Racional
O mais temido duelo que acontece no íntimo de um ser humano: o duelo entre a razão e a emoção.
Por um lado, ser racional nos preserva de muitos dissabores, pois seremos práticos e objetivos, sem hesitar em uma decisão, não daremos chance ao azar pois tudo é "friamente" analisado e bem planejado, onde existe uma tendência à solidão.
Por outro lado, ser emotivo nos permite sentir cada momento, nos permite acreditar numa paixão, de ser de fato capaz de senti-la, nos permite arriscar por um ideal sem nenhuma certeza nas mãos, nos faz acreditar que ainda há algo de bom em cada pessoa e portanto nos faz vulneráveis a elas.
Se por um lado, estamos no frio seguros, por outro estaremos aquecidos em campo aberto!
Eis a questão... Um duelo entre a razão e a emoção!
Se você pudesse ler meus pensamentos, saberia que ocupa uma boa fração contável da minha tentativa de estar racional.
Todo ser, humano ou irracional, tem o sangue vermelho. Todas as mulheres têm o leite branco, assim como as fêmeas dos mamíferos irracionais. Em nenhum caso, a cor da pele não faz diferença!
O que fazemos da nossa vida é o que nos define. Dessa forma devemos vivê-la de uma maneira que faça jus ao que somos. Acredito, inclusive, que quando fazemos o que gostamos deixamos um pouquinho de nós em cada ação, e assim, temos uma chance maior de sermos felizes. Entretanto, somos desencorajados a seguir os sonhos. Tratam, logo cedo, de nos puxar para baixo e fazer com que aprendamos a olhar o mundo com os olhos racionais. Essa lição é apresentada por Saint-Exupéry, quando conta que frustraram o seu sonho de ser um pintor.
“As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As 'pessoas grandes' não compreendem nada sozinhas e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando”.
A atitude tomada pelos adultos à época é a mesma que os adultos de hoje tomam. Embora acreditem que enxergam melhor que as crianças. Em verdade são cegos que não possuem o mínimo de sensibilidade. Contemporaneamente a situação talvez tenha até piorado, uma vez que devemos nos dedicar a atividades que nos garantam uma boa remuneração. Logo, ser um pintor, como no caso de Saint-Exupéry, não faz parte do jogo.
A verdade é que quando a gente passa a viver bem conosco mesmos nos tornamos tão plenos e cheios que a vida, o universo e o destino se unem para nos apresentar alguém que, ao invés de nos complementar, só nos multiplica.
Não importa o que você pensa ou fala, mas o que você faz. Suas palavras e seus pensamentos não são mais importantes que suas ações.
Orando, pedi ao Senhor que me capacitasse com o equilíbrio necessário para o exercício das coisas racionais e espirituais.
Não me aplicar a mais nem a menos em uma ou em outra.
Saber dosá-las de acordo com as situações da vida de modo que não me exceda em nenhuma delas.
O Senhor imediatamente me respondeu:
"E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens" (1 Sm 2:26).
E o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
1 Samuel 2:21
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
Provérbios 3:4
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.
Atos 2:47
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Romanos 14:18
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Lucas 2:40
Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.
2 Coríntios 8:21
Neste último versículo lembro da oração que fiz ontem na rua sobre aprendermos a guardar o mandamentos do Senhor de maneira que venhamos a ser honestos diante dele e dos homens, pois isto lhe agrada. Deste modo, equilibramos o nosso viver diante de Deus e dos homens pelo exercício da fé e da moral.
Servir a Deus é isso! Não é deixar a nossa humanidade de lado e viver em fanatismos; é, antes de tudo, aprender a equilibrar na vida a razão com a emoção e a espiritualidade, recebendo de Deus o poder para fazê-lo. Para este alcance é mister estar na presença de Deus que um dia se fez homem após ter criado o homem.
Portanto, precisamos aprender a assumir a responsabilidade dos nossos atos, sabendo que se agimos corretamente, tudo nos irá bem; caso contrário, a culpa pelos nossos dissabores será apenas nossa, pois se andarmos em obediência aos mandamentos divinos, tudo terá saldo positivo sem nenhum decréscimo.
Obrigada, Senhor.
www.monicacampello.com.br
Sejamos racionais, antes de defendermos o ministério dos homens, sejamos defensores do ministério de Cristo, do contrário os fariseus seriam dignos de aplausos.
A felicidade sentimento digno dos animais , pois agem por extinto ou seja maximizando o prazer e diminuindo a dor , ao ser humano ser dotado de raciocínio o conceito de felicidade é menor já que quem raciocina tem menos capacidade de ser feliz , o problema esta ai na capacidade de se entender os fatos e não as emoções propriamente ditas , buscar a felicidade é uma busca ao desejo e a ignorância.
Quando esquecermos as diferenças e tomarmos boas atitudes individualmente pensando no Mundo como um todo, como nossa casa, e respeitarmos todas as culturas, etnias e religiões, evoluiremos em décadas,o que precisaríamos de séculos, encontraremos tempo de paz, equilíbrio ambiental e climático e sem dúvida, representaremos afinco a única espécie racional.
