Racionalidade
A Religião ensina que você nasce pecador, trazendo o conceito de menosprezar e julgar outro ser humano, condenando-o ao sofrimento eterno, se não seguirem os dogmas e doutrinas cegamente, ou seja, sem questionar a veracidade da crença, mediante a racionalidade do saber, e não do crer".
"Considero que não há maldade maior do que tirar de qualquer pessoa sua ideologia, é muito pior do que abandonar cães e gatos a própria sorte, esses ainda possuem seus instintos, enquanto que essas pessoas tudo que elas possuem é apenas a ideologia, que é sua única construção racional, mas, que não lhes pertence, foi-lhes proposta por seus heróis/algozes."
Me vejo em uma constante batalha interna, e por mais que a humanidade tenha evoluído ao ponto de recebermos o conhecimento mastigado - ao ponto de não precisarmos raciocinar -, não consigo me contentar com isso. O momento que a filosofia nasce, é o momento em que começamos a nos questionar. Concordo com quem disse que a dúvida é o que nos torna racionais.
"Alguns conhecimentos científicos diversificados, evoluíram a humanidade em algo surpreendente, graças a contribuição de grandes mentes científicas, formando uma civilização moderna, que está na luta contínua em busca do saber, embora as crenças irracionais e sem significado atrapalhem este processo de evolução mental e futurista, no final venceremos os mitos fantasiosos graças, a racionalidade filosófica e científica".
O pessimismo é um sentimento que, se você aprender a conviver com ele, se torna uma virtude. O pessimismo o torna mais cauteloso. Te prepara para a decepção, para a frustração. O pessimismo o mantém na racionalidade.
A incitação ao pensamento filosófico pressupõe uma via de duas mãos, afinal, se em uma conversa orientada à reflexão os indivíduos fazem, cada um, um monólogo semi-interativo, onde há uma cusparada bilateral de ideias, sem sequer ter espaço para os pontos de reflexão apresentados pelo outro serem objetos de pensamento, temos que esta dita conversa não pode ser considerada "reflexiva". Algo assim se torna uma guerra cega, travada através de palavras, tendo como sua justificativa o "eu estou certo", e como seu fim a perda do respeito pelo outro.
Existe um pensamento de que a filosofia é algo exclusivo para determinado grupo de pessoas. Pessoas que "possuem uma sabedoria superior". Isso é uma bobagem! A filosofia é dotada da racionalidade, e a racionalidade é algo que todos os homens possuem, ou ao menos dizem possuir.
De maneira prática, é óbvio que o pensamento orientado à reflexão acerca de questões metafísicas não faz por si só uma mudança prática na vida das pessoas, e talvez sequer encontremos uma resposta para tais questões. Ainda assim, para a filosofia, mais importante do que a resposta é a própria pergunta, o questionamento. Levantar as questões é algo que apesar de tudo, talvez preencha a existência de alguém e acenda alguma faísca em uma existência aflita, por mais que não venha a trazer benefícios práticos para o dia-a-dia.
Não me agrada a ideia de puramente te fazer pensar como eu, na verdade, não me interessa se você vai discordar ou concordar de meu pensamento, pois o que mais vale, ao meu ver, é a reflexão e a troca de ideias.
Aquele que estuda e possui amor ao conhecimento vai estudar e vai amar o conhecimento cada vez mais. Já o idiota que diz estudar e não tem amor ao conhecimento vai tentar mostrar sua falsa intelectualidade para os outros cada vez mais.
Apesar de estarmos vivendo na era da informação, tornou-se muito difícil dizer algo, ser visto e acima de tudo compreendido. Vivemos em uma era que apesar de ser cheia de tecnologias é também cheia de ignorância.
A ideia de "inspiração" me é algo muito estranho, porém, algo é certeiro no que diz respeito a isso: se você aguardar pela inspiração, morrerá sem ter produzido qualquer coisa.
São nos momentos de tédio que aprendo a dar valor à liberdade. Mesmo que essa liberdade implique em não fazer nada.
Apesar da definição de felicidade ser confusa e complicada, podemos diferencia-la muito facilmente quando manifestada em indivíduos. Basta olhar para o rosto de alguém feliz e compará-lo com o de alguém triste. Portanto, com isso quero dizer, em resumo de ópera: não vale a pena procurar pela definição de felicidade, já que ela se basta, as outras coisas que você faz servem para que você alcance a dita felicidade, e ela, apenas ela, se basta.
A busca por fórmulas para a vida é uma total perda de tempo! Se qualquer uma dessas fórmulas funcionassem o mundo não seria um caos. Portanto, procure a tua própria "fórmula", ou seja, viva da sua maneira.
Quando perco o meu tempo com algo que não é de minha preferência, noto o valor do tempo que perco por minhas preferências.
Vivemos em uma época na qual o medo faz os homens acreditarem que a ignorância e o misticismo os salvará do desconhecido.
"Quem desdenha da erudição científica que você possui, vive em um lugar, onde o conhecimento é uma parte quântica de sua realidade, e que ele não consegue ver, por não querer explorar e descobrir, como você faz."