Racional
Só existe uma única verdade. É aquela na qual você acredita. Não existe manual de instrução física, apenas biológica, hereditária, funcional, emocional, moral, (i)racional, religiosa, cognitiva...
Somos seres tão frágeis, e mesmo sendo frágeis somos agressivos uns com os outros sem nenhuma compreensão, não lembrando que todos somos iguais e temos a mesma fragilidade. Tal fragilidade é comparável a de um cristal que no mais sensível impacto quebra transformando-se em pedaços, onde os personagens do orgulho e do egoísmo, unanimemente, aparecem impedindo e bloqueando a manifestação do verdadeiro ser humano, aquele ser racional e limitado, necessitado do outro.
Mesmo sendo os únicos seres racionais, por quê passamos grande parte de nossa vida vivendo de forma irracional?
Era como se uma energia forte e pulsante nos conectasse, nos atraísse, muito além do que podíamos entender, muito além do corpo. E não era só de mim, ela dela também, tão intensa e golpeante que qualquer pensamento racional deixava de existir.
Coisas e pessoas se mexiam ao meu redor, se posicionando em hierarquias obscuras, participando de sistemas a respeito dos quais eu não sabia e jamais saberia. Uma rede complexa de objetos e conceitos. Você passa por algumas coisas antes de entendê-las. Você não pode ser sempre racional.
Muitas pessoas não se conhecem, nem ao menos se veem, mesmo assim se odeiam. É impressionante como que o ser humano gosta de julgar sem, de fato, conhecer os demais seres humanos ao seu redor.
Sociedade racional seria aquela em que seu núcleo fosse constituído por cidadãos que enxergassem com os olhos do coração e não apenas com a visão comum.
Em meio à hipocrisia: É sempre bom expor a verdade baseada no princípio da imparcialidade, desenvolvida racionalmente, na qual lhe permite ser diferente das pessoas que pensam irracionalmente.
Existe uma linha deveras tênue entre a irracionalidade e a racionalidade que diferencia um animal de um ser humano.
O agir racionalmente, é olhar para o passado entender o presente e trabalhar com as probabilidades do futuro ainda que incerto e não sabido!
“Divergência de opinião não me causa desilusão. Convicção, contradição, crítica e prospecção são correlacionais aos indivíduos racionais. Seguir uma única veia de pensamento não tem embasamento; é próprio dos computadores programados, dos animais abrutalhados e dos seres alienados.”
Há como que um processo de emburrecimento geral, em que Estados funcionam irracionais como pessoas e pessoas agem com a racionalidade de Estados.
É um erro grave confundir felicidade com satisfação; satisfação é uma avaliação abrangente e racional da vida, enquanto felicidade é uma emoção, um estado de espírito, ou um sentimento que faz parte da vida em si.
Por quê DEUS criou as regras e os regulamentos, para os seres "Humanos"?
R: "Aí compreendi, que Deus deixa os homens seguirem pelos seus caminhos cheios de pecado, para que eles vejam que são como os animais". (Ec 3.18 Viva)
O ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, quando decide viver sem disciplina, ordem e respeito pelos ensinos e termos sagrados, sua condição de líder de toda a criação, deixa lugar para uma condição que se assemelha aos dos animais, pois eles são irracionais. Quando o ser humano, obcecado pelo pecado, decide viver por conta própria, trai a sua razão, e age irracionalmente, como animal, pelos instintos da carne.
Ser diligente em obedecer a Palavra de Deus, é assumir o posto que Ele nos designou, de Liderança da criação, inclusive da nossa natureza carnal.
Que o nosso instinto carnal, não venha trair a nossa mente, capacidade de raciocinar e escolher o posto que Deus nos confiou.
Ao compararmos alguns comportamentos dos animais com os nossos, eu me questiono: será que temos que ser um pouco irracionais para sermos mais dignos de sermos chamados de humanos de fato?