Racionalidade
Racionalizando
A racionalidade quando usada para os questionamentos existências, certo de haver outros elementos que nos preencha além desses que nos alimenta, leva-nos a Patamares inimagináveis, muitas vezes difíceis de serem descritos por palavras, mas seus efeitos são logo percebido por aquele que a procura.
Uma ilustração:
Quando mergulhado na escuridão de sua própria ignorância, cansado de sofrer, o homem se questiona o porquê de tudo isso. Pouco a pouco, se refazem as forças para tentar dar outro significado a sua existência.
Caminha agora em outra direção certo que encontrará o sol que iluminará novamente a sua vida.
A sanidade mental e a desalienação da mídia e das religiões, vai trazer tua racionalidade plena, para algumas pessoas isso não vai valer a pena.
Para sentir Deus, não tenha metodologia, não precisa de objetividade, racionalidade, não precisa de foco em ideias alheias, não precisa procurar pelo mundo a fora, externamente, basta permitir o silêncio, basta permitir a paz de espirito, basta reconciliar consigo mesmo, internamente, só assim conectará verdadeiramente e conhecerás o sagrado.
Amor é uma doença que bloqueia a racionalidade colocando um filtro que idealiza a outra pessoa, a cura é você focar em si e agir racionalmente.
Jesus falou por parábolas porque suas palavras não eram para ser compreendidas pela racionalidade do nosso cérebro, e sim pela ingenuidade do nosso coração.
O defeito máximo dos homens é não perceberem que por serem dotados de racionalidade e inteligência, têm por natureza, o compromisso e a responsabilidade para com o mundo.
O amor aos inimigos é uma atitude consciente, esse amor não é um sentimento é fruto de racionalidade baseada na moral Cristã, na ética do Evangelho.
A arte transcende o tempo,
desafia a racionalidade,
possui diversos pensamentos
e distintas realidades,
uma soma de talento,
sentimentos e verdades
que traz avivamento pra seus autores
e apreciadores,
então, talvez, seja uma singela exposição da eternidade.
Esta é uma pergunta pertinente, pois vejo muito mais racionalidade no comportamento dos animais,
do que dos chamados seres humanos, ou racionais...
Vendo certas atitudes dos humanos, chego a dar razão a quem disse que
"SÓ QUERIA SER CIVILIZADO COMO OS ANIMAIS"...
Animais não provocam guerras apenas para satisfazer ambições pessoais...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE QUEM SÃO OS "ANIMAIS IRRACIONAIS"?
Marcial Salaverry
Dizem que os seres humanos são os seres racionais, e os animais são irracionais, mas analisando friamente o contexto, constata-se que existem controvérsias, e essa versão é sujeita a uma análise mais acurada, principalmente quando vemos seres ditos racionais provocando guerras, morticínio, destruindo civilizações, obras de arte, apenas para satisfazer ambições pessoais... Sinceramente, é algo que não dá para entender...
Falando de nossos amigos animais, sabemos que eles despertam e correspondem com sinceridade ao mais puro sentimento de amizade, e são capazes de uma dedicação que realmente nos comove, mas nem sempre encontram retribuição à altura, e recebem maus tratos daqueles a quem deram seu carinho e afeto, seus donos, e isso é algo que foge de nossa compreensão. Quem faz essas coisas, apenas pode ser chamado de coisa, simplesmente, pois contraria as mais comezinhas leis da vida...
Nós só podemos ser chamados de animais racionais, se agirmos com a racionalidade dos ditos animais irracionais. Eles protegem as crias com sua própria vida, até o momento em que elas tem condições de sobreviver por conta própria. Aí são entregues ao mundo, para cumprir sua missão na fase evolutiva. Animais não matam pelo prazer de matar, mas apenas para se alimentar e sobreviver. Animais não fazem o que o dito ser humano é capaz de fazer. Você já ouviu falar de alguma "Guerra entre Animais"? É o só bicho gente que faz essas coisas... Na verdade, "Eu só queria ser civilizado como os animais", que não jogam bombas só pelo prazer de destruir, de espalhar terror. Será isso racional?
Algo que é inegável, é que quando nossos amigos de quatro patas partem, deixam saudade pra cachorro... A fidelidade que o cão tem pelo seu amigo, que se diz dono, é algo que deveria servir de exemplo para todos nós, como a mais pura definição de amizade. Quando eu era garoto, meu pai tinha "plantação' de cachorros em casa... Quando encontrei o "Bonitão", depois de uma separação de mais de 10 anos, ele quase me matou de tanta festa que me fez.... Bonitão era um dinamarquês que, quando ficava sobre duas patas, apoiava as dianteiras nos ombros de meu pai, que tinha mais de 1m85, e sua cabeça passava a dele em muitos centimetros. Eu o cavalgava como se fosse um cavalo. Quando ele cumpriu sua missão e exalou o último suspiro, sofri demais da conta. Dizem que cada ano de um cão vale por 7 anos de um humano, e na verdade, cientificamente é assim mesmo que se conta o tempo de vida canino, e em sua curta vida deixam recordações inolvidáveis...
O interessante é que as crianças tem mais respeito, amor e carinho pelos animais do que os adultos, pois os ditos racionais já nascem sabendo o que é ser bom, e assim vemos que geralmente as crianças não tem preconceitos e sabem amar... Depois, é que os adultos lhes ensinam que não se deve brincar com este ou aquele, e lhes ensinam que a agressão é uma defesa, e assim, depois que crescem, é que deixam de ser bons, e passam a desconhecer a pureza da amizade, chegando a agir com preconceitos... Enquanto isso, os que nominamos de irracionais simplesmente não desaprendem o sentido da lealdade e da amizade, como o ser humano desaprende... Se racionalidade fosse saber usar a razão, poderia ser que isso não acontecesse, mas atualmente racionalidade é algo que não existe, e por isso há que se deixar viver plenamente a criança que existe dentro de nós. Apenas devemos nos elevar e fazer valer a condição de real ser humano, e assim a razão será saber ouvir o coração.
E raciocinando com a pureza de sentimentos dos animais, poderemos todos ter UM LINDO DIA, desde que saibamos viver a vida, jamais agindo como certos espécimes que se dizem humanos, mas provocam guerras sem que exista um motivo válido para tanto, apenas para satisfazer a sanha assassina que muitos levam dentro de si, o que não acontece com os animais, que jamais atacam ou matam apenas por desejo assassino...
Se só existe vida na terra , basta somente um ser humano, sua consciência, sua racionalidade,seus sentimentos, é maior que o infinito universo. somos seres que transcendem.
Entre a razão e a emoção existe uma coisa chamada racionalidade emocional a partir de onde formulamos nossos pensamentos.
A racionalidade muitas vezes nos torna alvos de um ataque emocional, sobretudo, quando não damos azo a loucura de gente perversa.
não de
chance a um egocêntrico
de tentar mostrar racionalidade.
isso pode levar
a anos de conversas.
e nem um segundo de
atitude.
Homens emocionados entram em rota de destruição, a racionalidade é a ferramenta para dominar a si mesmo.
O comunismo se opõe em um peso da racionalidade
Se não existisse racionalidade, talvez assim existiriam gigantes, mas gigantes não existem. Então Se torne inconfundível e alcançe a glória.