"Me bateu uma tristeza, uma solidão.. Como se tudo a minha volta fosse estranho, alheio. Como se nada fizesse sentido.. Como se nada estivesse resolvido na minha vida.. Como se amanhã quando eu acordar, tivesse que liderar um exército inteiro contra uma guerra que está pra acontecer.. Mas aí lembrei que o próximo segundo é de fato estranho.. Mas que me pertence. Lembrei que de fato nada está resolvido, concretizado. E o exército que eu tenho que liderar sou eu mesmo, liderar o dia seguinte. É tão difícil tomar decisões racionais, é tão difícil agir com a cabeça e não com o coração, o que parece é que sendo racional, não estarei fazendo o que quero, o que me faz bem.. Porque o emocional quer totalmente o contrário.. Ninguém pode resolver nada por mim, cabe a mim arquitetar o próximo segundo da minha vida. E quando não tenho ou não sei mais o que pensar.. O que me resta é escrever."
Quando se aumenta seu circulo de pessoas, aumenta-se também a capacidade de discernir razão de emoção. Saber dar amor para aqueles que sabem retribuir torna a vida além de racional muito mais emocionante
O caráter de uma pessoa se resume a erros e acertos.
Errar nos da mais experiencia do que viver acertando, mas você sabe por que?
Os erros nos trás sofrimento, e com isso vem o trauma.
O trauma é a barreira que servirá para impedir futuros erros, é a voz da razão nesse caso.
Em outras palavras, a famosa experiência concreta e vivenciada. A mais pura sabedoria.
Abrindo os olhos com amplitude para cada escolha e ação tomada.
Questionamos então nossos motivos, refletimos o que tudo nos causou, colocamos em uma balança o que realmente precisa ser feito para acontecer a mais importante grandeza de um ser humano, a mudança de comportamento.
Nossos acertos é o resultado de uma noção e de um olhar critico, pois se já sabemos que aquele erro nos causará sofrimento ou algum tipo de caos pessoal, consequentemente os evitamos, e ver os erros dos outros nos faz questionar ter uma auto-critica, mas não trás a experiência vivida, não nos impede totalmente de REPETIR ERROS.
Não é necessário errar para aprender, evitar o erro é ser racional, mas se não aprendemos com esse erro, ele será cometido.
Se a mente for capaz de captar a lição, tudo será convertido em sabedoria sobre a experiencia.
É a lei da vida, viver, aprender, amadurecer e se necessário, mudar.
Da necessidade da crença:
"Os elementos constitutivos da nossa existência pertencem, como sabemos, a três grupos: vida orgânica, vida afetiva, vida intelectual. A necessidade de crer alia-se à vida afetiva. Tão irredutível quanto a fome ou o amor ela é, freqüentemente, tão imperiosa. Constituindo uma invencível necessidade da nossa natureza afetiva, a crença não pode, e nisso é como um sentimento qualquer, ser voluntária e racional. A inteligência não a forma nem a governa".
Uma crença é um ato de fé que não exige provas e, aliás, não é, as mais das vezes, verificável por nenhuma. Se a fé se impusesse somente por argumentos racionais, poucas crenças se teriam podido formar no decurso dos séculos. (...) A sugestão e o contágio mental pelos quais se propagam as crenças são independentes da razão.
. Somos seres dotados de racionalidade. Somos feitos e programados para usar nossas faculdades mentais, intelectuais para raciocinar e pensar. Embora todos seres humanos sejam racionais, parece que boa parte não sabe que são racionais. Porque eles não usam suas faculdades intelectuais, mentais para raciocinar, pensar e questionar. Porque todos nós sabemos que todo aquele que raciocina e pensa sempre questiona.
Infelizmente a mente da nossa geração está engessada, e por este motivo temos poucos questionadores em nossa geração. Simplesmente pelo fato de as pessoas não usarem sua racionalidade para pensar. Com muita amargura no coração afirmo: pessoas que não raciocinam, aceitam tudo que ouvem os outros dizer como verdade absoluta. E estão correndo o sério risco de serem enganadas. Muitos são enganados por inocência, mas outros, são enganados porque tem a mente preguiçosa para raciocinar, pensar e por esse motivo não questionam sobre aquilo que ouvem. Muitos preferem viver enganados e alienados por algum tipo de " sistema ", ´´dogma´´, ´´informação sensacionalista´´ e etc., em vez de colocar a mente para pensar, raciocinar e questionar sobre aquilo que estão lhes impondo.
Quero alerta-los que, alienadores amam quem não pensa, raciocina e questiona. Porque fácil é enganar, manipular tais pessoas. Agora aqueles que pensam, raciocinam e questionam para realmente descobrir a verdade, estão fadados a serem excluídos de certos grupos. Porque quem raciocina, pensa e questiona são as verdadeiras pedras no sapato dos salafrários que tem a má intenção de enganar.