrair...
Ao crescer, logo percebi que as pessoas odeiam ser chamadas de racistas mais do que odeiam o racismo em si.
Infelizmente o racismo é uma coisa que se ver no olhar, não se esconde nem a cinco quilômetros de distância.
É necessário entender a política do racismo no Brasil, é necessário entender como o racismo influencia o capitalismo no Brasil.
Sem racismo não há capitalismo, sem racismo não há desigualdade social.
Acredito que seja impossível combater a homofobia,racismo,desigualdade e a criminalidade pois é algo que sempre existiu na humanidade e por simplesmente o ser humano ser falho e promover ações em prol do que acredita e o que o conforta em primeiro lugar.
O dia da consciência negra deveria se chamar "O dia do racismo". É uma data que ridiculamente já enfatiza a desigualdade racial a partir do momento que ingenuamente criam um dia exclusivo a seu favor, diferenciando-se assim perante outras raças.
enquanto falarmos de racismo
ele continuará a existir.
enquanto alimentarmos dor e sofrimento
estes irão se expandir.
assim é ódio que mantemos em nosso coração.
assim são as diferenças que enfatizamos em nossa nação.
Racismo cotidiano é a constatação das práticas racistas que ocorrem todos os dias de modo normalizado, cultural, social e recreativamente, é o conjunto de preconceitos e discriminações práticos no dia a dia.
O racismo e a discriminação está em oculto, e, em muitas das vezes escancarado em todo e quaisquer ser humano.
Chegará um momento em que todo tipo de racismo contra negro, índio, branco, entre outras raças e etnias, não terá mais sua classes neste mundo. O amor incondicional une pela alma sem cor com a transparência da Verdade, miscigena no físico para toda uma hereditariedade e isto é algo Universal e inevitável.
O racismo e o medo da água são bem semelhantes pois todo o corpo humano possui cerca de 65% de água em sua composição biológica. Assim da mesma forma que a hereditariedade e ancestralidade lega a cada individuo invariavelmente do planeta, cerca de 75% das características derivadas dos diversos grupos sociais, culturais e étnicos existentes. Logo é pouco racional temer ou ir contra ao que se seja.
Sim, existem ainda pontualmente racismo, machismo, homofobia e etc; por uma simples razão: o mundo nunca se livrará dos idiotas.
O rei do pop era preto. O rei do futebol era preto. O rei do baião era preto. Se o racismo no mundo fosse realmente estrutural como dizem aqueles que o instrumentalizam, nenhum dos três tinha sido rei.
Pele Preta
Sobre o racismo - o problema do ser humano racista, nunca foi a pele preta, mas a sua própria alma negra e sem luz que promove a escuridão no seu intelecto, bem como um breu profundo no seu coração, pois a carne que o sustenta é desvitaminada de humanidade.
O maior problema do racismo está nas pessoas sem potencial para reluzirem, espontaneamente, no espaço que as abriga quanto gente. São seres, escancaradamente, opostos às estrelas que, diferentemente dos animais ditos como racionais é, justamente no breu, neste palco que enfatizam a sua luz, a sua beleza, o seu encanto e a sua democrática mensagem de paz e harmonia entre si, porque sabem que há lugar para todos brilharem. Que todos têm os mesmos recursos individuais para contribuirem com a magia da união e do direito de acuparem o firmamento.
Às vezes eu penso que se a cor da pele pudesse ser mudada como a cor do cabelo, talvez o racismo não existisse mais nesta sociedade que vive de super valorizar a aparência. Aí eu me dou conta que não bastaria uma tinta para a pele preta se tornar branca se a indústria não tivesse desenvolvido também uma tinta "cor de respeito" para ser aplicada nos corações e nas consciências que habitam corpos de peles brancas racistas.
Definitivamente, é inexistente uma solução artificial para acabar com o racismo. Se faz necessário continuarmos investindo na qualidade da educação e da formação da espécie desde a sua tenra idade. Investir no despertar da empatia, nas almas que habitam corpos brancos e desprovidos da sensibilidade necessária para caracterizar um indivíduo como humano. Além da punição pelo crime de racismo.
É preciso seguir na luta. Se as cores fossem a salvação, não existiria, também, a crueldade da homofobia.
- Relacionados
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Poemas sobre preconceito e discriminação
- Rimas sobre racismo
- Poemas sobre racismo que despertam reflexões
- Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
- Frases de Martin Luther King sobre Racismo
- Poemas sobre a Consciência Negra que falam de poder e resistência