Racional
FÉ, EIS A QUESTÃO!
A fé é racional...
Sim! Fé é uma construção de pensamentos, muito mais do que sentimentos. Fé é reflexão, estudo, análise, perguntas, inquietude, decisão.
Fé não é uma coisa que acontece por acaso, do nada, como uma explosão de convicções do subconsciente que surgem na – possível – maturidade espiritual.
Tipo: “Hoje eu acordei meio crente”... (???)
Quem tem fé não se contenta com as conclusões alheias. Quem tem fé não se permite enganar, nem pelos outros, nem tampouco por si próprio. Quem tem fé questiona e questiona-se.
Quem tem fé não anda com fé pelo fato de que a fé não costuma falhar... Isso não é fé, é fideísmo; a fé que cega, que impede o raciocínio, que proíbe o entendimento, que emburrece e escraviza, que acovarda e submete, que joga a responsabilidade para o “universo” na tentativa de se isentar das consequências dos próprios atos ou para culpar alguém que não seja a si mesmo.
Deus não criou fantoches, zumbis ou robôs. Criou seres a sua imagem e semelhança (ou seja, inteligentes, pensantes, proativos, criativos), soprou vida e deu o livre-arbítrio. Nossa escolha é muito importante para Deus, se não fosse assim Ele nos teria feito seres obedientes por natureza e eliminaria do nosso vocabulário os “porquês”; ou melhor, teria colocado arcanjos ao redor da árvore do conhecimento do bem e do mal para que a Eva fosse impedida de xeretar lá... Foi ter fé (sem questionamento) na serpente, olha o que deu...
A obediência pela fé é uma escolha pelo Deus do amor.
A obediência pelo fideísmo é uma imposição de um deus tirano.
Pela fé se perdoa, pelo fideísmo se mata.
O Homem é um animal racional... Leviandade
não deveria fazer parte de seus atos.
Temos que nos responsabilizar por nossas
escolhas, e ser leal as nossas promessas.
Prometer é encher de fé e ilusão alguem...
e quebrar uma promessa é como matar a fé de alguem.
(Aut: Sandra Lima)
Ingratidão! Forma mais fútil de perder a dignidade de ser ser humano e de ser racional doptado de autonomias imensas.
Nos tempos de hoje, o ser humano esqueceu do lúdico e vive somente o racional. ´É assim em todas as relações humanas. Onde era preciso ser mais sentimento hoje se vê muita racionalidade. Quanto mais racional, mais o ego predomina. Quanto mais ego mais sombra e menos luz.
Resgate sua Luz divina! Ame mais, arrisque-se, porque os ridículos só se dão o direito a solidão. Porque tem medo de Amar.
O único sentimento que nos invade sem nossa permissão é a Paixão.
Como é possível ser racional quando o emocional é mais forte?
EU FIZ...
O QUE PODIA E NÃO PODIA
O CERTO E O ERRADO
RACIONAL OU NO DESESPERO
FALEI BAIXO OU GRITEI
SORRI OU CHOREI
MAS SEMPRE TE AMEI
NÓS NUNCA SABEMOS
O RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES
MAS SE NÃO TOMARMOS NENHUMA
ATITUDE NÃO OBTEREMOS
NENHUM RESULTADO...
O tal do racional e leis foram inventados mas o sentimento não.... o bem ou o mal e o livre arbítrio de pensar é despertado pela alma de cada um...
Viajei no interior de minha alma e só encontrei um vazio, eu, por vezes tão racional, me aquietei. Arrastei-me sozinha por anos, soluçando de tanto me esquivar, carregando sobre os ombros o peso de algumas encarnações mal sucedidas. Minha intuição sucumbem meu corpo, é por fim, arduamente, o único percurso, sem certeza alguma.
Um ser exposto a um ambiente onde exista interferência racional, emotiva ou carnal está sujeito a alterações psicológicas provocadas por quaisquer que seja a interferência
Se a ciência se propõe ser a livre investigação racional dos dados da realidade, nenhuma conclusão que ela ofereça sobre o que quer que seja pode estar isenta de crítica e portanto nenhuma pode ter 'autoridade', exceto no sentido do prestígio intelectual desprovido de respaldo privilegiado do poder estatal. A estatização da autoridade científica, em qualquer grau que seja, prenuncia a morte da ciência e o advento da 'ditadura científica' preconizada por Auguste Comte, que aliás morreu maluco. A autoridade estatal é o refúgio do cientificismo, não da ciência.
Fico triste em ver meus afagos embargados diante do injusto tribunal racional do nosso amor. Muito fácil é condenar quem ama pois a grande maioria morna só se engana, permanece viva por amizade e comodismo. Pois amar de verdade não admite medo, covardia e nem depois. Tem por emoção mais forte a liberdade e nunca a tolerante proximidade por qualquer cativo e carrasco compromisso. Sendo isto o amar é frio, tolo e corriqueiro. Tipo corrida maluca entre corpos que existe um vencedor, e é sempre aquele que goza primeiro.
(...) e enquanto tu fores um ser racional que goza de boa saúde, preocupe-se em fazer algo de bom e útil. O futuro é já amanhã. Preocupe-se em não perder tempo com um monte de nadas
Roubaram eu de mim: Não posso mais ser racional, pois se não gosto sou preconceituoso, se gosto sou hipócrita.
Quando tu é mais racional que emocional se pune o dobro quando a emoção superou em alguma coisa que não deu certo,embora devesse ser o contrário.
O amor não é racional, é passional, tudo perdoa, tudo acolhe e por tudo vive.
Feliz aquele que o encontra!